Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune, de etiologia desconhecida e que acomete vários órgãos do corpo humano. Acerca dessa moléstia, julgue os itens subseqüentes.
A utilização de pulsos de esteróides (pulsoterapia) em associação com a ciclofosfamida é útil no controle da nefrite lúpica grave.
Julgue os próximos itens, acerca das técnicas utilizadas para diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos.
A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) devem ser usadas no acompanhamento de pacientes com demência para excluir doenças estruturais do cérebro, como tumores, doenças cerebrovasculares e hidrocefalia.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Na rede básica de saúde, as vacinas devem ser conservadas em temperaturas entre 8 ºC e 12 ºC, para que se conservem a termoestabilidade e a eficácia.
O pilar básico na boa prática médica continua sendo o conhecimento da fisiologia, da patogenia e do diagnóstico clínico e laboratorial das doenças. Considerando a atuação do pediatra generalista na prevenção e atenção às doenças que atingem as crianças, julgue os próximos itens.
Considere um lactente de 10 meses de idade, amamentado exclusivamente até os seis meses, que apresentou dois episódios de pneumonia bacteriana ao longo da vida e um hemograma completo que mostrou hematócrito de 24% e uma hemoglobina de 8 mg/dL. Nessa situação, a história natural das doenças dessa criança se encontra dentro do padrão habitual para o primeiro ano de vida.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a mortalidade materna e período perinatal.
O período perinatal abrange a idade gestacional, que corresponde ao concepto de peso acima de 500 g e idade gestacional superior a 20 semanas, e os primeiros 28 dias completos de vida.
Entre os tipos de crises epilépticas, a que tem um bom prognóstico é a
Julgue os itens a seguir, acerca da anatomia, da embriologia, da fisiologia e do desenvolvimento normal e anormal da glândula mamária.
É congênita a causa mais comum de amazia.
Um paciente granulocitopênico, após quimioterapia para um linfoma não-Hodgkin, apresentou febre e foi tratado com uma combinação de antibióticos. O quadro febril persistiu e, por isso, foi acrescentado fluconazol ao esquema antimicrobiano. Após uma semana, o paciente continuou com granulocitopenia e febre e iniciou quadro de tosse não-produtiva. A tomografia de alta resolução do tórax mostrou lesão compatível com aspergilose pulmonar invasiva.
Tendo como referência essa situação clínica, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico do paciente não deve ser de aspergilose pois a tomografia computadorizada é ineficaz para definir o diagnóstico da aspergilose invasiva.
O diabetes melito (DM) do tipo 2 é uma doença de alta prevalência. Apesar de sua importância do ponto de vista epidemiológico, estima-se que aproximadamente dois terços dos pacientes diabéticos da América do Norte encontram-se sem diagnóstico. Na expectativa de aumentar-se o número de pacientes diagnosticados de forma precoce e diminuir a demanda econômica com o tratamento de complicações crônicas da doença, a Associação Americana de Diabetes %u2014 American Diabetes Association (ADA) -, em 1997, sugeriu novos critérios diagnósticos para a doença. Em relação a esses novos critérios, julgue os itens a seguir.
A sugestão desses novos critérios diagnósticos pela ADA, importante instituição norte-americana do ponto de vista político, econômico e científico, baseados em fortes evidências científicas, causou grande impacto à comunidade científica internacional, culminando com a aceitação desses novos critérios em todos os países e na aplicação clínica rotineira desses critérios.
Com base no caso clínico hipotético descrito no texto, julgue os itens seguintes.
Para confirmar a principal hipótese diagnóstica nessa situação clínica, é obrigatória a realização de teste de tolerância à glicose oral padronizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...