Lista completa de Questões de Medicina da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente feminino, 78 anos, comparece para realizar exame de ecocardiograma transtorácico devido a sopro aórtico ejetivo em foco aórtico. O exame de ecocardiograma detectou o VTI da via de saída do ventrículo esquerdo de 25 cm e o VTI na válvula aórtica de 150 cm. Considerando que o diâmetro da via de saída do ventrículo esquerdo foi de 21 mm, quais são a área valvar estimada e a classificação de gravidade respectivamente? (considere a área da via de saída do ventrículo esquerdo: 3,5 cm2)
Paciente jovem, sem fatores de risco para doença cardiovascular, é encaminhado ao cardiologista com urgência devido à alteração do eletrocardiograma (supradesnivelamento do segmento ST em várias derivações). Sua história clínica era de dor torácica e febre (38°) há 5 dias. No momento da consulta, estava sem queixas e com frequência cardíaca de 110bpm. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Paciente masculino, 58 anos, comparece para ecocardiograma de stress farmacológico. Durante o pico de esforço, ocorre hipocinesia dos segmentos médio e apicais das paredes anterior e anteroseptal e do ápice. Foram visualizados no exame total 17 segmentos. Assinale a alternativa que apresenta o escore de motilidade do caso.
Dentre os critérios maiores de Jones para diagnóstico de febre reumática, qual é a manifestação mais comum?
Paciente feminino, 43 anos, comparece para exame de ecocardiograma transtorácico devido à dispneia e ortopneia. Possui o antecedente de febre reumática e sopro mitral. O exame detectou um tempo de PHT de 250 ms no fluxo diastólico transmitral. Assinale a alternativa que apresenta a estimativa da área valvar mitral pelo PTH e a classificação da doença por esse método, respectivamente.
Nos tempos atuais, discute-se cada vez menos a semiologia cardíaca. Com relação à ausculta nas doenças valvares, quais valvopatias estão relacionadas ao sopro em diamante e ao sopro de Austin Flint, respectivamente?
Paciente masculino, 56 anos e portador de hipertensão arterial sistêmica há 20 anos, comparece para ecocardiograma transtorácico devido a quadro de dispneia a esforços. A massa miocárdica indexada para a superfície corporal é de 120 g/m2. A parede posterior possui 12 mm, o septo 12 mm e o diâmetro ventricular esquerdo na diástole é de 48 mm e na sístole de 30 mm. Assinale a alternativa que possui, respectivamente, a espessura relativa de parede e o tipo de hipertrofia miocárdica.
Em investigação de dor torácica atípica e sintomas de insuficiência cardíaca, um paciente sem comorbidades prévias realiza ecocardiograma transtorácico que evidencia aneurisma da ponta do ventrículo esquerdo. Qual é a principal hipótese diagnóstica?
Em relação ao ecocardiograma de stress, assinale a alternativa correta.
Paciente jovem com sinais agudos de insuficiência cardíaca e suspeita de miocardite apresenta bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II associado a sintomas de baixo débito. Qual é a melhor conduta no momento?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...