Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No diagnóstico diferencial das doenças neurológicas, o uso de exames complementares é frequente. A utilização desses exames, no entanto, deve ser auxiliar e apropriada. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A eletroneuromiografia pode auxiliar no diagnóstico diferencial entre doença de Lyme e doença de Hansen.
Constitui critério diagnóstico para displasia broncopulmonar (DBP) moderada em recém-nascido prematuro nascido com idade gestacional abaixo de trinta e duas semanas a dependência de oxigênio acima de 21%
por 28 dias ou mais e respirando em FiO2 igual ou maior que 30% e ou pressão positiva (CPAP/IMV) com 56 dias de idade pós-natal ou na alta (o que ocorrer primeiro).
com idade pós-natal acima de 28 dias e abaixo de 56 dias ou na alta (o que ocorrer primeiro).
por 28 dias ou mais e respirando em FiO2 = 21% com 36 semanas de idade pós-concepcional corrigida ou na alta (o que ocorrer primeiro).
por 28 dias ou mais e respirando em FiO2 abaixo de 30% com 56 dias de idade pós-natal ou na alta (o que ocorrer primeiro).
por 28 dias ou mais e respirando em FiO2 abaixo de 30% com 36 semanas de idade pós-concepcional corrigida ou na alta (o que ocorrer primeiro).
Acerca do quimioterápico bortezomibe, utilizado no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo, assinale a opção correta.
A associação do bortezomibe com dexametasona e ciclofosfamida demonstra resultados promissores no controle do mieloma múltiplo em pacientes candidatos ao transplante de medula óssea.
Exerce impacto negativo na mobilização de células-tronco hematopoiéticas para auto transplante.
O paciente deve ser avaliado pelo odontólogo, haja vista o risco de osteonecrose de mandíbula.
Está relacionado a fenômenos tromboembólicos. Assim, os pacientes em uso desta medicação devem ser anticoagulados.
Um paciente, restrito ao leito, apresenta úlcera de decúbito e necessita da prescrição de um recurso capaz de estimular a cicatrização da pele no local.
O recurso mais adequado para esse caso éa estimulação elétrica funcional (FES).
o laser.
o forno de Bier.
o infravermelho.
a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS).
Um paciente de dezenove anos de idade relatou crises de dispneia e chiado torácico ocorridas desde a infância, desencadeadas por poeira ou cheiro forte, aliviadas com uso de fenoterol. No último ano, apresentou sintomas diários, acordando pelo menos uma ou duas vezes durante as madrugadas por causa da dispneia. A radiografia de tórax foi normal e a espirometria indicou disfunção obstrutiva, com volume expirado forçado no primeiro segundo (VEF1) igual a 53%.
Considerando as informações desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente deve receber, no mínimo, corticoide inalado e beta-agonista de longa duração.
Com base nos protocolos internacionais adotadas pelo Brasil para o atendimento a pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os itens que se seguem.
A manutenção de via aérea patente com ventilação adequada não consiste em ação prioritária no atendimento de paciente com PCR.
Acerca do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), julgue os itens subsequentes.
O Distrito Federal, apesar da baixa cobertura da estratégia de saúde da família (ESF), apresentou alta adesão ao PMAQ.
Assinale a opção em que é apresentado o tratamento mais recomendado para o megaesôfago chagásico sintomático.
uso de sonda nasoenteral
esofagomiotomia
uso de antiespasmódicos
dilatação endoscópica
procedimentos antirrefluxo
A indicação classe I (absoluta) para implante de marca-passo cardíaco artificial definitivo ocorre em casos de bloqueio
de ramo alternante, irreversível, com tontura recorrente.
bifascicular, assintomático.
atrioventricular do primeiro grau, irreversível, com síncope, de localização intra ou infra-HIS.
atrioventricular tipo II, com QRS estreito, assintomático, irreversível.
atrioventricular total (BAVT) congênito, com QRS estreito, má resposta cronotrópica e arritmia ou QT longo, assintomático.
Um paciente de trinta e cinco anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica para avaliar o quadro de diarreia, iniciado nove meses atrás, se manifestava de forma intermitente, associado a cólica abdominal e a eliminação de fezes volumosas de aspecto gorduroso, sem sangue ou pus. O paciente relatou perda de doze quilos nesse período, ou seja, mais de 10% do peso corpóreo anterior, e negou consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas. Não foram detectadas alterações por meio do exame físico.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Dada a inexistência de sinais de sangramento nas fezes, a pesquisa de ovos e parasitas nas fezes é desnecessária.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...