Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos aos distúrbios do sono.

Na SAOS, a polissonografia pode evidenciar dessaturação da oxiemoglobina e um índice de apnéia-hipopnéia alto, além de arritmias cardíacas graves.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da hipertensão arterial sistêmica.

O feocromocitoma é a causa mais freqüente de hipertensão arterial sistêmica do tipo secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo a primeira causa de morte entre as mulheres na faixa etária de 45 a 55 anos. Quanto aos exames de rastreamento do câncer de mama, julgue os itens a seguir.

A mamografia é o principal método de imagem para uso de rotina e deverá ser realizado anualmente por mulheres a partir dos 50 anos de idade, e, para mulheres entre 40 e 50 anos de idade, a cada 1 ou 2 anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma paciente de 40 anos de idade foi a consulta, com queixa de parestesias, cãibras e fraqueza muscular. Na admissão, o exame físico apresentava sinais de Trousseau e Chevosteck presentes, PA = 110 × 70 mmHg, FC = 64 bpm, pele seca. Os exames laboratoriais foram TSH = 6,49 mUI/mL (VR 0,3 a 5); cálcio = 6,9 mg/dL (VR 8,5 a 10,6); fósforo = 5,4 mg/dL (VR 2,7 a 4,5), PTH = 8,9 pg/mL (VR 10 a 65), e glicose de jejum = 106 mg/dL.

A respeito do caso clínico acima, julgue os próximos itens.

Para a adequada investigação da elevação da glicose, devese investigar as dosagens dos anticorpos antiilhotas e anti- GAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

              Um paciente, com 60 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, procurou assistência médica informando que há 3 anos surgiram-lhe lesões infiltradas nas nádegas, que aos poucos se estenderam a outras regiões do corpo, acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, ligeiro ardor. Informou não ter estado em área rural nos últimos anos. Informou, também, que já estivera em vários dermatologistas com prescrições de vários remédios sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, tinha bom estado geral e ao exame dermatológico apresentou lesões papuloinfiltradas, tubérculos, nódulos que confluíram, formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.

Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

Em caso de micose fungóide, é importante estagiar a doença e a puvaterapia será uma das medidas, aliada a outras, que poderá auxiliar muito no tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A empresa X, que é regida pelo Regime Geral de Previdência Social e conta com 100 empregados, contabilizou, no mês de abril de 2007, as licenças para tratamento de saúde, apresentadas no quadro a seguir.

Com base no quadro acima, julgue os itens que se seguem.

A licença do paciente 9 encontra amparo na legislação federal vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao quadro clínico de uma paciente de 72 anos de idade, que, há dois dias, passou a ter dor no quadrante inferior esquerdo do abdome e irradiada para o púbis, alteração do ritmo intestinal, febre e calafrios, julgue os itens a seguir.

Para a paciente em apreço, se o diagnóstico de diverticulite for confirmado, deve-se indicar o tratamento cirúrgico após melhora clínica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a tomografia de abdome realizada em um paciente de 72 anos de idade, encaminhado ao cirurgião com queixas de hematoquesia, tenha acusado lesão hepática de 2 cm no segmento 3 do fígado, julgue os itens a seguir.

O exame proctológico conclusivo para hemorróidas internas de 4.º grau torna desnecessária a investigação endoscópica do intestino grosso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões 42 e 43

 

João, com 36 anos de idade, foi levado ao pronto-socorro cardiológico por apresentar palpitações taquicárdicas iniciadas cerca de 3 horas antes do atendimento e que se associaram a síncope. Esses sintomas surgiram após longo período de grande ingestão de bebidas alcoólicas destiladas. Não há relato de doenças cardiovasculares prévias. O exame físico, realizado na sala de emergência, mostrou paciente alcoolizado, com hálito etílico, sonolento, com discreta cianose e perfusão capilar lenta nas extremidades, pressão arterial de 70 mmHg × 45 mmHg, freqüência cardíaca de 150 bpm. A ausculta cardíaca mostrou ritmo cardíaco taquicárdico, regular, em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros, pulsos periféricos filiformes. Ausculta pulmonar e exame abdominal sem anormalidades. Após a avaliação clínica inicial, foi instalado um monitor cardíaco e obtida uma tira de ritmo — derivação D2, na velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV —, mostrada abaixo.

O diagnóstico mais provável da arritmia cardíaca mostrada no traçado eletrocardiográfico apresentado na situação hipotética é

  • A. taquicardia ventricular monomórfica.
  • B. taquicardia ventricular helicoidal (torsades des pointes).
  • C. flutter atrial.
  • D. taquicardia atrial multifocal.
  • E.

    taquicardia supraventricular paroxística por reentrada nodal.

Na maioria dos países em desenvolvimento, a tuberculose é uma doença endêmica com elevada incidência anual. O pediatra tem papel importante na suspeição, diagnóstico e encaminhamento para o tratamento dessa doença. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

Quando a tuberculose acomete lactente e pré-escolar a tosse é um achado comum.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...