Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem, solteiro, com vinte e quatro anos de idade, procurou assistência médica por apresentar prurido peniano, iniciado havia três dias, seguido de disúria associada a corrimento uretral purulento, iniciada havia um dia. Durante a consulta, negou febre e informou ter relações sexuais com várias parceiras e, algumas vezes, sem o uso de preservativo. Coletado o material da secreção uretral, parte foi corada pelo método de Gram, que mostrou leucócitos contendo diplococos gram-negativos intracelulares, arranjados aos pares, e a outra parte do material foi enviada para cultura.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A principal hipótese diagnóstica é uretrite gonocócica.
Com relação ao transplante de medula óssea em crianças, assinale a opção correta.
A doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) é complicação que ocorre após a enxertia (pega) das células tronco do doador alogênico, o que ocorre entre o D7 e o D28 do tratamento.
A chance de óbito relacionado ao transplante varia de 20% a 50% nos transplantes com doador aparentado compatível nos 10 antígenos HLA regularmente testados, especialmente se o doador for CMV negativo.
Criança com neuroblastoma de alto risco (estadios III e IV com amplificação de MYC-N) não se beneficia do transplante autólogo como parte do tratamento, devendo receber doses terpêuticas de MIBG em substituição ao TMO.
De acordo com EBMT (European Group for Bloos and Marrow Transplantation), para pacientes com leucemia linfoide aguda de alto risco em primeira remissão, o transplante alogênico é recomendado, preferencialmente com doador não aparentado, uma vez que o efeito do enxerto contra a leucemia é mais evidente nessa situação.
A profilaxia da doença do enxerto contra o hospedeiro com ciclosporina e tracolimus deve ser iniciada no período de condicionamento, antes da infusão das células tronco do doador em transplantes alogêncios não aparentados com mismatch, pela alta frequência de DECH nessa situação.
A deficiência mental foi definida pela Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR), em 2006, como uma incapacidade caracterizada por importantes limitações tanto no funcionamento intelectual, quanto no comportamento adaptativo, expressas por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, todas com início antes dos dezoito anos de idade. Acerca desse tema, é correto afirmar que
fatores perinatais como rejeição dos pais ao cuidado da criança, abandono da criança pelos pais e falta de encaminhamento médico para serviços de intervenção hospitalar, não refletem diretamente no maior risco de retardo mental, conforme a AAMR.
as crianças com deficiência mental devem ser submetidas a uma bateria de avaliações que possibilite o esclarecimento etiológico, que pode envolver fatores pré-natais, perinatais e pós-natais.
a etiologia da deficiência mental é preponderantemente de causa genética poligênica.
a doença de Apert (acrocéfalo-sindactilia) caracteriza-se pela diminuição do diâmetro fronto-occipital, fronte alta e abaulada e está sempre relacionada à inteligência normal.
fatores sociais como pobreza, desnutrição materna, violência doméstica e falta de acesso ao cuidado pré-natal não são fatores de risco para o retardo mental, segundo a AAMR.
Um paciente com sete anos de idade apresentou crise convulsiva associada a retardo mental leve. A ectoscopia apresentou manchas hipopigmentadas em forma de folha, adenomas sebáceos, placas de Shagreen na região sacral e, no fundo de olho, lesão em amora. Na tomografia computadorizada (TC), observou-se calcificação do tipo gotejamento de cera de vela.
Nesse caso, a patologia desse paciente pode sersequela de infecção de infecção pelo CMV.
síndrome de Sturge-Weber.
esclerose tuberosa.
ataxia telangiectasia.
sífilis congênita.
A rizotomia seletiva dorsal é uma técnica utilizada em neurocirurgia pediátrica para tratamento de
distonia de torsão.
epilepsia de lobo temporal.
convulsões febris.
espasticidade na paralisia cerebral.
doença dos tiques (síndrome de Tourette).
A hipercalemia, elevação do potássio sérico acima de 5,5 mEq/L, pode ser classificada em leve, moderada e grave. Com base nessa classificação, assinale a opção que pode ocasionar aumento da oferta exógena de potássio.
coagulação intravascular disseminada
hematoma
hipercatabolismo
lise celular
infusão endovenosa de potássio iatrogênica
Acerca de febre em paciente neutropênico, assinale a opção correta.
Efeitos tóxicos decorrentes do uso de quimioterápicos não incluem episódios febris.
Infecções do trato urinário são as mais prevalentes em pacientes neutropênicos febris.
Em pacientes pediátricos, os casos de neutropenia febril raramente são tratados de maneira empírica, sendo muito comum a identificação do agente etiológico.
O uso de antimicrobianos de largo espectro representam-se efetivos na grande maioria dos tratamentos de febre em paciente neutropênicos.
Constituem etiologias mais comuns em casos de febre no paciente neutropênico infecções causadas por vírus, principalmente citomegalovírus e herpes.
O medicamento homeopático, ao atuar como estímulo, desencadeia no organismo reações que devem ser acompanhadas pelo homeopata para a correta avaliação da evolução do caso e a confirmação do prognóstico. Acerca de prognósticos, assinale a opção correta.
O diagnóstico clínico associado à propedêutica é importante referência para o médico homeopata no acompanhamento da evolução dos casos clínicos.
A homeopatia não dispõe de dados suficientes para o acompanhamento satisfatório dos casos clínicos no que diz respeito ao prognóstico.
Caso ocorra uma agravação dos sintomas relacionados à nosologia, deve-se intervir imediatamente, pois isso define um mau prognóstico.
O prognóstico do caso clínico na homeopatia é definido pelo medicamento prescrito.
Como a medicação homeopática é de ação suave, os prognósticos homeopáticos são sempre favoráveis à boa evolução dos casos clínicos.
Um paciente cirrótico foi atendido em um hospital, após primeiro episódio de hematêmese, que teve início havia duas horas. A pressão arterial e a frequência cardíaca registradas foram de 110 mmHg × 70 mmHg e 90 bpm, respectivamente.
De acordo com o consenso de BAVENOV e considerando o caso clínico acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O TAP/INR é um indicador confiável do status de coagulação em pacientes cirróticos.
Os tumores malignos de esôfago são uma das neoplasias malignas mais prevalentes no mundo, sendo considerado o sexto câncer mais comum em homens e o nono em mulheres, segundo a Sociedade Americana de Câncer. Com relação às neoplasias de esôfago, assinale a opção correta.
A cromoendoscopia é um método complexo e de alto custo recomendado para o diagnóstico da neoplasia precoce do esôfago.
Erosões profundas e áreas deprimidas da superfície da mucosa esofágica estão entre os achados endoscópicos do câncer precoce de esôfago.
A mucosectomia é o tratamento de escolha para o câncer precoce de esôfago.
O câncer precoce do esôfago corresponde a tumores limitados a região muscular da mucosa esofágica.
A estenose cáustica de esôfago é fator de alto risco para o desenvolvimento do adenocarcinoma do esôfago.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...