Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, sexo masculino, portador de roncos e sonolência diurna, IMC de 23 kg/m2, submeteu-se à polissonografia, que evidenciou índice de apneia e hipopneia de 19/hora, sendo quase totalmente de apneias obstrutivas, além de um tempo de SpO2 < 90% de 7% do tempo total de sono.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Se não for tratado, o paciente poderá apresentar hipertensão arterial e impotência como consequência da apneia.
Um homem de sessenta e dois anos de idade, pneumopata crônico (DPOC), foi atendido em pronto-socorro apresentando tontura, dispneia, mal-estar e pico hipertensivo (pressão arterial de 228 mmHg × 136 mmHg). Durante o exame inicial, o quadro clínico do paciente evoluiu, tendo ele apresentado cianose de extremidades, taquidispneia (frequência respiratória de 32 irpm) e taquicardia (frequência cardíaca de 112 bpm). Na oximetria, a saturação de O2 foi de 80%, e o paciente apresentou estertores até o terço médio dos pulmões.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.
Dado o paciente sofrer de edema agudo de pulmão secundário à hipertensão arterial, a disfunção diastólica é o fator determinante na fisiopatologia da insuficiência cardíaca.
A respeito de rastreamento, julgue os itens a seguir.
A maioria das pacientes com diagnóstico de câncer de mama já deveria, possivelmente, apresentar a doença cinco ou dez anos antes da sua detecção.
Em um paciente submetido à cirurgia de médio risco, como uma ressecção anterior do reto, o procedimento mais eficaz na prevenção da embolia pulmonar pós-operatória é o (a)
deambulação precoce.
ligação superficial da veia safena.
elevação das pernas.
uso de compressão pneumática intermitente nas pernas.
uso de meias elásticas.
Acerca de pericardite aguda, assinale a opção correta.
O eletrocardiograma revela supradesnivelamento de ST com padrão convexo na pericardite aguda.
A dor torácica, na pericardite aguda, pode ser eliminada com o uso de nitroglicerina.
Na pericardite aguda, a dor torácica piora quando o paciente fica sentado ou inclinado para frente.
Na pericardite aguda, a inspiração faz com que a dor torácica melhore.
O tratamento antiarrítmico com procainamida pode desencadear pericardite aguda.
Um paciente de cinquenta anos de idade chegou ao pronto-socorro com níveis alterados de pressão arterial, que foram prontamente controlados. O paciente foi internado e, um dia após a internação, a anotação da diurese revelou 200 mL em 24 horas, tendo os exames de laboratório mostrado nível de ureia de 150 mg/dL e de creatinina de 3 mg/dL.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A razão ureia/creatinina maior que 20 é um fator contrário ao diagnóstico de insuficiência pré-renal.Com relação à crise de asma em pacientes idosos, assinale a opção correta.
O uso de medicamentos sistêmicos, em detrimento dos inalados, são preferíveis entre os idosos, dada às dificuldades técnicas de inalação.
Pacientes idosos relatam tosse e chiado na mesma proporção que os jovens, porém queixam-se menos de dispneia para um dado nível de limitação de fluxo aéreo.
A positividade dos testes cutâneos e o nível de IgE apresentam, em média, os mesmos resultados daqueles presentes na asma do jovem.
A incidência de asma diagnosticada na idade adulta é menor entre as mulheres em reposição hormonal, quando comparadas com as mulheres no climatério sem reposição hormonal.
O diagnóstico de asma é prejudicado em pacientes idosos, porque cerca de 50% dos idosos não conseguem executar as manobras espirométricas.
Texto para as questões 33 a 35
Uma paciente com quinze anos de idade, previamente hígida, relatou metrorragia de grande intensidade, acompanhada do surgimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, com início havia cerca de uma semana. Relatou, ainda, que, havia cerca de um mês, começou a apresentar fadiga e seus pais notaram palidez cutâneo mucosa. Na admissão, o exame físico mostrou, além dos sinais previamente citados, hepatomegalia discreta, hemorragias conjuntivais e na mucosa oral. A radiografia de tórax não revelou sinais de alargamento mediastinal. O hemograma apresentou os seguintes resultados: hemoglobina = 5,0g/dL; plaquetas = 40.000; leucócitos = 30.000céls/mm3. A análise citológica do esfregaço do sangue periférico indicou presença de cerca de 20% de leucócitos de tamanho aumentado, núcleos de aspecto bilobulado, citoplasma com grânulos e bastonetes de Auer.A complicação aguda mais frequente relacionada ao início do tratamento da doença apresentada pela paciente é
distúrbio da hemostasia.
síndrome de lise tumoral.
síndrome mediastinal superior.
síndrome de veia cava superior.
síndrome de hipertensão intracraniana.
Com relação à assistência ao parto, julgue os itens seguintes.
Algumas das contraindicações para a aplicação do fórceps são a presença de infecções maternas por hepatite B ou C e pelo HIV.
Assinale a opção correta acerca da otosclerose.
Nessa doença, o registro das emissões otoacústicas normalmente encontra-se ausente.
A otosclerose pode incindir em outros locais além da cápsula ótica, inclusive, fora do osso temporal, apresentando, portanto, outros sintomas além da perda auditiva.
Essa doença é mais comum na raça negra.
Não há predisposição familiar descrita para essa doença.
Sendo a otosclerose primariamente uma doença óssea, a perda auditiva é exclusivamente do tipo condutiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...