Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As neuroviroses são etiologias importantes que devem ser sempre consideradas em diagnósticos diferenciais. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na mielopatia associada ao HTLV-1, entre os exames complementares neurofisiológicos que podem ser indicados está a eletromiografia com estudo das ondas F.
Com relação às opções terapêuticas para o tratamento da taquicardia supraventricular no período neonatal, é correto afirmar que
a cardioversão elétrica está indicada quando houver sinais de baixo débito e deverá ser a conduta de escolha quando as outras medidas não tenham tido sucesso, na dose de 1 a 2 joule/kg após sedação.
as crises, mesmo esporádicas, de curta duração e com reversão espontânea, necessitam de tratamento.
não se deve usar a manobra Vagal no período neonatal, uma vez que existe o elevado risco de vômitos e, consequentemente, de broncoaspiração.
a adenosina é uma opção para o recém-nascido sintomático na dose de 0,1 a 0,2 mg/kg EV rápido (1 a 2 segundos) em bolus, máximo 12mg. Poderá ser repetida a cada 2-4 minutos. Não se deve exceder a dose de 0,25mg/kg ou 12mg no total.
a amiodarona é outra droga útil aos recém-nascidos sintomáticos, devendo-se utilizar uma dose de ataque de 10 mg/kg em 30-60min EV, com monitorização cardíaca e controle rigoroso durante toda a infusão, devido ao risco de assistolia.
Um paciente, com quarenta e cinco anos de idade, apresentou quadro crônico de pancitopenia e esplenomegalia. A avaliação da medula óssea revelou infiltração por células linfoides, com reação positiva para CD19, CD20, CD25, CD103 e para anexina A1.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável élinfoma de Hodgkin.
tricoleucemia.
leucemia linfocítica crônica.
linfoma de MALT.
doença de Gaucher.
Um paciente com sequela de fratura de Colles e de fratura da patela apresenta como queixa principal limitação da ADM no punho e no joelho.
Com base no caso clínico acima, assinale a opção em que se indica a região de referência para o eixo do goniômetro para mensurar, respectivamente, os movimentos de abdução da mão e de flexão da perna.processo estiloide da ulna e tuberosidade da tíbia
cabeça do rádio e tróclea femoral
processo estiloide do rádio e cabeça da fíbula
face dorsal da articulação radiocárpica e epicôndilo lateral do fêmur
face palmar da articulação radiocárpica e epicôndilo medial do fêmur
Um paciente, de quarenta e cinco anos de idade, em avaliação de rotina, apresentou pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg. O exame parcial de urina revelou proteína 2+, hemoglobina 3+ e hemácias e cilindros eritrocitários. Os antecedentes mórbidos pessoais revelaram indivíduo saudável, mas com tratamento recente de infecção em orofaringe com cefalexina e naproxeno por dez dias. O nível sérico de creatinina é de 3,0 mg/dL. O ultrassom renal revelou rins de tamanho normal.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
A agressão renal por IgA é comumente encontrada nesse quadro.
As complicações crônicas do diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, estão associadas a elevados custos e aumento da morbimortalidade. Acerca da prevenção e manejo dessas complicações, julgue os itens subsecutivos.
A prevenção de amputações decorrentes do pé diabético envolve estratégias como o exame clínico dos pés de pacientes diabéticos a cada consulta, redução do tabagismo, manter boa hidratação cutânea dos pés, evitar traumas externos e a utilização de calçados que não provoquem pressão em extremidades ósseas.
No tratamento de um câncer gástrico, o tipo de gastrectomia (total ou subtotal) e a extensão da linfadenectomia dependerão principalmente
do acometimento ganglionar.
da localização do tumor.
da idade do paciente.
do tamanho do tumor.
do grau de diferenciação do tumor.
Com relação à transposição das grandes artérias (TGA), assinale a opção correta.
O tratamento cirúrgico de escolha para a TGA é a operação de Jatene, com correção da anatomia dos vasos e mantendo-se as coronárias sem translocação.
