Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de insuficiência adrenal, julgue os itens subsecutivos.
Na adrenalite autoimune, a síndrome poliglandular tipo 2 ou síndrome de Schmidt é caracterizada por insuficiência adrenal, hipotireoidismo e candidíase mucocutânea.
Com referência a linfoma pediátrico, assinale a opção que apresenta moléculas que podem ser objeto de terapia alvo com anticorpos monoclonias.
AF4/MLL
CD20, CD30
MYC, HER-2
EGFR
BCR/ABL
Com relação às alterações clínicas e à terapia hormonal e não hormonal no climatério, julgue os itens subsequentes.
O uso dos bisfosfonatos na prevenção de fraturas osteoporóticas é seguro e sua ação consiste na redução da reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos, resultando em diminuição da atividade e aumento da apoptose dessas células.
Os pais de um bebê com três meses de vida levaram o filho ao consultório médico. Lá, relataram que o teste da orelhinha, realizado ao nascimento da criança, indicava ausência de respostas em ambas as orelhinhas, tendo sido repetido aos três meses, com o mesmo resultado. O especialista solicitou, então, aos pais que retornassem à consulta quando o bebê completasse seis meses de vida. Decorrido esse período, ao examinar o bebê, o médico atestou o resultado normal da otoscopia, e solicitou os exames audiológicos, cujos resultados confirmaram ausência de emissões otoacústicas bilateralmente e ausência de respostas aos potenciais evocados auditivos do tronco encefálico.
Nessa situação, a conduta mais adequada do médico seria,informar aos pais que ainda não ocorreu a maturação neurológica do bebê e, por isso, os testes não apresentaram resultados normais e solicitar que retornem à consulta em um ano para novos exames; caso se confirmem as alterações, indicar implante coclear na criança a partir dos dois anos de vida.
informar aos pais que ainda não ocorreu a maturação neurológica do bebê e, por isso, ele não apresentou resultados normais, e solicitar que retornem à consulta, em um ano e seis meses.
orientar os pais sobre a necessidade do uso do aparelho de amplificação sonora individual bilateral assim que a criança completar seis meses de vida e encaminhá-los a um centro de saúde auditiva preparado para oferecer o implante coclear à criança o quanto antes.
comunicar aos pais da necessidade do uso do aparelho de amplificação sonora individual bilateral após os dois anos de vida da criança e solicitar novos exames após um ano de vida da criança para assim, caso necessário, encaminhá-los a um centro de saúde auditiva preparado para oferecer implante coclear.
informar aos pais que ainda não ocorreu a maturação neurológica do bebê e, por isso, os testes não apresentaram resultados normais e solicitar que retornem à consulta em um ano para novos exames.
Existem várias doenças neurológicas associadas à surdez. Assinale a opção que apresenta a mitoncodriopatia mais comumente associada à surdez.
epilepsia mioclônica com ragged-red fibers (MERRF)
fenilcetonúria
hiperglicinemia não cetótica
neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON)
doença de Refsum
Uma paciente, com sessenta e oito anos de idade, apresentou queixa de parestesia no mento e no lábio inferior do lado direito, sem dor. Diante desse quadro clínico, assinale a opção em que é apresentada a melhor explicação para esse sintoma.
lesão parcial do nervo hipoglosso
lesão do nervo glossofaríngeo
carcinomatose de base de crânio
lesão parcial do nervo facial
AVC em cápsula interna
Em relação às infecções relacionadas às válvulas para hidrocefalia em crianças, assinale a opção correta.
São mais comuns em crianças acima de cinco anos de idade que em lactentes e prematuros.
A retirada da válvula infectada com implante de derivação ventricular externa pode ajudar o tratamento da infecção.
A bactéria mais comumente encontrada em infecções de válvula na infância é a Escherichia coli por estar presente no canal do parto.
A maioria das infecções aparece após um ano de implante da válvula.
Quando houver sinais clínicos de ventrículo em fenda (slit ventricle), deve-se pensar em infecção da válvula.
Nos Estados Unidos da América, um em cada quatro pacientes que desenvolvem uremia é diabético, o que demonstra o envolvimento histopatológico renal no diabetes melito (DM). Considerando o DM e sua relação com a doença renal, assinale a opção correta.
Uma das complicações renais frequentes antes da adolescência é a glomérulo esclerose diabética (Síndrome de Kimmestil- Wilson) no DM tipo I.
A microalbuminúria clínica está presente quando a taxa de excreção urinária de albumina é menor que 20 mcg/min.
Na nefropatia diabética, há diminuição da membrana basal glomerular, especialmente na lâmina densa.
Na nefropatia diabética, há alargamento mesangial, com aumento da matriz (glomérulo esclerose difusa).
No DM insulino-dependente, geralmente, a proteinúria se desenvolve nos primeiros dois anos da doença.
No estudo de uma patogenesia, deve-se identificar os sintomas que levarão à correta prescrição do medicamento. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Os sintomas das patogenesias são inferiores, quanto à qualidade, aos sintomas das matérias médicas clínicas.
Hahnemann não admitiu que suas observações sobre as patogenesias fossem passíveis de novas críticas e correções, criando regras em seus escritos.
Após muitas tentativas, Hahnemann concluiu ser impossível realizar patogenesias com substâncias inertes.
Quanto mais débeis forem as doses da substância utilizada na experimentação, mais elas serão capazes de produzir sintomas isolados, que serão os sintomas essenciais para a prescrição.
Ao utilizar doses ponderais e repetidas, obtêm-se sintomas em maior número, com maior distinção das particularidades da substância.
Um paciente cirrótico foi atendido em um hospital, após primeiro episódio de hematêmese, que teve início havia duas horas. A pressão arterial e a frequência cardíaca registradas foram de 110 mmHg × 70 mmHg e 90 bpm, respectivamente.
De acordo com o consenso de BAVENOV e considerando o caso clínico acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O uso de droga vasoativa está indicado o mais precoce possível, antes mesmo da endoscopia, e deverá ser mantida por cinco dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...