Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos protocolos internacionais adotadas pelo Brasil para o atendimento a pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os itens que se seguem.

As compressões torácicas devem ser realizadas mesmo quando o desfibrilador estiver carregando a carga.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), julgue os itens subsequentes.

O PROVAB é um programa nacional de provimento e fixação de profissionais de saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que é apresentada a estrutura de onde deriva o músculo cremáster.

  • A.

    músculo obturador interno

  • B.

    músculo transverso abdominal

  • C.

    músculo oblíquo interno

  • D.

    músculo oblíquo externo

  • E.

    fáscia transversalis

  • A.

    marca-passo com falha de sensibilidade do tipo oversensing

  • B.

    marca-passo com falha de comando

  • C.

    marca-passo normofuncionante, em portador de Mal de Parkinson

  • D.

    parada sinusal

  • E.

    marca-passo com falha de sensibilidade do tipo undersensing

Um paciente de quarenta anos de idade, atendido em consultório médico para exame periódico de saúde, negou qualquer sintoma clínico e relatou que nunca procurara atendimento médico após ter entrado na idade adulta. Informou ser sedentário e fumar vinte cigarros por dia, desde os dezesseis anos de idade. O exame físico mostrou índice de massa corporal de 30 Kg/m2 e pressão arterial de 170 mmHg × 100 mmHg, não alterada à mudança da posição corporal. A medida da frequência cardíaca indicou 100 bpm, tendo sido identificada a presença de quarta bulha cardíaca. O exame de fundo de olho mostrou estreitamento de artérias com algumas áreas de hemorragia.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

Uma medida que se impõe ao paciente é a adoção de dieta rica em frutas e vegetais, com redução do sal e da gordura saturada.

  • E. Errado
  • C. Certo

Assinale a opção em que é apresentado o sinal componente do escore de Wells para o diagnóstico de trombose venosa profunda.

  • A.

    sinal da Bandeira

  • B.

    edema assimétrico com diferença de mais de 3 cm no perímetro na panturrilha

  • C.

    assimetria de pulso

  • D.

    eritema no membro comprometido

  • E.

    sinal de Homas

Assinale a opção que contém as complicações tardias mais comuns relacionadas ao tratamento quimioterápico e radioterápico para doença de Hodgkin.

  • A.

    infertilidade, câncer de mama, fibrose pulmonar

  • B.

    herpes zoster, citomegalovirose e câncer de mama

  • C.

    infertilidade, câncer de colo uterino e diabetes melito

  • D.

    câncer de mama, infertilidade, fibrose pulmonar e citomegalovirose (CMV)

  • E.

    papilomavírus, câncer de mama e câncer gástrico

Considerando as complicações obstétricas na fase da gravidez, julgue os itens que se seguem.

A toxemia gravídica está associada à maior incidência de parto pretermo, entre outras causas, porque ocasiona maior responsividade uterina à ocitocina, bem como à maior incidência de hipersistolia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos tumores malignos nas glândulas salivares, assinale a opção correta.

  • A.

    Os tumores nas glândulas parótidas são mais comuns e os tumores benignos mais frequentes que os malignos.

  • B.

    O carcinoma espinocelular é o tumor maligno mais comum nas glândulas salivares.

  • C.

    O carcinoma mucoepidermoide ocorre somente nas glândulas maiores, sendo mais comum na submandibular.

  • D.

    O carcinoma adenoide cístico ocorre mais frequentemente em homens e seu diagnóstico só é possível com o estudo histológico, não sendo, portanto, diagnosticado por punção aspirativa por agulha fina.

  • E.

    O carcinoma ex-adenoma é um tumor de ótimo prognóstico e apresenta crescimento muito lento.

Um paciente, com treze anos de idade, apresenta síndrome clínica caracterizada por dificuldade de soltar objetos, fraqueza distal em mãos e pés, face do tipo gota, ptose palpebral bilateral e bloqueio de ramo esquerdo cardíaco com hemibloqueio anterior direito.

Com base nesse quadro clínico, assinale a opção que apresenta a seguinte doença neurológica do referido paciente.

  • A.

    mucopolissacaridose

  • B.

    doença de Tangier

  • C.

    doença de chagas congênita

  • D.

    miopatia de nemalínica

  • E.

    doença de Steinert

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...