Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 31 e 32
A febre de origem indeterminada (FOI) pode ser definida pela presença de elevação da temperatura axilar acima de 37,8 °C, mensurada em vários momentos, pelo período mínimo de três semanas, e que se mantém sem causa aparente após uma semana de investigação hospitalar.Em relação à febre de origem indeterminada descrita acima, assinale a opção correta.
A investigação da FOI pela anamnese ou história clínica consiste em etapa de pouca importância, considerando a disponibilidade e o avanço dos recursos tecnológicos existentes na atualidade.
Apesar de pouco estudada, a febre de origem indeterminada consiste em nosologia muito frequente, mesmo em casos de internações hospitalares.
Não podem ser incluídos, no diagnóstico diferencial de FOI, erros ou má interpretação de exames laboratoriais, uso indiscriminado de antimicrobianos ou até mesmo deficiências no sistema de saúde pública.
Habitualmente os diagnósticos de FOI não se relacionam a causas infecciosas, neoplásicas ou inflamatórias.
Na abordagem de paciente com FOI, é imprescindível a realização de exame clínico minucioso, sistematizado e repetido.
unicismo
complexismo
pluralismo
organicismo
isopatia
Um paciente cirrótico foi atendido em um hospital, após primeiro episódio de hematêmese, que teve início havia duas horas. A pressão arterial e a frequência cardíaca registradas foram de 110 mmHg × 70 mmHg e 90 bpm, respectivamente.
De acordo com o consenso de BAVENOV e considerando o caso clínico acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pacientes com cirrose que apresentam hemorragia digestiva alta devem ter a antibioticoprofilaxia iniciada após a alta hospitalar.
Assinale a opção correta, no tocante aos tumores benignos do esôfago.
Lesões elevadas de forma séssil e coloração esbranquiçada caracteriza o papiloma de células escamosas, que é uma neoplasia epitelial benigna do esôfago.
O pólipo inflamatório do esôfago localiza-se no terço médio do esôfago e está associado a sintomas de refluxo gastroesofágico.
A acantose glicogênica, que são múltiplas placas esbranquiçadas ricas em glicogênio no esôfago, necessita de biópsia pelo alto risco de degeneração maligna.
O leiomioma é um tumor benigno do esôfago, classificado como tumor epitelial.
O aspecto endoscópico do leiomioma é de uma lesão plana, com superfície lisa localizada no terço médio ou distal do esôfago.
No que concerne à fibrose pulmonar idiopática, julgue os itens seguintes.
Devido ao prognóstico desfavorável, o tratamento farmacológico deve ser prescrito. Porém, a opção pela não realização desse tipo de tratamento pode ser adotada em pacientes acima de setenta anos de idade, quando se verifica, na tomografia computadorizada de tórax de alta resolução, presença de extensas áreas de faveolamento.
Com relação à psicopatologia, julgue os próximos itens.
Os estados crepusculares, assim como o estado hipnótico e de transe, são alterações qualitativas da consciência.
Em relação à tireoidite de Hashimoto, julgue os itens seguintes.
Nessa doença, a glândula tireoide frequentemente encontrase com aumento assimétrico de volume, sensível, quente, com consistência firme e flutuante ao toque, sob pele eritematosa.
Em relação à vesícula biliar e ao câncer de vesícula biliar, julgue os seguintes itens.
colecistectomia simples é suficiente para o tratamento de tumores de vesícula no estágio T1a e T1b.
Acerca da anemia hemolítica autoimune (AHAI), que pode ser classificada de acordo com a temperatura de reatividade dos anticorpos aos eritrócitos, julgue o item a seguir. Os anticorpos que reagem à temperatura corporal são predominantemente do tipo IgA, raramente são IgG ou IgM, estando a maioria dos casos de AHAI relacionada a anticorpos classificados como frios.
Durante a realização das suturas de fixação da bexiga psoica, devese ter o cuidado para não lesar
o nervo obturador.
o nervo genitofemural.
a artéria ilíaca externa.
a veia ilíaca externa.
o nervo ilioinguinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...