Lista completa de Questões sobre Pneumologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Geralmente, a DPOC é uma enfermidade que não responde a corticoterapia, exceto durante suas exacerbações.
São características da discinesia ciliar, EXCETO:
afeta 1 em cada 30.000 indivíduos.
causa imobilidade ou disfunção dos cílios do epitélio que reveste a cavidade nasal, os seios paranasais, o ouvido médio, o trato respiratório inferior, os ventrículos cerebrais e as tubas uterinas.
na discinesia as bronquiectasias são geneticamente determinadas e não adquiridas.
causa infecções respiratórias repetidas e bronquiectasias difusas.
associada à presença de situs inversus totalis, bronquiectasias e sinusite recorrente ou polipose nasal recebe o nome de síndrome de Kartagener.
Em relação à fisiologia respiratória, julgue os itens que se subseguem.
Na medida dos volumes pulmonares, valores da capacidade pulmonar total acima de 120% do previsto devem ser considerados fora do padrão da normalidade.
NÃO é um dos agentes etiológicos do mesotelioma:
mineração de asbesto.
infecção viral (simian vírus - 40).
radioterapia.
pleurodese com determinados talcos.
quimioterapia com carboplatina.
Em relação à fisiologia respiratória, julgue os itens que se subseguem.
Se, na avaliação pela espirometria, o índice VEF1/CVF do paciente é maior ou igual a 80%, é correto afirmar que ele não apresenta síndrome obstrutiva.
Em qual das seguintes colagenoses o acometimento pleural é o menos frequente?
Artrite reumatoide.
Lúpus eritematoso sistêmico.
Granulomatose de Wegener.
Churg-Strauss.
Síndrome de Sjögren.
Em relação à fisiologia respiratória, julgue os itens que se subseguem.
Os valores medidos da PaO2 e da PaCO2, em um paciente em repouso e respirando ar ambiente, refletem o resultado do equilíbrio entre a distribuição da ventilação e perfusão pulmonares, sem influência de outras causas.
O tratamento para a tuberculose latente, de acordo com a III Diretrizes para Tuberculose (TB), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), NÃO está indicado em:
viragem tuberculínica em trabalhadores do sistema prisional, cuidadores de idosos.
independente do TT: indivíduos HIV positivos com história de contato recente (< 5 anos) com TB pulmonar bacilífera ou apresentando imagem radiográfica de sequela de TB pulmonar sem história prévia de tratamento para TB, independente do valor do TT (mesmo com TT < 5mm).
viragem tuberculínica em pessoal de laboratórios de micobactérias e em profissionais da área da saúde.
Em relação à fisiologia respiratória, julgue os itens que se subseguem.
A distribuição da ventilação e perfusão pulmonares se faz de tal forma que, na posição ortostática, os pulmões são mais bem perfundidos em suas bases e mais bem ventilados em seus ápices.
Para o diagnóstico de TB BAAR negativo, de acordo com a III Diretrizes para Tuberculose (TB), da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), é CORRETO afirmar que:
em países com limitados recursos econômicos, seja indicado um curso com fluoroquinolonas para a exclusão de infecção bacteriana.
não existem evidências científicas que justifiquem dois cursos de antibióticos inespecíficos sucessivos em pacientes ambulatoriais.
seja indicado um teste terapêutico com drogas anti-TB, como instrumento diagnóstico, a princípio.
algoritmos/sistemas de pontos são úteis na condução dos casos e padronizados para utilização em adultos nos diferentes contextos epidemiológicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...