Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Camila, de vinte e quatro meses de idade, foi levada ao consultório do neuropediatra com o seguinte quadro: regressão da fala havia cerca de oito meses, baixo padrão comunicacional, uso estereotipado das mãos, desaceleração do crescimento cefálico, apraxia de marcha, convulsão e padrão respiratório irregular. Camila era totalmente normal antes do início dos sintomas. Organomegalia ou outros sinais de doença de depósito, nem alterações oftalmológicas não estão presentes.
Com relação a esse caso clínico, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica.síndrome de Canavan
síndrome de Pelizaeus-Merzbacher
síndrome de Asperger
síndrome de Sotos
síndrome de Rett
Uma paciente, com trinta e dois anos de idade, foi atendida no consultório, com queixas de desequilíbrios, iniciado havia seis meses, sem vertigens rotatórias ou dismetrias. O único dado relevante em sua história clínica foi uma cirurgia bariátrica realizada havia um ano. No exame, apresentou sinal de Romberg positivo e hipopalestesia em membros inferiores com tetrapiramidalismo.
Com base nesse caso clínico, assinale a opção em que é apresentado o possível local responsável pelos desequilíbrios da paciente.nervo periférico em membros inferiores
fascículo espino cerebelar
fascículo grácil e cuneiforme
cerebelo (arquicerebelo)
cerebelo (neocerebelo)
Uma criança, com três anos de idade, foi admitida com história de cefaleia e vômitos matinais com dois meses de evolução. De acordo com o quadro clínico apresentado, é correto afirmar que o exame complementar mais indicado para esclarecer se há um tumor intracraniano é
tomografia computadorizada de crânio.
ressonância magnética de crânio.
potencial evocado visual.
punção liquórica com pesquisa de bandas oligoclonais no liquor.
eletroencefalograma.
Assinale a opção que apresenta caso de indicação de tratamento dialítico agudo em criança.
síndrome de lise tumoral ou hiperuricemia grave complicando a quimioterapia para doenças malignas
intoxicação exógena pela digoxina
hipocalemia com alteração eletrocardiográfica
acidose respiratória secundária a broncoespasmo generalizado
hiponatremia secundária a desidratação por diarreia aguda
Considerando que a definição de sepse severa consiste em quadro de hipoperfusão tecidual ou disfunção de órgão que sejam induzidos por quadro de sepse, assinale a opção correta acerca do seu diagnóstico.
A elevação sérica de lactato não tem valor para suspeita de sepse severa.
A trombocitopenia é um sinal considerado importante na sepse grave, somente quando a contagem de plaquetas se apresentar abaixo de 10.000 (dez mil) células/mm3 em sangue periférico.
Bilirrubinas podem estar elevadas na sepse grave, porém devem ser considerados apenas níveis acima de 10 mg/dL.
Débito urinário menor que 0,5 mL/kg/hora após duas horas de reposição adequada de fluidos constitui critério relevante no diagnóstico de sepse severa.
Os sintomas comuns
remetem à reincidência de um sintoma em um mesmo paciente.
não se apresentam no experimentador durante uma patogenesia, havendo, nesse momento, apenas sintomas característicos do medicamento.
não contribuem para a individualização dos pacientes.
relacionam-se às queixas físicas, mas não às mentais.
referem-se aos sintomas subjetivos apresentados pelo paciente.
Um paciente de vinte e três anos de idade, branco, bancário, procurou o médico, queixando-se de flatulência excessiva, cólicas intestinais e diarreia ocasional, com três a quatro evacuações pastosas ao dia, durante dois dias por mês. Algumas vezes, o paciente percebeu erupção cutânea na região glútea.
Considerando a propedêutica associada ao caso clínico relatado e os aspectos relacionados a ela, julgue os itens seguintes.
A dermatite herpetiforme é considerada, atualmente, uma manifestação cutânea da doença celíaca, sendo melhor diagnosticada pela identificação de depósitos de IGA granular nas papilas dérmicas.
A estenose péptica do esôfago ocorre em 7% a 23% dos pacientes portadores de doença do refluxo gastroesofágico. Com relação à estenose péptica, assinale a opção correta.
Uma fase inicial com edema e inflamação reversível do esôfago até a progressão para o depósito de colágeno e fibrose irreversível caracteriza o processo de formação da estenose.
Quando associada ao esôfago de Barrett, a estenose péptica situa-se mais distal da migração cefálica da transição escamocolunar.
A dilatação endoscópica visa a melhorar a disfagia e dispensa o uso de inibidor de bomba de prótons no controle clínico da estenose péptica do esôfago.
A hérnia de hiato por deslizamento e alterações motoras de terço proximal de esôfago são fatores de risco para estenose péptica.
A disfagia de caráter progressivo e a ingesta alimentar baseada em alimentos mais consistentes são os principais sintomas de estenose péptica de esôfago.
No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue os itens que se seguem.
O pindolol, antagonista seletivo dos receptores 5HT1A e 5HT1B, tem sido estudado na potencialização do efeito dos antidepressivos e conta com evidências consistentes de eficácia no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Com relação à hepatite D (delta), julgue os itens subsequentes.
É causada por um vírus da família Deltaviridae, um vírus DNA incompleto, que necessita do antígeno de superfície do vírus da hepatite A para sua transmissão e replicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...