A TGA com comunicação interventricular é o subtipo mais comum.
A evolução natural da TGA é bastante desfavorável, principalmente no subtipo com septo íntegro, com apenas 4% de sobrevida em um ano.
Quando existe obstrução da via de saída do ventrículo direito associada, o quadro clínico da TGA é idêntico ao da tetralogia de Fallot.
No tratamento clínico, logo após o parto, o uso de prostaglandina E1 não traz benefícios.
Texto para as questões de 45 a 49
Uma jovem com dezesseis anos de idade procurou assistência médica apresentando dor, edema, calor e limitação de movimentos nas grandes articulações (joelho e cotovelo), de forma assimétrica e migratória. A paciente relatou também que teve, durante três dias, febre de 38 ºC. No primeiro dia, informou dispneia aos médios esforços. O exame clínico da paciente mostrou: pressão arterial de 115 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca = 120 bpm, afebril (36,8 ºC), com palidez cutânea, mucosas normocoradas, exame cardiovascular: ictus cordis localizado no 6º espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior esquerda, ritmo cardíaco regular taquicárdico, em três tempos com galope protodiastólico, bulhas hipofonéticas, sopro holossistólico, grau IV de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar média esquerda, sem modificação com a manobra de Rivero- Carvallo, presença de atrito pericárdico mais bem audível na região paraesternal esquerda baixa, presença de discretos estertores inspiratórios em terços inferiores de ambos hemitórax, dor, edema, rubor e restrição de movimento da articulação do cotovelo direito, sem outras alterações clínicas. O eletrocardiograma (ECG) de doze derivações mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular média de 118 bpm, SÂQRS = +10º, baixa voltagem periférica, intervalo PR prolongado, extrassístoles ventriculares isoladas e monomórficas, alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O radiograma torácico (projeções póstero-anterior [PA] e perfil, com o esôfago constratado) mostrou: índice cardiotorácico igual a 0,58, sendo que na projeção PA havia deslocamento para baixo e para fora do terceiro arco, que era longo e único, ápex cardíaco mergulhando no diafragma; e no perfil observou-se convexidade posterior proeminente e bordo ventricular esquerdo situado a mais de 2 cm para trás da veia cava inferior e sinais de conCom relação ao caso clínico anteriormente apresentado, os dados informados no laudo da radiografia de tórax permitem concluir que a paciente apresenta aumento do(a)
átrio esquerdo, da artéria pulmonar e do ventrículo direito.
ventrículo direito, de forma isolada.
aorta e do ventrículo esquerdo.
ventrículo esquerdo, de forma isolada.
artéria pulmonar e do ventrículo direito.
Texto para as questões de 31 a 33
Um homem com cinquenta e cinco anos de idade, procedente do estado do Tocantins, onde trabalhava como agricultor, relatou dispneia progressiva, iniciada havia cinco meses, associada à tosse pouco produtiva, com escarro amarelado, cerca de 50 ml ao dia. O paciente relatou tabagismo de 35 maços/ano. Além da dispneia, o exame físico evidenciou emagrecimento, leve cianose, crepitações bilaterais e sibilância discreta, sem outros achados. A radiografia do tórax mostrou opacidades peri-hilares bilaterais com certa simetria, tipo retículo-nodular, que ocupavam campos pulmonares médios e inferiores, além de uma pequena lesão cavitária. A biópsia revelou inflamação e fibrose, formação de granulomas e elementos ovalados tipo Mickey Mouse.Ainda com relação ao quadro clínico apresentado, é correto afirmar que a conduta mais adequada a esse caso é
administrar rifampicina, etambutol, isoniazida e pirazinamida.
administrar itraconazol 100 mg, duas vezes ao dia, por, no mínimo, seis meses.
coletar lavado bronco-alveolar para culturas de micobactérias e fungos.
repetir a biópsia, separando-se fragmento para culturas.
iniciar a corticoterapia imediatamente com prednisona 60 mg, associada à profilaxia com isoniazida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...