Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos critérios diagnósticos de sepse, assinale a opção correta.
A avaliação da contagem de leucócitos no sangue é de grande valia, devendo estes estar acima de 30.000 células/mL para suspeita de sepse.
A dosagem de proteína C reativa PCR é de pouca valia, uma vez que este marcador não se altera em casos de suspeita de sepse.
Para suspeita ou confirmação de sepse é desnecessária a suspeita ou confirmação de processo infeccioso coincidente.
Hiperglicemia detectada em pacientes não diabéticos, com nível sérico >140 mg/dL de glicose plasmática, consiste em achado suspeito de sepse.
Consistem em sinais suspeitos de sepse o aumento da temperatura axilar (>38,3°C) ou hipotermia (<36°C) e bradicardia (< 50 bpm).
Assinale a opção que corresponde à classificação dos sintomas elaborada por J.T.Kent.
patognomônicos e individualizantes
objetivos e subjetivos
físicos e gerais
biopatográficos e da doença atual
gerais e particulares
Um paciente cirrótico foi atendido em um hospital, após primeiro episódio de hematêmese, que teve início havia duas horas. A pressão arterial e a frequência cardíaca registradas foram de 110 mmHg × 70 mmHg e 90 bpm, respectivamente.
De acordo com o consenso de BAVENOV e considerando o caso clínico acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Ligadura elástica de varizes ou cianoacrilato são indicados para o tratamento de sangramentos provenientes de varizes gastroesofágicas tipo 1 (GOV1).
Ainda a respeito das neoplasias de esôfago, assinale a opção correta.
O carcinoma epidermoide de esôfago apresenta comportamento insidioso, sendo raras as metástases linfáticas.
Mais de 50% dos carcinomas epidermoides de esôfago acometem o terço distal desse órgão.
No câncer de esôfago, basta o aspecto endoscópico típico para definir a acurácia diagnóstica.
O estadiamento do câncer de esôfago envolve apenas a avaliação clínica do paciente.
A doença do refluxo gastroesofágico, a erradicação da Helicobacter Pylori e a obesidade são fatores de risco para o adenocarcinoma de esôfago.
No que se refere às opções de tratamento dos transtornos mentais, julgue os itens que se seguem.
Todos os pacientes candidatos a eletroconvulsoterapia suspeitos de serem portadores de lesão cerebral expansiva devem ser submetidos a exames de imagem, pois tais lesões são contraindicações absolutas ao referido procedimento.
Cerca de 90% dos pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) e taxa de filtração glomerular menor que 25-30 mL/min apresentam anemia. Com relação a essa anemia, julgue os itens que se seguem.
A deficiência de ferro, a redução da meia-vida dos eritrócitos, as deficiências vitamínicas, as perdas sanguíneas decorrentes de disfunção plaquetária e principalmente a redução na produção de eritropoetina representam mecanismos fisiopatológicos da anemia em pacientes com IRC.
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, julgue os itens subsequentes.
As complicações relacionadas com a pré-medicação e a anestesia, com a inserção da agulha de pneumoperitônio e o trocarte, com a produção do pneumoperitônio e com o instrumental são frequentes em procedimentos videolaparoscópicos.
Com relação às neoplasias, julgue os itens seguintes. Recomenda-se a verificação da dosagem do PSA (prostate specific antigen) na urina dos trabalhadores com idade a partir de sessenta anos.
A síndrome de Stauffer está relacionada
à cistite enfisematosa.
ao câncer adrenal.
ao carcinoma de células renais.
à feocromocitoma.
à neoplasia endócrina múltipla tipo II.
Texto para as questões 31 e 32
Um homem com sessenta e cinco anos de idade possui histórico de três episódios depressivos nos últimos 10 anos. Ele obteve remissão de todos os episódios com uso de farmacoterapia por cerca de um ano. Todos os episódios foram graves, acompanhados de risco de suicídio, e se desenvolveram em um contexto de importante estressor psicossocial. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado um novo episódio depressivo grave com presença de pensamentos ocasionais de suicídio, sem plano específico. O paciente tem bom suporte familiar e a internação não foi considerada necessária naquele momento. Diferentemente dos episódios anteriores, no atual a família não identifica fatores estressores que podem ter funcionado como gatilho. Sua história médica é positiva para hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e arritmia atrial.Com base no caso clínico relatado acima, assinale a opção correta.
Venlafaxina e bupropiona também estão indicados como primeira escolha.
O tratamento de escolha envolve o uso de um ISRS com dose escalonada progressivamente a depender dos efeitos colaterais.
Deve-se prescrever um ISRS associado a carbonato de lítio, para que o risco de suicídio seja reduzido.
É obrigatório o tratamento com terapia de base analítica, para que conflitos psíquicos inconscientes sejam abordados e resolvidos, pois estes são provavelmente a causa das recaídas frequentes.
Tendo em vista a gravidade do quadro depressivo, a primeira escolha deve ser um antidepressivo tricíclico em alta dose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...