Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune, de etiologia desconhecida e que acomete vários órgãos do corpo humano. Acerca dessa moléstia, julgue os itens subseqüentes.
Subluxação das articulações metacarpofalangianas com desvio ulnar dos dedos e deformidades em pescoço de cisne (por hiperextensão das articulações inferfalangianas proximais) são alterações características do LES.
Uma mãe queixa-se que seu filho, de sete anos de idade, não consegue ficar quieto, não escuta o que ela diz e é muito impulsivo. Na escola, é tido como um bom menino. A professora não reclama do comportamento da criança e diz que ele é um pouco agitado, mas não chega a atrapalhar a aula.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Deve ser solicitado, como exame complementar, EEG com mapeamento cerebral para identificar alguma alteração.
Vacinação é uma ação básica de saúde com grande impacto na redução da morbimortalidade na infância. Desde 1973 foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de coordenar e implementar as ações de imunização no território nacional e a instituição de um calendário básico de vacinação. Tais ações são complementadas pela iniciativa privada, por meio do oferecimento de vacinas específicas não disponíveis na rede pública. A fim de que a cobertura vacinal tenha sucesso e alcance o impacto desejado, devem ser preenchidas algumas condições relacionadas à eficiência e eficácia do programa de vacinação, como, por exemplo, conhecimento técnico-científico sobre o produto, treinamento das equipes de administração e manuseio das vacinas, calendário vacinal, condições de transporte e sistema para conservação das vacinas.
A respeito do assunto abordado no texto e com base nas normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações recomendadas pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
À criança portadora de HIV, classificada como N1 ou A1, são contra-indicadas as vacinas BCG id, antipoliomielítica oral e tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, por se tratar de vacinas constituídas por bactérias ou vírus atenuados.
Um lactente de 18 meses de idade, com carteira de vacinação atualizada, procedente de zona periurbana do DF, onde sempre morou e de onde não se afastou nos últimos 12 meses, deu entrada na emergência de um hospital terciário. De acordo com relato da mãe, há dois meses a criança apresenta febre moderada, em torno de 38 ºC, anorexia e astenia intensa, a ponto de não se por de pé, diarréia e perda de peso de aproximadamente 6 kg. Há uma semana, passou a apresentar manifestações respiratórias com tosse produtiva, dificuldade para respirar e inchaço nos membros inferiores. Ao exame físico, o médico pediatra observou hipertermia, taquipnéia, taquicardia, micropoliadenopatia em quase todas as cadeias, sinais de desnutrição, anemia, hepatoesplenomegalia, edema de membros inferiores. A partir desse quadro, o pediatra estabeleceu quatro hipóteses diagnósticas: calazar, febre tifóide, SIDA e tuberculose.
Com base no caso clínico relatado acima, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o diagnóstico de tuberculose, uma radiografia do tórax e do abdome mostrando imagens de micronódulos disseminados em pulmões, fígado e baço é patognomônico de tuberculose miliar, a forma disseminada da doença.
Julgue os itens subseqüentes, relativos a mortalidade materna e período perinatal.
Considera-se mortalidade materna o óbito de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, causado por qualquer fato relacionado à gravidez ou por ela agravado ou por medidas tomadas em relação a ela, mas não o óbito decorrente de causas acidentais ou incidentais.
Texto para as questões 47 e 48
Uma jovem de 27 anos de idade, solteira, previamente hígida, apresentou quadro de lombalgia após ter ajudado a transportar sua avó que sofrera um derrame. No dia seguinte ao do sintoma, além da dor, a jovem sentiu fraqueza em membros inferiores e dificuldade para urinar. Ao ser examinada por um clínico, verificaram-se ausência de sensibilidade da cicatriz umbilical para baixo, arreflexia em membros inferiores e reflexos cutâneo-plantares ausentes. A paciente era recém-chegada do interior de Minas Gerais, região onde a esquistossomose e cisticercose são endêmicas. O hemograma da paciente apresentou 20% de eosinófilos.
Nesse caso hipotético, o diagnóstico mais provável da patologia apresentada pela paciente é
Julgue os itens a seguir, acerca da anatomia, da embriologia, da fisiologia e do desenvolvimento normal e anormal da glândula mamária.
O efeito fisiológico da progesterona na maturação da mama em desenvolvimento é estimular o crescimento do epitélio do ducto.
Uma paciente de 20 anos de idade desenvolveu toxoplasmose durante o terceiro trimestre da gestação. O clínico geral a encaminhou para o infectologista para aconselhamento e indicação terapêutica.
Acerca dessa situação clínica, julgue os itens subseqüentes.
O tratamento com sulfadiazina e pirimetamina está indicado, porém há risco de toxicidade neurológica no neonato.
O diabetes melito (DM) do tipo 2 é uma doença de alta prevalência. Apesar de sua importância do ponto de vista epidemiológico, estima-se que aproximadamente dois terços dos pacientes diabéticos da América do Norte encontram-se sem diagnóstico. Na expectativa de aumentar-se o número de pacientes diagnosticados de forma precoce e diminuir a demanda econômica com o tratamento de complicações crônicas da doença, a Associação Americana de Diabetes %u2014 American Diabetes Association (ADA) -, em 1997, sugeriu novos critérios diagnósticos para a doença. Em relação a esses novos critérios, julgue os itens a seguir.
É diagnosticado como portador de DM paciente que apresenta glicemia de jejum $ 126 mg/dL, confirmada em segunda ocasião, não sendo necessária a realização de quaisquer outros exames complementares, de acordo com os novos critérios da ADA.
Quanto a aspectos éticos envolvidos no exercício da Medicina, julgue os itens a seguir.
O médico deve ter uma relação de respeito, consideração e solidariedade com seus colegas de profissão, devendo denunciar à comissão de ética da instituição onde atua ou, caso necessário, ao conselho regional de medicina, tão-somente atos que contrariem gravemente os postulados éticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...