Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com vinte e cinco anos de idade, gestante de 28 semanas, previamente assintomática e sem comorbidades prévias, procurou a emergência de um hospital, queixando-se de dor em andar inferior do abdome associada a edema de membros inferiores havia dez dias. O exame físico revelou PA de 160 mmHg × 100 mmHg, crepitações inspiratórias em ambas as regiões infraescapulares e edema de membros inferiores. Os exames complementares revelaram hemoglobina de 12 g/dL; EAS: proteinúria ++; e bioquímica do sangue: ureia de 80 mg/dL e creatinina de 2,5 mg/dL.
Tendo o caso clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
O nível sérico de creatinina exibe com mais fidedignidade o grau de comprometimento renal que o nível de ureia.
No que concerne a cicatriz queloideana, é correto afirmar que
a propensão à formação de queloides existe independentemente da predisposição genética autossômica dominante do paciente e é mais comum em asiáticos.
o tratamento de escolha para o queloide é a ressecção cirúrgica intralesional isolada com fechamento primário, método que registra baixo índice de recorrência.
os queloides são mais frequentes que as cicatrizes hipertróficas.
a cicatriz queloideana ocorre logo após a cicatrização, mas tende a desaparecer com a maturação cicatricial ao longo do tempo.
o padrão histológico entre a cicatriz hipertrófica e a cicatriz queloideana é muito semelhante.
O raio X de tórax pode fornecer informações seguras a respeito do tamanho e da forma do coração, do edema pulmonar, além de anomalias torácicas e pulmonares que podem estar associadas a síndromes congênitas, tais como: displasias esqueléticas, número anormal de costelas, anomalias vertebrais e cirurgia cardíaca prévia. No contexto e na abrangência de tal recurso diagnóstico, assinale a opção correta.
A imagem do arco aórtico é mais bem visualizada em raio X de tórax de lactente do que em adulto.
O índice cardiotorácico deve ser calculado em radiografia anteroposterior de tórax feita com a criança em decúbito dorsal, na fase expiratória.
O índice cardiotorácico é mais útil para avaliar o aumento da área cardíaca em lactentes do que em crianças maiores.
Em raio X anteroposterior de tórax, o arco aórtico à direita da traqueia sugere cardiopatia congênita cianótica, particularmente a tetralogia de Fallot.
O bordo direito da silhueta cardíaca inclui boa parte da imagem do timo.
Ao exame clínico, um paciente adulto, vítima de trauma crânioencefálico, apresentou as seguintes características: abertura ocular somente aos estímulos dolorosos, resposta verbal com palavras inapropriadas e flexão anormal dos membros inferiores à estimulação. Considerando esse quadro e com base na Escala de Coma de Glasgow, assinale a opção que indica a pontuação para esse paciente.
três
três
oito
doze
quinze
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode acarretar patologias urológicas aos pacientes. Acerca dessa correlação, julgue os itens que se seguem.
Existem evidências biológicas, dados de estudos observacionais e metanálises que corroboram a afirmação de que os homens circuncisados têm menor risco de infecção pelo HIV.
Assinale a opção que apresenta o local mais comum em que são encontrados focos de endometriose.
sigmoide
diafragma
íleo terminal
apêndice
ovários
Um agente da polícia federal compareceu ao exame periódico de saúde e queixou-se de cefaleia, zumbido e irritabilidade em ambientes com ruído excessivo e durante participação no treino de tiros. Ao realizar-se o exame de audiometria, revelou-se perda auditiva com padrão misto em ouvido direito e ouvido esquerdo normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O diagnóstico mais provável é o de perda auditiva induzida por ruído (PAIR) e a exposição ocupacional deve ser investigada como causa determinante ou subjacente.
O uso de aminoácidos de cadeia ramificada na terapia nutricional é indicado a pacientes com
insuficiência hepática com encefalopatia refratária.
choque séptico descompensado.
síndrome do intestino curto.
insuficiência renal em hemodiálise.
imunodeficiências com infecção de repetição.
Uma adolescente de treze anos de idade apresenta-se à consulta com queixa de obesidade. Ela relata que engordou muito nos últimos dois anos, apresentando quadro de telarca aos dez anos de idade, pubarca aos dez anos e seis meses e menarca há um ano. A paciente apresenta ciclos irregulares, ficando até três meses sem menstruar. Reporta ainda que ingere grandes quantidades de alimentos em horários irregulares e não pratica atividade física. No exame físico constata-se obesidade com IMC > P95, P/I no percentil 97 e E/I no percentil 75, sem outras alterações.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A irregularidade menstrual da adolescente sugere síndrome de ovários policísticos.
Uma lactente de três meses de vida foi trazida pela mãe ao ambulatório de puericultura para consulta de seguimento, após ter sido feita a quimioprofilaxia primária antituberculose. A criança estava em bom estado geral, assintomática e, no que diz respeito à relação peso/idade, encontrava-se escore = +1.
Com base nesse caso clínico, a conduta médica mais adequada ésolicitar exame de raios X de tórax.
manter a quimioprofilaxia.
encerrar o caso.
iniciar BCG-ID.
solicitar prova tuberculínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...