Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao pediatra apresentando febre alta de início súbito e dor de garganta. No exame físico, o médico constatou aumento das tonsilas palatinas, com exsudato purulento, petéquias no palato, temperatura axilar de 39,6 ºC e adenite no ângulo mandibular.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Início agudo com febre alta, exsudato amigdaliano e petéquias no palato corroboram o diagnóstico de amigdalite estreptocócica.Uma criança de seis anos de idade foi levada ao pediatra apresentando febre alta de início súbito e dor de garganta. No exame físico, o médico constatou aumento das tonsilas palatinas, com exsudato purulento, petéquias no palato, temperatura axilar de 39,6 ºC e adenite no ângulo mandibular.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A presença de adenite no angulo mandibular não é um achado comum no provável diagnóstico clínico.Uma criança de seis anos de idade foi levada ao pediatra apresentando febre alta de início súbito e dor de garganta. No exame físico, o médico constatou aumento das tonsilas palatinas, com exsudato purulento, petéquias no palato, temperatura axilar de 39,6 ºC e adenite no ângulo mandibular.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O exame físico da orofaringe no referido paciente deve ser feito preferentemente com abaixadores de língua feitos de plástico transparente, colocando-os com forte pressão na parte posterior da língua, entre as papilas circunvaladas.Uma mãe levou seu filho de um mês de vida para consulta de puericultura. Ela disse ter algumas dúvidas sobre o aleitamento materno e informou que seu filho, todos os dias, havia uma semana, chorava muito à noite (entre as 19 h e as 23 h) e que achava que o seu leite estava fraco. Ao ser indagada, a mãe relatou que o menino encharcava cerca de seis fraldas de urina por dia e que ele evacuava depois da maioria da mamadas. O médico verificou, no cartão de vacinas, que o paciente nasceu com 3 kg e 50 cm; e, ao pesá-lo e medi-lo, constatou peso de 3.800 kg e comprimento de 53 cm. No exame físico, o bebê apresentou-se ativo, com choro forte e boa sucção. A mãe falou, ainda, que realizará uma cintilografia da tireoide e que a sua vizinha lhe disse que, por este motivo, ela não poderia mais amamentar. Relatou, por fim, que, havia um dia, ela apresentava febre alta e sentia muita dor na mama direita. No exame das mamas, observaram-se sinais de mastite na mama direita.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A amamentação deverá ser suspensa temporariamente, na ocasião que a mãe fizer a cintilografia, podendo ser retomada logo em seguida, sem prejuízo para o bebê.Uma mãe levou seu filho de um mês de vida para consulta de puericultura. Ela disse ter algumas dúvidas sobre o aleitamento materno e informou que seu filho, todos os dias, havia uma semana, chorava muito à noite (entre as 19 h e as 23 h) e que achava que o seu leite estava fraco. Ao ser indagada, a mãe relatou que o menino encharcava cerca de seis fraldas de urina por dia e que ele evacuava depois da maioria da mamadas. O médico verificou, no cartão de vacinas, que o paciente nasceu com 3 kg e 50 cm; e, ao pesá-lo e medi-lo, constatou peso de 3.800 kg e comprimento de 53 cm. No exame físico, o bebê apresentou-se ativo, com choro forte e boa sucção. A mãe falou, ainda, que realizará uma cintilografia da tireoide e que a sua vizinha lhe disse que, por este motivo, ela não poderia mais amamentar. Relatou, por fim, que, havia um dia, ela apresentava febre alta e sentia muita dor na mama direita. No exame das mamas, observaram-se sinais de mastite na mama direita.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O ganho de peso do bebê demonstra que o aleitamento materno está adequado.Uma mãe levou seu filho de um mês de vida para consulta de puericultura. Ela disse ter algumas dúvidas sobre o aleitamento materno e informou que seu filho, todos os dias, havia uma semana, chorava muito à noite (entre as 19 h e as 23 h) e que achava que o seu leite estava fraco. Ao ser indagada, a mãe relatou que o menino encharcava cerca de seis fraldas de urina por dia e que ele evacuava depois da maioria da mamadas. O médico verificou, no cartão de vacinas, que o paciente nasceu com 3 kg e 50 cm; e, ao pesá-lo e medi-lo, constatou peso de 3.800 kg e comprimento de 53 cm. No exame físico, o bebê apresentou-se ativo, com choro forte e boa sucção. A mãe falou, ainda, que realizará uma cintilografia da tireoide e que a sua vizinha lhe disse que, por este motivo, ela não poderia mais amamentar. Relatou, por fim, que, havia um dia, ela apresentava febre alta e sentia muita dor na mama direita. No exame das mamas, observaram-se sinais de mastite na mama direita.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Cabe ao médico, no caso clínico em apreço, prescrever cefalosporina de primeira geração para a mãe e orientá-la a realizar compressa úmida nas mamas antes das mamadas e a suspender a amamentação pela mama doente.Uma mãe levou seu filho de um mês de vida para consulta de puericultura. Ela disse ter algumas dúvidas sobre o aleitamento materno e informou que seu filho, todos os dias, havia uma semana, chorava muito à noite (entre as 19 h e as 23 h) e que achava que o seu leite estava fraco. Ao ser indagada, a mãe relatou que o menino encharcava cerca de seis fraldas de urina por dia e que ele evacuava depois da maioria da mamadas. O médico verificou, no cartão de vacinas, que o paciente nasceu com 3 kg e 50 cm; e, ao pesá-lo e medi-lo, constatou peso de 3.800 kg e comprimento de 53 cm. No exame físico, o bebê apresentou-se ativo, com choro forte e boa sucção. A mãe falou, ainda, que realizará uma cintilografia da tireoide e que a sua vizinha lhe disse que, por este motivo, ela não poderia mais amamentar. Relatou, por fim, que, havia um dia, ela apresentava febre alta e sentia muita dor na mama direita. No exame das mamas, observaram-se sinais de mastite na mama direita.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O choro com horário fixo apresentado pelo bebê a partir da terceira semana de vida está compatível com o diagnóstico de cólica dos três meses.Medicina - Pediatria - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Sobre a puberdade, que é marcada por modificações biológicas que transformam o corpo infantil em adulto, a partir do crescimento físico, maturação sexual, desenvolvimento da capacidade reprodutora e mudanças na composição corporal, analise as afirmativas a seguir.
I. A puberdade tem duração de 2 a 4 anos, em média. Nas meninas ocorre, primeiramente, o aumento das mamas, seguido do surgimento de pelos pubianos. Já nos meninos é mais significativa a alteração da voz inicialmente, e posterior aumento de pelos pubianos.
II. O atraso puberal ocorre quando nas meninas há ausência de telarca após os 13 anos ou da menarca após os 16 anos.
III. A primeira ejaculação, espermarca, ocorre quando o volume testicular está em torno de 10 a 12 mL, em média.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Medicina - Pediatria - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Durante avaliação neonatal, logo após o parto, é constatado que o recém-nascido apresenta mãe com as seguintes sorologias: HBsAg positiva, HBeAg negativa e anti HBe positiva. A melhor conduta a ser adotada em relação à criança é administrar
Medicina - Pediatria - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
RHT, oito meses, apresenta febre intermitente há uma semana, baixo ganho de peso, baixa estatura para a idade, hepato e esplenomegalia, linfadenopatia cervical bilateral e aumento de parótidas. História pregressa de três episódios de otite média aguda no período de seis meses, tratados com amoxicilina e clavulanato. Mãe relata que não realizou pré-natal da gestação. Diante do caso clínico, assinale a principal hipótese diagnóstica a ser investigada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...