Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não há critério uniforme na literatura a respeito das margens cirúrgicas de ressecção de tumores basocelulares e espinocelulares. Para normatizar as margens de ressecção, o National Comprehensive Cancer Network, em 2004 classificou os carcinomas basocelulares e espinocelulares em tumores de baixo e alto índice de recidiva. Considerando essa classificação, assinale a opção correta.
O grau de diferenciação é fator com valor prognóstico de recidiva para tumor basocelular.
Fatores como grau de diferenciação, invasão perineural e invasão vascular são importantes para caracterizar o risco de recidiva tanto de tumores espinocelulares quanto de basocelulares.
Tumor basocelular localizado no tronco e nos membros é considerado de alto risco de recidiva quando apresenta tamanho maior que 1 cm.
Tumores basocelulares do tipo histológico micronodular, esclerodermiforme e adenoide cístico são considerados como de baixo risco de recidiva.
Nas áreas de H da face (olhos, orelhas, nariz e boca), são considerados de alto risco os tumores maiores ou iguais a 6 mm.
Uma das alterações do ritmo cardíaco mais frequente na criança é a arritmia sinusal. Essa modificação chama atenção por estar associada a distintos parâmetros fisiológicos do organismo em crescimento e em diferenciação funcional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A arritmia sinusal diminui nas doenças febris e com o uso de drogas vagotônicas como a digital.
A arritmia sinusal intensifica-se com o exercício físico.
Taquicardia associada à apneia periódica é arritmia sinusal comum no prematuro.
Arritmia sinusal é variação fisiológica normal nas descargas de impulsos do nódulo sinusal relacionadas à respiração.
A frequência cardíaca aumenta durante a expiração e diminui na inspiração.
A complicação respiratória pós-operatória pode ocorrer em razão de
cirurgia de abdome superior.
analgesia pós-operatória adequada.
sobrecarga de fluidos no pré-operatório.
anestesia geral em paciente de baixo risco.
ventilação controlada com baixo volume corrente, em anestesia geral.
As alterações do sistema gênito-urinário na população infantil são bastante frequentes, sendo responsáveis por elevado percentual das consultas médicas nessa faixa etária. Com relação à urologia pediátrica, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico precoce da válvula de uretra posterior e a rápida ablação desta válvula logo após o nascimento causam um forte impacto positivo sobre a função renal, sendo que raramente se evidencia insuficiência renal crônica na observação em longo prazo desse grupo de pacientes.
Considerando que um paciente seja portador de pancolite ulcerativa inespecífica há mais de dez anos, assinale a opção que apresenta a melhor estratégia de rastreamento dessa doença.
colonoscopia com biópsia
enema opaco com duplo contraste
colonoscopia por tomografia computadorizada (colonoscopia virtual)
pesquisa de sangue oculto nas fezes
retossigmoidoscopia flexível
A hidroxiureia é considerada, até o momento, a terapia farmacológica de maior sucesso na doença falciforme. Foi aprovada pela ANVISA, em 2002, para uso nessa patologia. É correto afirmar que seu mecanismo de ação
aumenta a síntese e a biodisponibilidade de óxido nítrico.
aumenta o nível de neutrófilos e reticulócitos.
diminui o nível de síntese de hemoglobina fetal.
aumenta a expressão de moléculas de adesão dos eritrócitos.
aumenta a ocorrência de hemólise.
Uma criança de um ano chega ao pronto-socorro desidratada e com diarreia aguda. Após hidratação, a criança apresentou oligoanúria, edema frio mole e indolor generalizado, e creatinina sérica de 1 mg/dL.
Considerando o quadro clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Uma fração de excreção de sódio menor que 1% indica uma insuficiência renal pré-renal.
Um recém-nascido com quatro dias de vida foi levado à emergência pediátrica, porque, até então, não evacuara e apresentava vômitos escuros. Ele nasceu em domicílio, de parto vaginal, com trinta e nove semanas de idade gestacional. Ao exame físico, o médico observou que o recém-nascido estava desidratado e apresentava distensão abdominal. Uma radiografia do abdome mostrou dilatação e espessamento de alça ileal, com níveis hidroaéreos. O paciente foi operado, tendo o cirurgião notado obstrução do segmento ileal por grande quantidade de mecônio espesso e pegajoso.
Nesse caso, a etiologia desse quadro clínico émucoviscidose.
rotação intestinal incompleta.
doença de Hischprung.
atresia em casca de maçã.
pâncreas anular.
Em pacientes com glaucoma e alérgicos a sulfa, a medicação contraindicada é
agonistas alfa adrenérgicos.
agonistas colinérgicos.
manitol.
acetazolamida.
análogos de prostaglandinas.
As glomerulopatias estão entre as principais causas de insuficiência renal crônica. Com relação a esse grupo de doenças, julgue os itens a seguir.
O achado histológico de duplicação de membrana e lobulação do tufo glomerular sugere glomerulopatia membranoproliferativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...