Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de 40 anos de idade foi a consulta, com queixa de parestesias, cãibras e fraqueza muscular. Na admissão, o exame físico apresentava sinais de Trousseau e Chevosteck presentes, PA = 110 × 70 mmHg, FC = 64 bpm, pele seca. Os exames laboratoriais foram TSH = 6,49 mUI/mL (VR 0,3 a 5); cálcio = 6,9 mg/dL (VR 8,5 a 10,6); fósforo = 5,4 mg/dL (VR 2,7 a 4,5), PTH = 8,9 pg/mL (VR 10 a 65), e glicose de jejum = 106 mg/dL.
A respeito do caso clínico acima, julgue os próximos itens.
As síndromes auto-imunes poliglandulares podem afetar as paratireóides, a tireóide, as gônadas, as adrenais, a hipófise e o pâncreas.
Um paciente, com 60 anos de idade, de cor parda, procedente do DF, procurou assistência médica informando que há 3 anos surgiram-lhe lesões infiltradas nas nádegas, que aos poucos se estenderam a outras regiões do corpo, acompanhadas de prurido ocasional e, às vezes, ligeiro ardor. Informou não ter estado em área rural nos últimos anos. Informou, também, que já estivera em vários dermatologistas com prescrições de vários remédios sem melhora. Quanto aos antecedentes pessoais e familiares, não informou nada digno de nota. Ao exame físico, tinha bom estado geral e ao exame dermatológico apresentou lesões papuloinfiltradas, tubérculos, nódulos que confluíram, formando placas localizadas em regiões glúteas, membros superiores e inferiores, tronco e face.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
No caso do diagnóstico de hanseníase virchowiana, o esquema de tratamento ideal será por meio da multidrogaterapia usando rifampicina, dapsona e clofazima durante 1 ano de tratamento, com retorno mensal do paciente e uso da rifampicina mensal sob supervisão.
Julgue os próximos itens, referentes ao quadro clínico de uma paciente de 32 anos de idade, com vários episódios de diarréia com sangue há vários dias, anemia, emagrecimento e dores articulares.
Essa paciente apresenta sintomas que podem ser devidos a colite ulcerativa, doença de Crohn, colite infecciosa ou amebíase.
Considerando-se que uma paciente de 35 anos de idade, portadora de colelitíase, tenha procurado o serviço de pronto atendimento com queixas de dor intensa no hipocôndrio direito, julgue os itens subseqüentes.
Essa paciente pode apresentar a complicação da colelitíase denominada colecistite aguda.
Texto para as questões 42 e 43
João, com 36 anos de idade, foi levado ao pronto-socorro cardiológico por apresentar palpitações taquicárdicas iniciadas cerca de 3 horas antes do atendimento e que se associaram a síncope. Esses sintomas surgiram após longo período de grande ingestão de bebidas alcoólicas destiladas. Não há relato de doenças cardiovasculares prévias. O exame físico, realizado na sala de emergência, mostrou paciente alcoolizado, com hálito etílico, sonolento, com discreta cianose e perfusão capilar lenta nas extremidades, pressão arterial de 70 mmHg × 45 mmHg, freqüência cardíaca de 150 bpm. A ausculta cardíaca mostrou ritmo cardíaco taquicárdico, regular, em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros, pulsos periféricos filiformes. Ausculta pulmonar e exame abdominal sem anormalidades. Após a avaliação clínica inicial, foi instalado um monitor cardíaco e obtida uma tira de ritmo — derivação D2, na velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm = 1 mV —, mostrada abaixo.
Ainda tendo como referência a situação clínica hipotética descrita, o tratamento antiarrítmico de primeira escolha para esse paciente é
Na maioria dos países em desenvolvimento, a tuberculose é uma doença endêmica com elevada incidência anual. O pediatra tem papel importante na suspeição, diagnóstico e encaminhamento para o tratamento dessa doença. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
A quimioprofilaxia secundária está indicada para recémnascidos com convívio intradomiciliar com tuberculose ativa.
Um famoso recluso do sistema prisional foi encaminhado ao IML, para exame psicopatológico forense, visando estabelecimento de grau de periculosidade. Esteve em estabelecimento prisional psiquiátrico, em regime fechado durante trinta anos, e estava sob tratamento médico e medicamentoso. Cometera diversos homicídios e estupros no passado e agora seria posto em liberdade, devido ao longo tempo de reclusão. Como tinha comportamento semi-autista, não dava trabalho aos carcereiros e não se envolvia em confusão. Em sua ficha de avaliação constava que ele era de bom comportamento.
Julgue os itens a seguir, relativos à situação do personagem hipotético descrito acima.
Essa pessoa possivelmente foi considerada inimputável, em exame para verificar a capacidade penal nos incidentes de sanidade mental, instaurados durante a fase de inquérito do processo.
Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Os pais de um lactente de 2 meses de idade levaram-no ao serviço de saúde porque a criança permanecia com icterícia até a raiz das coxas. A sua história clínica revelou, além da inexistência de fator de risco para doença hemolítica, que a icterícia tenha surgido após 72 horas de vida e que os níveis máximos de bilirrubinas atingiram 13 mg/dL. Os pais relataram que a criança era preguiçosa e mamava demoradamente, sendo, por isso, o ganho de peso insatisfatório. Ao exame clínico, o médico observou que sua pele estava áspera, seus cabelos, quebradiços e que a sua língua quase não cabia na boca, além de uma hérnia umbilical. O exame neurológico mostrou tônus e reflexos diminuídos. Nessa situação clínica, o diagnóstico mais provável é de hipotireoidismo congênito, podendo a confirmação diagnóstica ser feita com a dosagem de TSH e T4 livre.
Um paciente de 35 anos de idade queixa-se de tumoração no palato duro presente há alguns anos. O tumor tem aumentado lentamente. Não dói nem causa maiores transtornos. A consistência é óssea à palpação e é indolor à pressão.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens subseqüentes.
O diagnóstico de tumor benigno (tumor mixto) de palato proveniente de glândulas salivares menores não deve ser afastado diante do quadro clínico apresentado.
Considerando, hipoteticamente, que uma senhora de 62 anos de idade tenha chegado ao pronto-socorro de oftalmologia apresentando naúseas e vômitos e com olho direito bastante avermelhado e doloroso, julgue os itens a seguir.
Entre os diagnósticos diferenciais de olho vermelho, incluem-se uveíte aguda, úlcera de córnea, glaucoma agudo, conjuntivites, esclerites e epiesclerites.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...