Lista completa de Questões sobre Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os exames de rotina de um paciente com oito anos de idade que faz uso de ácido valproico regularmente mostram aumento abrupto de transaminases e indicam suspeita de uma hepatite medicamentosa.
Em face desse quadro clínico, é correto afirmar que o diagnóstico diferencial de Hepatite A seria obtido caso os exames indicassem positividade paraAnti-HBc IgM.
Anti-HBc IgG.
Anti-HAV IgM.
Anti-HAV IgG.
HBsAg.
Assinale a opção que indica o antipsicótico que apresenta a maior incidência de aumento de peso.
clozapina
clozapina
ziprazidona
quetiapina
olanzapina
No processo de desenvolvimento infantil, a ansiedade de separação
declina somente por volta dos seis anos de idade.
é considerada patológica se sua duração for maior que seis meses, independentemente da fase evolutiva.
é sempre considerada patológica devido ao sofrimento envolvido.
é observável, na maioria dos bebês, entre o sexto e oitavo mês de vida.
é observável, na maioria do bebês, por volta dos dois anos de idade.
A respeito da eletroconvulsoterapia, assinale a opção correta.
Benzodiazepínicos, antidepressivos tricíclicos e antipsicóticos típicos não devem ser utilizados concomitantemente a esse procedimento porque modificam o limiar convulsivo.
Aumento da pressão intracraniana e risco de hemorragia cerebral estão entre suas contraindicações absolutas.
Sua eficácia tem sido relatada no tratamento de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), delirium e síndrome neuroléptica maligna.
A ECT é o tratamento de escolha da depressão refratária e apresenta taxa de resposta de até 30% nesses casos.
A ECT é eficaz no tratamento da mania aguda e pode ser usada associada ao lítio em pacientes refratários a essa abordagem farmacológica.
Acerca das particularidades pertencentes à entrevista clínica e anamnese de crianças, assinale a opção correta.
O adequado exercício da psiquiatria na infância preconiza o início do tratamento somente após um diagnóstico preciso, o que deve ser feito mesmo que a criança apresente sintomatologia grave e incapacitante.
O quadro psicopatológico apresenta-se bastante complexo e variável, conforme o momento evolutivo da criança e o ambiente psicossocial no qual está inserida.
A relação do médico com a criança deve ser primordialmente dual, evitando-se a influência do relato de pais e de cuidadores, visto que podem apresentar pouca fidedignidade.
A criança apresenta menor influência ambiental que os adultos; dificilmente o comportamento da criança oscila na interação com outros, o que facilita sua anamnese psiquiátrica.
Na avaliação de crianças, aplicam-se coleta de dados e métodos de entrevistas padronizados e rígidos, com o objetivo de facilitar o diagnóstico.
Acerca dos aspectos farmacológicos das medicações usadas no tratamento da demência de Alzheimer, assinale a opção correta.
Pacientes em uso de rivastigmina devem ser monitorados regularmente para elevações nos níveis das transaminases.
A memantina é um agonista competitivo do receptor NMDA do glutamato e exerce fraca inibição da acetilcolinesterase.
A rivastigmina é um inibidor reversível da acetilcolinesterase com atividade adicional sobre receptores dopamínicos e serotoninérgicos.
A galantamina é um inibidor fracamente competitivo da acetilcolinesterase e promove modulação alostérica de receptores nicotínicos.
O donepezil é um inibidor pseudo-reversível da acetilcolinesterase, também com ação sobre a butirilcolinesterase.
Um adolescente, com dezesseis anos de idade, relatou em consulta privada, que faz uso de bebida alcoólica no ambiente de festas, para tentar lidar melhor com sua ansiedade social. O paciente solicitou ao psiquiatra que não informasse, de forma alguma, esse dado a seus pais, por estes serem muito rígidos.
Nessa situação, a conduta médica mais adequada consiste emnunca informar os dados solicitados aos pais, pois a relação médico-paciente pode ficar permanentemente comprometida.
chamar os pais em consulta e fazer com que o próprio paciente revele o uso de álcool aos pais.
relatar o uso de bebidas alcoólicas aos pais em sigilo, visando preservar o vínculo com o paciente.
informar o uso de álcool aos pais somente se for detectado risco de dano potencial ao paciente.
revelar o uso de álcool aos pais na presença do paciente, mesmo a contragosto deste.
Um paciente de setenta anos de idade tem histórico de déficit cognitivo progressivo há cerca de dezoito meses. Após descartar a hipótese de demências reversíveis, é diagnosticada demência de Alzheimer leve a moderada.
Com relação esse caso clínico, assinale a opção que apresenta o tratamento de primeira escolha.memantina dose inicial de 5mg com aumento ao longo de quatro semanas até a dose de 10 mg de 12/12 horas
donepezil 5 mg ao dia com aumento para 10 mg/dia após 1 mês
galantamina 8 mg ao deitar com reavaliação em 3 meses e aumento para 16 mg ao deitar
tacrina de 80 a 160 mg/dia divididas em 4 tomadas diárias
rivastigmina com dose escalonada até 12 mg/dia tomada em dose única
No que diz respeito à utilização de testagens psicológicas na área de psiquiatria da infância e da adolescência, assinale a opção correta.
As habilidades cognitivas e a capacidade de aprendizagem são os únicos aspectos avaliados nos testes psicológicos na prática clínica.
O resultado dos testes psicológicos pode confirmar ou descartar as hipóteses levantadas na entrevista e anamnese psiquiátrica.
A realização dos testes psicológicos é sempre viável, mesmo em quadros psicopatológicos muito prejudicados do ponto de vista cognitivo.
Os testes neuropsicológicos são específicos para a verificação de estrutura e dinâmica afetiva.
Os testes psicológicos devem ser solicitados em todas as avaliações clínicas.
Assinale a opção que apresenta um sintoma presente tanto na intoxicação por Cannabis como na intoxicação por cocaína, segundo o DSM-IV-TR.
apetite aumentado
boca seca
taquicardia
convulsões
conjuntivas hiperêmicas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...