Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos temas que abrangem a clínica cirúrgica, julgue os próximos itens.
A forma tardia da síndrome de Dumping é menos comum que a forma precoce. Ela ocorre geralmente duas a três horas após uma refeição e se caracteriza pelo célere esvaziamento do estômago, com a passagem rápida de carboidratos para o intestino delgado, o que faz com que o paciente tenha diarreia e cólicas.
No que diz respeito aos distúrbios orgânicos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, bem como a aspectos a eles relacionados, julgue os itens seguintes. Nas atividades hiperbáricas em meio líquido, o mergulho profundo é aquele que ocorre em profundidades a partir de cinquenta metros.
Em relação ao estadiamento do câncer de pênis, quando ocorre acometimento do corpo esponjoso, trata-se de um tumor
T2.
T3.
T3.
T3.
T1.
Um paciente apresenta quadro depressivo, boa saúde geral e no seu formulário de encaminhamento ao psiquiatra não consta referência a episódios depressivos prévios.
Em relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção correta.Os vários ISRS diferem entre si em termos de eficácia.
A fluoxetina pode ser usada como parte de uma estratégia eficaz para redução de peso.
Os ISRS afetam a função das plaquetas e podem aumentar o risco de sangramentos.
A acatisia é um sintoma frequente com antidepressivos da classe dos ISRS.
Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) aumentam o risco de suicídio nas primeiras 4 semanas de tratamento.
Diante desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Embora não haja modificações intensas nos níveis de LDL-colesterol, a atividade física é indicada, pois reduz a concentração plasmática de triglicérides, aumenta os níveis de HDL-colesterol e diminui a suscetibilidade à oxidação das partículas de LDL-colesterol.
Em relação aos critérios de Jones, modificados em 1992 e utilizados para auxiliar como guia no diagnóstico do surto inicial da febre reumática (FR), assinale a opção correta.
A ausência de evidência de infecção estreptocócica prévia torna o diagnóstico da FR duvidoso, exceto quando o único sinal existente é a coreia de Sydenham.
É considerada alta probabilidade de FR a presença de dois ou mais sinais maiores ou de um sinal maior e dois menores, mesmo sem evidência laboratorial de infecção estreptocócica prévia.
A evidência de infecção estreptocócica prévia em orofaringe ou em pele (piodermite) é necessária para o diagnóstico de febre reumática.
São sinais menores da FR: febre, artralgia, aumento do espaço PR e escarlatina prévia.
A cardite é o sinal maior mais frequentemente encontrado no diagnóstico da FR.
Acerca da síndrome do piriforme, é correto afirmar que
o exame físico pode denotar dor e parestesia na região glútea e trajeto do ciático, exacerbada pela flexão do quadril combinada com a sua rotação externa e abdução ativa (sinal de Pace e Nagle) ou rotação interna e abdução passiva, com a coxa em extensão (sinal de Frieberg).
é comum haver o sinal de Lasegue negativo.
os músculo glúteo máximo e glúteo médio podem estar atrofiados nessa condição clínica.
pode ocorrer um aumento palpável, doloroso, em forma de salsicha, no exame do músculo piriforme ao toque retal.
o músculo glúteo mínimo e o músculo tensor da fáscia lata estão envolvidos nessa condição clínica.
Em 2011, foi publicado o resultado de um ensaio clínico (MOMS) comparando resultados da cirurgia da mielomeningocele feita durante o período pré-natal com a cirurgia feita após o nascimento. Após a publicação desse ensaio clínico, outros centros médicos passaram a realizar também a cirurgia da mielomeningocele intraútero. Com base nesses estudos, é correto afirmar que
há um aumento no número de casos de hidrocefalia quando se faz a cirurgia pré-natal.
quando se faz a cirurgia pré-natal, as crianças tem um peso maior ao nascer que o grupo operado após o nascimento.
quando se faz a cirurgia pré-natal, há uma frequência menor de crianças com manifestações clínicas da malformação de Chiari II que naquelas crianças operadas após o nascimento.
a cirurgia pré-natal determina um aumento significativo na morte perinatal.
há uma frequência maior de crianças pós maturas no grupo submetido à cirurgia pré-natal.
Texto para questões de 66 a 69
Uma menina de um ano e seis meses de idade deu entrada no pronto atendimento infantil com quadro de febre havia três dias, que melhorava após uso de antitérmico, discreta irritabilidade, sem tosse ou vômito. Após avaliação clínica, foram solicitados exames que confirmaram infecção urinária.Considerando a idade do paciente, assinale a opção que indica o melhor método de coleta de amostra urinária para a realização de urocultura.
Por saco coletor de urina, após adequada assepsia local; é considerada positiva com qualquer contagem de colônia.
Por cateterismo vesical, depois de adequada assepsia local; é considerada positiva quando o número de unidade formadora de colônia (UFC) for > 1.000UFC/ml.
Por saco coletor de urina, após adequada assepsia local; é considerada positiva quando o número de UFC for > 10.000 UFC/ml.
Por cateterismo vesical; é considerada positiva quando o número de UFC for > 100 UFC/ml.
Por jato médio, após adequada assepsia local; é considerada positiva quando o número de UFC for > 1.000UFC/mL.
Texto para as questões de 41 a 43
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente os pulmões, mas que também pode apresentar-se em outros locais do organismo. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, sendo esta a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos.Assinale a opção correta acerca da tuberculose.
A maioria dos pacientes em tratamento para tuberculose deixa de transmitir a doença após duas a três semanas de tratamento com o esquema preconizado.
Os esquemas preconizados para o tratamento da tuberculose no Brasil incluem a administração dos fármacos em duas tomadas diárias.
O tratamento de meningoencefalite tuberculosa não requer internação hospitalar.
A tuberculose apresenta no Brasil índices de cura muito baixos, mesmo que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa.
O tratamento da tuberculose pulmonar visa à eliminação da doença nos paucibacilíferos, uma vez que estes contribuem para a manutenção da cadeia de transmissão da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...