Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Caso um paciente com sistema vestibular normal esteja de pé, em um carrossel girando para o lado direito,
o sáculo e o utrículo serão muito sensíveis ao movimento angular.
No tocante às fraturas do platô tibial, julgue os itens que se seguem.
Nas fraturas dos tipos V e VI de Schatzker, a fixação precoce com 2 placas, uma medial e outra lateral, é uma boa indicação.
A oftalmia simpática é conseqüência de um trauma ocular em que há exposição do tecido uveal. Existe um intervalo entre a injúria do olho estimulante e o aparecimento dos sintomas do olho simpatizante (não-traumatizado), que pode variar de dias a anos. Acerca de oftalmia simpática, julgue o item abaixo.
Oftalmia simpática é uma uveíte não-granulomatosa difusa bilateral de início insidioso.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens que se seguem.
A ventilação mecânica invasiva tende a aumentar a lesão pulmonar nesse tipo de emergência médica; por isso, deve ser evitada ao máximo possível.
A diminuição da força muscular de rápida evolução pode ter origens diferentes no sistema nervoso central e periférico. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A mielopatia decorrente da infecção pelo vírus do HTLV é causa comum de fraqueza muscular aguda, espasticidade e bexiga neurogênica.
Um indivíduo desempregado foi vítima de agressão física (paulada) na região temporal esquerda e perdeu a consciência no momento. Foi socorrido e levado até o hospital da cidade onde mora, quatro horas após o trauma. Estava alcoolizado, somando 14 pontos na escala de Glasgow. Estudo radiológico simples de crânio evidenciou fratura linear temporal esquerda. Tendo iniciado quadro de sonolência progressiva, que foi atribuído à cachaça, foi mantido em observação. Na manhã seguinte, quando não mais respondeu aos estímulos e passou a apresentar respiração ruidosa, foi transferido para o hospital da capital, onde entrou em estado comatoso, exibindo, espontaneamente, postura de descerebração à esquerda associada a hemiplegia direita. As pupilas apresentavam anisocoria, sendo a pupila esquerda maior do que a direita. TC de crânio mostrou imagem hiperdensa em forma de lente biconvexa, volumosa, temporal esquerda, acarretando importante desvio de linha média.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens de 106 a 110.
A conduta inicial, na cidade de origem, foi correta, pois embriaguez e fratura linear, por serem achados comuns em pronto-socorro de traumatologia, não constituem indicação para a realização de TC de crânio.
Julgue os itens subseqüentes, relativos à doença ulcerosa péptica.
O índice da erradicação do Helicobacter pylori é significativamente mais elevado na úlcera gástrica que nas dispepsias funcionais.
Em relação ao esôfago de Barrett, julgue os itens subseqüentes.
O principal fator predisponente para esôfago de Barrett é a doença do refluxo gastroesofágico.
Existem normalmente quatro glândulas paratireóides. Com relação ao hiperparatireoidismo, assinale a opção correta.
A principal causa de hiperparatireodismo secundário é o adenoma de uma das glândulas paratireóides.
No início, a doença é assintomática, na maioria dos pacientes com hiperparatireoidismo primário, e é descoberta devido a exames laboratoriais de rotina.
O sinal de Chevostek e o fenômeno de Trousseau são freqüentemente constatados nessa endocrinopatia.
Nas crises graves de tetania que ocorrem nessa afecção, é recomendado o uso de gluconato de cálcio, administrado lentamente por via intravenosa.
Julgue os seguintes itens, referentes ao quadro clínico de uma mulher de 60 anos de idade, tabagista, com IMC igual a 32 e com acúmulo de gordura abdominal, triglicerídios de 155 mg/dL, colesterol HDL de 39 mg/dL, glicemia de jejum de 115 mg/dL e hipertensão arterial sistêmica.
A paciente preenche critérios para o diagnóstico de síndrome metabólica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...