Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas entrevistas clínicas de crianças e adolescentes,
o desconforto do paciente ao se separar dos pais durante a consulta é indicativo de transtorno ansioso.
o entrevistador não deve conversar com a criança sobre a finalidade da consulta, a fim de que esta mantenha-se espontânea durante a entrevista.
não há sigilo, pois todas as informações devem ser compartilhadas com os responsáveis legais.
os pais podem ser os melhores informantes sobre o histórico pessoal e familiar e sobre a evolução dos sintomas atuais, visto que as crianças, com frequência, têm dificuldade em relatar os sintomas cronologicamente.
a ocorrência de ataques de raiva é considerada patológica, em qualquer idade.
Em relação ao uso de psicofármacos em crianças, assinale a opção correta.
O metilfenidato apresenta relação significativa entre a concentração sérica e a resposta clínica.
Não existe nenhum antipsicótico liberados pelo FDA (Food and Drug Administration) para uso em crianças menores de doze anos de idade.
O diazepam é o benzodiazepínico mais estudado em crianças.
As crianças, se comparadas a adultos, tem menor metabolização hepática.
As crianças, se comparadas a adultos, tem maior filtragem glomerular.
Assinale a opção em que são apresentados os subgrupos do DSM-IV para transtornos invasivos de desenvolvimento.
transtorno autista, transtorno de Asperger, autismo atípico, outros transtornos desintegrativos da infância e outros transtornos globais do desenvolvimento
transtorno autista, síndrome de Rett, transtorno de Asperger, autismo atípico e outros transtornos desintegrativos da infância
autismo infantil, autismo atípico, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, outros transtornos desintegrativos da infância e outros transtornos globais do desenvolvimento
autismo infantil, autismo atípico, síndrome de Rett, síndrome de Asperger, outros transtornos desintegrativos da infância, outros transtornos globais do desenvolvimento, transtornos globais não especificados do desenvolvimento
transtorno autista, síndrome de Rett, transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação
Um exame complementar útil para avaliação da inteligência de crianças é o teste de QI. Segundo o DSM IV, pode-se classificar os níveis de retardo mental de acordo com a pontuação obtida nesse teste. Assinale a opção que apresenta um dos níveis dessa classificação.
retardo mental de gravidade inespecificada: quando existe forte suspeita de retardo mental, mas a inteligência da pessoa pode ser testada por outros instrumentos padronizados
retardo mental leve: QI entre 65-70 a aproximadamente 80
retardo mental moderado QI entre 40-45 a 55- 60
retardo mental severo: QI entre 25-30 a 40-45
retardo mental profundo: QI abaixo de 20 ou 25
Uma criança com suspeita de retardo mental foi encaminhada ao psiquiatra infantil, que realizou investigação clínica e neurológica completa da criança. Nessa situação, o teste psicológico mais indicado para se estabelecer o diagnóstico do caso é
teste das fábulas.
HTP (House-Tree-Person).
escalas Weshsler de Inteligência (WISC-III).
teste gestáltico visiomotor de Bender.
TAT (teste de apercepção temática).
Acerca da avaliação do estado mental em crianças, assinale a opção correta.
Temas persistentes em jogos e fantasias raramente refletem o humor da criança.
A ideação suicida não faz parte do exame mental de crianças em fase escolar.
Crianças em idade escolar devem ser capazes de recordar cinco objetos após cinco minutos e repetir cinco números em ordem direta e três números em ordem inversa.
A criança usa uma linguagem mais objetiva e clara do que o adulto.
Prejuízo na orientação pode sugerir lesão orgânica, baixa inteligência ou distúrbio de pensamento, entretanto a idade deve ser levada em conta.
Na cultura ocidental, o controle do esfíncter anal estabelece-se até a idade cronológica de
dois anos.
quatro anos.
seis anos.
um ano.
dezoito meses.
Um paciente de sessenta e cinco anos, do sexo masculino, trabalhador da indústria aposentado, tem apresentado história de déficit cognitivo de início abrupto no último ano e curso deteriorante em degraus. Além dos sintomas cognitivos, tem apresentado sinais neurológicos focais como reflexos tendinosos profundos exagerados, resposta plantar extensora, anormalidade da marcha e fraqueza de uma das extremidades.
Com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.demência decorrente da doença de Pick
demência decorrente da hidrocefalia de pressão normal
demência decorrente da doença de Parkinson
demência vascular
demência de Alzheimer
Os transtornos ansiosos são muito prevalentes na infância e na adolescência. Em relação às características diagnósticas presentes no DSM-IV-TR (APA, 2000), assinale a opção correta.
O transtorno de ansiedade social só pode ser diagnosticado em crianças que apresentem habilidades sociais adequadas à sua idade na presença de pessoas familiares.
O tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social deve propiciar a estes que reconheçam que o medo que sentem quando expostos a situações sociais é irracional ou desproporcional.
Os critérios diagnósticos para transtorno de ansiedade generalizada em crianças e adolescentes são idênticos aos empregados para a avaliação de adultos.
O diagnóstico de transtorno de ansiedade de separação é dado quando os sintomas ansiosos perduram por, no mínimo, seis meses.
O transtorno de ansiedade de separação é diagnosticado como esquizofrenia e transtornos invasivos do desenvolvimento, mesmo que ocorra exclusivamente no curso de outros transtornos.
Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, com histórico de trinta anos de esquizofrenia paranoide, desenvolveu sintomas progressivos de discinesia tardia nos últimos dez anos, quando em uso de risperidona 3 mg ao dia.
Considerando o caso clínico relatado, assinale a opção que apresenta a melhor indicação terapêutica nesse caso.trocar a risperidona por clozapina em dose terapêutica
reduzir a dose da risperidona para 1mg ao dia
substituir a risperidona por outro antipsicótico atípico como olanzapina ou quetiapina
manter a dose da risperidona e associar um anticolinérgico como biperideno
manter a risperidona em monoterapia, pois a discinesia tardia é parte da história natural da esquizofrenia paranoide de longa data
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...