Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, julgue os itens subsequentes.
A embolia gasosa é tratada pondo o paciente em decúbito lateral direito, com a cabeça para baixo e os pés para cima, para evitar a passagem do ar para a circulação pulmonar.
Com relação às neoplasias, julgue os itens seguintes. A verificação da dosagem do PSA é realizada nos homens para diagnosticar a ocorrência de câncer de bexiga.
O cálculo urinário que não é visto na tomografia computadorizada é aquele composto por
triantereno.
fosfato de cálcio.
fosfato amônio magnesiano.
ácido úrico.
indinavir.
Texto para as questões 31 e 32
Um homem com sessenta e cinco anos de idade possui histórico de três episódios depressivos nos últimos 10 anos. Ele obteve remissão de todos os episódios com uso de farmacoterapia por cerca de um ano. Todos os episódios foram graves, acompanhados de risco de suicídio, e se desenvolveram em um contexto de importante estressor psicossocial. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado um novo episódio depressivo grave com presença de pensamentos ocasionais de suicídio, sem plano específico. O paciente tem bom suporte familiar e a internação não foi considerada necessária naquele momento. Diferentemente dos episódios anteriores, no atual a família não identifica fatores estressores que podem ter funcionado como gatilho. Sua história médica é positiva para hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e arritmia atrial.Ainda com relação à situação hipotética descrita, assinale a opção correta.
A idade do paciente é um fator protetor quanto ao risco de suicídio.
O tratamento psicoterápico associado à farmacoterapia tem se mostrado ineficaz nos casos de depressão recorrente.
Um estabilizador de humor deve ser associado ao antidepressivo, pois se trata, provavelmente, de um quadro de transtorno bipolar não diagnosticado.
Caso um ISRS tenha sido escolhido, deve ser usado por 12 meses e retirado gradualmente ao longo de várias semanas.
Caso tenha boa resposta com farmacoterapia, deve fazer uso da medicação por vários anos ou indefinidamente.
Durante consulta médica, um paciente de trinta e oito anos de idade queixou-se de dor intensa e lancinante na articulação metatarsofalangeana do 1.º pododáctilo direito, com vermelhidão e edema localizados, que teve início havia, aproximadamente, um dia. Negou manifestações semelhantes na história pregressa. A investigação clínico-laboratorial consecutiva possibilitou confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O controle clínico e imediato das manifestações expressas pelo paciente em tela é feito mediante o uso de medicamentos inibidores da xantina oxidase, que apresentam intensas propriedades anti-inflamatórias intrínsecas.
No que se refere ao controle da dor oncológica, assinale a opção correta.
O surgimento de novas vias de aplicação de drogas analgésicas narcóticas possibilita o controle da dor oncológica em nível ambulatorial.
Os mecanismos neurofisiopatológicos da dor oncológica são específicos e não são compartilhados pelos mecanismos de dor não oncológica.
O tecido ósseo é altamente inervado por fibras sensitivas do tipo C, que são estimuladas por citocinas inflamatórias produzidas, ou não, por neoplasia, não envolvidas na fisiopatologia da dor óssea.
Obstipação não é um efeito colateral frequente da analgesia com opioides.
Métodos não medicamentosos são ineficazes no controle da dor oncológica.
A síndrome do déficit de atenção e hiperatividade é o distúrbio neurocomportamental mais encontrado em crianças, caracterizado pela dificuldade em manter a atenção e controlar os impulsos, bem como a atividade motora. Assinale a opção que apresenta a condição necessária para esse diagnóstico.
critério clínico
potencial P300
PET (tomografia por emissão de pósitrons)
eletrencefalograma
cintilografia de perfusão cerebral
Acerca das causas de parkinsonismo é correto afirmar que
a demência por corpos de Lewy e uma evolução natural da doença de Parkinson.
a atrofia de múltiplos sistemas tem como uma de suas características clinicas o aparecimento da mão alienígena.
o tremor essencial tardio e uma causa de parkinsonismo.
flunarisina, haloperidol e gabapentina podem ser causas medicamentosas de parkinsonismo.
a paralisia supra nuclear progressiva apresenta quedas precoces na historia natural da doença.
Os tumores mais frequentes na fossa posterior na infância são
meduloblastoma, teratoma, metástase e schwannoma do acústico.
meduloblastoma, astrocitoma cerebelar, ependimoma e glioma difuso de tronco.
meduloblastoma, astrocitoma cerebelar, meningeoma e glioblastoma multiforme.
neuroblastoma, astrocitoma cerebelar, hemangioblastoma e glioma difuso de tronco.
rabdomiossarcoma, astrocitoma cerebelar, ependimoma e tumor de lâmina quadrigêmea.
A insuficiência renal aguda (IRA) mantém um prognóstico ruim, apesar do desenvolvimento de técnicas modernas de tratamento e do avanço no entendimento dos mecanismos fisiopatológicos. As causas da insuficiência renal aguda podem ser classificadas em três tipos: pré-renal, renal (intrínseca) e pós-renal. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a IRA pré-renal
é facilmente reversível se diagnosticada e tratada precocemente, pois resulta de uma resposta à hipoperfusão renal, mantendo a integridade do tecido renal.
tem como tratamento a desobstrução do trato urinário, que na grande maioria é seguida por poliúria após isquemia tubular.
secundária à pielonefrite ocorre devido a lesão glomerular associada ao uso de antibioticoterapia.
tem como causa principal na infância a obstrução tubular por precipitação de cristais de oxalato de cálcio, que tem como tratamento o uso de sulfonamidas e hiper-hidratação.
geralmente é secundária ao uso de radiocontrastes, que causam hipoperfusão renal e morte das células tubulares e glomerulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...