Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que tange a complicações durante o procedimento de hemodiálise em pacientes com doença renal crônica, julgue os itens que se seguem. Para tratar a hipotensão intradialítica, deve-se aumentar a concentração do cálcio no dialisato acima de 5 mEq/L.
Com relação à ressuscitação cardiopulmonar (RCP), julgue os itens subsequentes. Exalação de dióxido de carbono, no final da expiração, (PETCO2) < 10 mmHg é o critério definidor de cessação de esforços da RCP.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Perdas de até 50% da massa eritrocitária podem ser compensadas se a hemorragia for crônica.
Uma paciente de dezessete anos de idade compareceu à consulta ginecológica de rotina queixando-se de atraso do desenvolvimento puberal. No exame físico, a paciente apresentou implantação baixa das orelhas e do cabelo, pescoço alado, linfedema de palmas das mãos e plantas dos pés, tórax em armadura, hipertelorismo mamário, cubitus valgus e quarto metacarpiano curto.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Em casos semelhantes ao dessa paciente, na maioria das vezes, o cariótipo é 46X, mas pode haver mosaicos e anomalias estruturais do cromossoma X ou Y.Acerca dos tratamentos para a doença de Alzheimer, julgue os próximos itens. As drogas que inibem as colinesterases servem para aumentar a acetilcolina disponível na fenda sináptica e também para ampliar a duração de sua ação.
No que tange a complicações durante o procedimento de hemodiálise em pacientes com doença renal crônica, julgue os itens que se seguem. Cefaleia na diálise, durante a sessão de hemodiálise, sem hipotensão ou sintomas sugestivos de desequilíbrio da diálise, pode ter como causa o consumo prévio de cafeína.
Uma paciente de sessenta e seis anos de idade com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia compareceu ao atendimento médico apresentando epigastralgia em queimação, de forte intensidade, sem irradiação e sem alívio com ranitidina havia uma hora. Ela estava hemodinamicamente normal e o exame físico não revelou alterações significativas. A dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB massa e troponina) foi normal na admissão.
Tendo como referência esse caso clínico e o eletrocardiograma precedente (com calibração normal), julgue os seguintes itens.
O diagnóstico, no caso apresentado, é de infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST da parede inferior.Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Perdas agudas de até 30% da volemia não comprometem significativamente o transporte de oxigênio.
Em cada um dos itens subsequentes, é apresentado um caso clínico hipotético acerca das medidas terapêuticas para o tratamento das infecções de transmissão sexual, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma paciente de trinta anos de idade, soropositivo para o HIV, relata sentir dor, sensação de peso em região genital e a presença, recentemente, de uma lesão papulosa na região da face interna dos pequenos lábios, que evoluiu para úlcera e regrediu espontaneamente em cinco dias. No exame físico da paciente, observou-se adenite inguinal à direita, associada a abcessos e fistulações, com drenagem de material purulento. Nesse caso, o provável agente etiológico é a Chlamydia trachomatis (subtipos L1, L2 ou L3) e o tratamento para esse provável diagnóstico consiste em doxiciclina 100 mg via oral a cada doze horas, por vinte e um dias.
Com relação à miastenia gravis, julgue os itens a seguir. Os tratamentos disponíveis para a miastenia gravis apenas mantêm o controle da evolução dessa doença e dos efeitos secundários que ela é capaz de causar ao organismo, não sendo eficazes na modulação definitiva do sistema imunológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...