Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas informações apresentadas, julgue os itens de 87 a 90.
A paciente apresenta distúrbio metabólico denominado de cetoacidose diabética.
As infecções respiratórias agudas são situações frequentes na prática do médico de família. A respeito das infecções respiratórias agudas, julgue os itens que se seguem.
A epiglotite deve ser considerada quando, ao exame da orofaringe, é observado edema de epiglote. Odinofagia intensa, sialorreia e estridor são sinais de obstrução respiratória iminente e, no caso de crianças menores, o paciente deve ser encaminhado pelo médico de família à emergência do hospital de referência.
A hernioplastia inguinal é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Assim sendo, a orquite isquêmica, uma das possíveis e indesejadas complicações pós-operatórias da hernioplastia inguinal, ocorre devido à lesão
da artéria cremastéria.
do plexo pampiniforme.
do vaso deferente.
da artéria epigástrica inferior.
da artéria testicular.
Com referência à insuficiência cardíaca e drogas de uso cardiovascular na criança, assinale a opção correta.
A dopamina, em baixas doses, estimula os receptores alfa1- adrenérgicos e provoca vasodilatação.
A alcalose metabólica, a hiperuricemia e a hiperglicemia são efeitos colaterais que podem surgir pelo uso de diuréticos tiazídicos em crianças.
A hidralazina age produzindo redução da resistência venocapilar periférica.
A digoxina reduz o tônus parassimpático e a sensibilidade da norepinefrina endógena.
O aumento do QTc e a amplitude da onda T são sinais dos efeitos digitálicos ao eletrocardiograma.
A angina pectoris é uma expressão clínica da isquemia miocárdica que, do ponto de vista fisiopatológico, ocorre quando a demanda de oxigênio miocárdico supera a oferta de oxigênio. Considerando os determinantes da demanda e da oferta de oxigênio miocárdico e a principal causa associada à isquemia do miocárdio, assinale a opção que representa o principal distúrbio etiofisiopatogenético causador de insuficiência coronariana.
incremento na pré-carga de trabalho do coração
redução na massa muscular miocárdica
diminuição do fluxo sanguíneo coronariano
diminuição da contratilidade cardíaca
redução na frequência cardíaca
Texto para as questões de 35 a 37
Uma mulher com sessenta e seis anos de idade é portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, com evolução clínica estável no momento da avaliação, sem critérios para cor pulmonale. A gasometria evidenciou PaO2 = 51 mmHg; PaCO2 = 53 mmHg; pH = 7,38; BE + = 5,7. Após 30 minutos sob oxigenoterapia por cateter nasal, a 1,5 L/minuto, os sintomas da paciente permaneceram sem alterações.Com base no caso clínico acima apresentado, é correto afirmar que o motivo do aumento da hipercapnia é
a redistribuição do fluxo sanguíneo para áreas mal ventiladas.
a toxicidade pulmonar pelo oxigênio.
a inibição do estímulo à ventilação dada pela hipoxemia.
o surgimento de uma zona de alto quociente V/Q após a oxigenoterapia.
o aumento do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo pulmonar total.
Assinale a opção que apresenta doença com taxa de mortalidade de 90% que ocorre em receptores de transplante de medula óssea, pacientes com síndrome de imunodeficiência congênita, pacientes com doença de Hodgkin cujo mecanismo de ação está relacionado ao uso de hemocomponentes sem irradiação.
doença do enxerto relacionado a transfusão
doença venooclusiva hepática
doença linfoproliferativa crônica relacionada ao Epstein Barr
infecção por pneumocistose
infecção por citomegalovírus
A coqueluche é uma infecção aguda do trato respiratório, bem descrita desde os anos 1500. O uso generalizado da vacina antipertussis resultou em um declínio de mais de 99% dos casos. Com relação a essa doença, julgue os itens seguintes.
A leucocitose (15.000-10.0000 células/mm3) atribuída à eosinofilia absoluta é característica da fase catarral.
As neuroviroses são etiologias importantes que devem ser sempre consideradas em diagnósticos diferenciais. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O vírus HIV é causa de polineuropatia.A respeito do bloqueio atrioventricular total (BAVT) no período neonatal, assinale a opção correta.
Colagenose materna parece ser o fator etiológico mais importante do BAV congênito.
Nos quadros de lúpus, anticorpos maternos atravessam a placenta e levam a alterações estruturais do coração fetal em desenvolvimento.
A associação de BAV congênito com cardiopatias estruturais é rara, ocorrendo em menos de 10% dos casos.
O ECG do BAVT revela dissociação na repolarização ventricular. Nos RNs, a frequência cardíaca situa-se abaixo de 100 bpm.
O BAVT é definido como a contração dos átrios dependente dos ventrículos e pode ser congênito ou adquirido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...