Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A punção de Marfan pericardiocentese , de emergência
é indicada quando o sinal de Blumberg é positivo.
não é indicada em mãos de médicos inexperientes.
deve ser realizada no quadrilátero de Ziedler.
deve ser indicada quando presente a Tríade de Beck.
é contraindicada na presença de pulso de Kussmaul.
Nos traumas vasculares cervicais que exijam exploração cirúrgica, as vias de acesso devem ser bem avaliadas para facilitar a abordagem. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Zona I no trauma cervical é a região entre o ângulo da mandíbula e a base do crânio.
Zona III no trauma cervical é a região da base do pescoço.
Lesões de artéria carótida comum proximal na zona III podem exigir via de acesso por esternotomia, toracotomia anterolateral, ressecção de clavícula ou combinação dessas incisões.
Lesões na zona II têm a incisão paralela ao bordo anterior do músculo esternoclidomastóideo, como uma abordagem apropriada para identificação e reparo.
Lesões na zona I têm exposição complexa, sendo ocasionalmente necessária a realização da luxação anterior da articulação temporomandibular.
As duplicações do trato disgestório são raras. Elas podem ocorrer desde o esôfago até o reto. As duplicações podem ser císticas ou tubulares, comunicantes ou não com a parede disgestiva adjacente. A respeito dessas malformações, assinale a opção correta.
As duplicações do trato digestório são mais incidentes no intestino grosso.
As duplicações tubulares do cólon, principalmente quando tem duas comunicações com a luz intestinal, apresentam sintomas característicos de obstrução intestinal.
As malformações vertebrais são frequentes nas duplicações intestino delgado.
No estômago, as duplicações são geralmente tubulares e assintomáticas.
As duplicações torácicas geralmente contém epitélio gástrico que pode levar a autodigestão e sangramento do esôfago adjacente.
Medicina - Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Texto para as questões de 61 a 65
Um paciente de sessenta e cinco anos de idade, que há dez anos é ex-tabagista, relatou que fumou durante trinta anos, quarenta cigarros por dia. Este paciente veio ao consultório porque, havia três meses, apresentava rouquidão persistente. O paciente procurou um otorrinolarigologista, que realizou uma laringoscopia direta cujo resultado evidenciou uma lesão ulcerada acometendo o terço posterior da borda livre da corda vocal, sem invadir o processo vocal, e cordas móveis bilateral. A biópsia da lesão revelou carcinoma epidermoide de laringe. O paciente foi tratado adequadamente e não retornou para o seguimento clínico. Após cinco meses e meio, retornou ao médico devido à odinofagia, com linfonodo de 3,5 cm no nível II. O exame de laringoscopia direta evidenciou uma extensa lesão acometendo toda a glote, com fixação da prega vocal inicialmente acometida. Na biópsia, foi confirmado tumor.Nesse caso clínico, o segundo tumor é denominado de
tumor recidivado.
segundo tumor primário.
tumor residual.
tumor metacrônico.
tumor metastático.
O uso de anticoagulante oral é mandatório para pacientes em processo de fibrilação atrial paroxística
com pré-excitação ventricular.
Acerca das miopatias inflamatórias, assinale a opção correta.
Os pacientes com dermatomiosite apresentam menor risco de desenvolver neoplasias que os pacientes com polimiosite.
A aldolase é uma enzima mais específica que a CPK.
Com os achados na ressonância nuclear magnética do músculo, não é possível diferenciar entre a polimiosite e a miosite por corpúsculos de inclusão.
A presença do anticorpo anti-p155/140, na ausência de outros autoanticorpos, está associada ao aumento do risco de neoplasia no adulto com dermatomiosite.
Os pacientes com dermatomiosite que apresentam doença muscular provavelmente recebem esse diagnóstico.
Acerca da eletroconvulsoterapia, julgue os itens seguintes.
A eletroconvulsoterapia não é indicada, usualmente, para o tratamento de transtorno obsessivo compulsivo.
A característica principal dos transtornos somatoformes é a presença de sintomas físicos inexplicáveis. Acerca desses transtornos, julgue os itens que se seguem.
A comorbidade entre os transtornos somatoformes é comum, sendo que até 40% dos pacientes hipocondríacos são diagnosticados com transtorno de somatização.
Julgue os itens seguintes, relativos à psicopatologia dos transtornos mentais.
Em pacientes com diagnóstico de demência de Alzheimer, constata-se hipomnésia de fixação, sem qualquer prejuízo da memória de evocação.
Em relação à medicina do trabalho, julgue os itens de 95 a 105. Tuberculose, carbúnculo, brucelose, leptospirose, tétano, psitacose, ornitose, dengue, febre amarela, hepatites virais, doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), dermatofitose, candidíase, paracoccidioidomicose, malária e leishmaniose cutânea estão compreendidas no rol de doenças infecciosas e parasitárias que podem ser relacionadas ao trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...