Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 27 anos de idade, saudável e sem antecedentes patológicos significativos, relata estar com disúria, polaciúria e nictúria. Nega febre. Seu exame físico foi normal, e exames complementares apresentaram leucocitúria com discreta hematúria.
Com base nesse quadro clínico, julgue o item abaixo.
O agente etiológico mais comum dessa condição é a Klebsiella.
Com relação às infecções hospitalares, julgue os próximos itens.
Suponha que um paciente com queimadura apresenta mudança na aparência do tecido acometido, como separação rápida da escara; mudança na cor, como escurecimento ou aparecimento de tinte violáceo ou edema na margem; e invasão de microrganismos dentro do tecido viável adjacente, verificada no exame histológico de biópsia da queimadura. Nesse caso, se as culturas do tecido queimado e do sangue coletados simultaneamente forem negativas, o diagnóstico de infecção da queimadura fica afastado.Um pintor de paredes, que necessita elevar os membros superiores acima da cabeça de forma repetitiva, apresenta o seguinte quadro clínico: dor nos ombros ao elevar os membros superiores, com irradiação para a face lateral do braço bilateralmente; e redução na força de rotação externa e abdução dos membros superiores.
Com base nesse quadro clínico, julgue os próximos itens.
Um dos diagnósticos que devem ser pesquisados nesse paciente é a síndrome do impacto, que consiste em lesão do tendão supraespinhal e da bursa subacromial subdeltoidea por compressão entre a cabeça do úmero e o arco coracoacromial.

A respeito dos aspirados celulares, julgue os itens que se seguem.
Virtualmente todos os órgãos e lesões podem ser alcançados por uma agulha fina.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
Na metabolização de uma molécula de glicose no músculo esquelético na via de glicólise anaeróbica, há a produção de 4 moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).
Considere que um paciente tenha sido submetido à lobectomia inferior esquerda. O anestesiologista optou por uma anestesia geral e intubação com cânula de Robertshaw direita. Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Lobectomia inferior esquerda, fístula broncopleural, cisto pulmonar unilateral e infecção em um dos pulmões são indicações absolutas de ventilação monopulmonar.
Assinale a opção correta a respeito da anatomia dos pulmões.
O pulmão direito é composto pelos lobos superior, lateral e inferior.
A língula é um prolongamento do 3.o lobo do pulmão direito.
O lobo ázigo está presente em 20% dos indivíduos.
O pulmão esquerdo possui os lobos superior e inferior.
O parênquima pulmonar é rico em suprimento nervoso.
Não é causa de exantema de origem viral o(a)
eritema infeccioso.
rubéola.
varicela.
exantema súbito.
febre maculosa brasileira.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma paciente de 48 anos de idade procurou auxílio médico no setor de pronto-socorro de um hospital com relato de que, após a ingestão de uma feijoada, passou a apresentar dor inicialmente como cólica e que evoluiu para dor contínua, localizada no hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso e para a região escapular direita. Informou também ter apresentado náuseas e dois episódios de vômitos. Relatou ter 5 filhos (parto normal), negou outras doenças prévias. O exame físico mostrou paciente ansiosa, obesa (índice de massa corporal = 35 kg/m2), mucosas anictéricas, afebril, acianótica, pressão arterial de 125 mmHg × 80 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Exames respiratório e cardiovascular sem anormalidades. Exame do abdome mostrou hiperestesia cutânea no nível do 8.º e do 9.º espaço intercostal direito, com dor à palpação do local, presença do sinal de Murphy, sinais de irritação peritoneal ausentes, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Os exames complementares iniciais mostraram: leucocitose moderada (14.000 células por :L) com desvio à esquerda, normobilirrubinemia, níveis normais de amilase sérica, de desidrogenase lática, de fosfatase alcalina e de transaminases (TGO e TGP), glicemia de 110 mg/dL. Foram solicitados exames de imagem para investigação diagnóstica.
A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 5 a 10.
A palpação de uma massa volumosa, lisa e globosa na topografia do hipocôndrio direito caracteriza o sinal de Murphy.Um paciente com 50 anos de idade, hipertenso e diabético, há sete meses vem realizando atividade física regular e dieta hipossódica e hipocalórica. No exame físico, apresentou PA de 150 mmHg × 96 mmHg, FC de 88 bpm e circunferência abdominal de 111 cm. Os exames anteriores apresentaram triglicerídios de 300 mg/dL, colesterol total de 250 mg/dL; HDL colesterol de 25 mg/dL, LDL colesterol de 165 mg/dL, glicemias de jejum de 130 mg/dL e 150 mg/dL (2 ocasiões) e microalbuminúria de 50 mg/dL (amostra isolada de urina).
Com relação ao quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
O uso de estatinas é contraindicado para redução dos eventos cardiovasculares do referido paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...