Lista completa de Questões de Medicina da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, acerca da sensibilidade.
Geralmente, a perda sensitiva que afeta um membro inteiro é devida a lesão periférica.
Uma mulher com trinta e dois anos de idade, usuária de dispositivo intrauterino (DIU), compareceu ao consultório de ginecologia com queixa de dispareunia, sinusorragia, dor abdominal leve, infraumbilical, e corrimento transvaginal amarelado havia cinco dias. O exame clínico mostrou paciente em bom estado geral, corada, afebril; o exame especular evidenciou colo e paredes vaginais hiperemiados, secreção amarelada no fundo do saco vaginal; ao toque vaginal foram constatados colo anterior, útero retrovertido, doloroso à mobilização, fundo do saco vaginal livre.
Com referência ao caso clínico descrito acima e a aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.
Taxas de abscesso tubovariano em pacientes com AIDS são iguais às da população sem essa imunodeficiência.
A respeito de documentos médico-legais declarações relativas a matérias de interesse jurídico feitas, por escrito, pelo médico , julgue os itens que se seguem.
No atestado de óbito, a causa básica da morte deve corresponder à doença ou lesão que iniciou a cadeia de eventos patológicos que conduziram diretamente à morte, ou as circunstâncias do acidente ou violência que produziram a lesão fatal.
Texto para as questões de 32 a 34
Uma jovem de vinte anos de idade, durante consulta ambulatorial, relatou dispneia aos esforços e edema de membros inferiores. Informou ter apresentado vários episódios de amigdalite durante sua adolescência. Ao exame clínico estava afebril, acianótica, frequência cardíaca de 85 bpm, pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, com discreto edema, mole, frio e indolor nos pés. O exame cardiovascular mostrou ritmo cardíaco regular em dois tempos; hiperfonese da primeira bulha em área mitral; presença de hiperfonese; e desdobramento amplo e fixo da segunda bulha em foco pulmonar. Na área mitral, foi auscultado estalido de abertura da mitral, seguido de sopro diastólico (grau 3) e reforço pré-sistólico; na área pulmonar foi auscultado sopro sistólico (grau 3), sem irradiação. O restante do exame físico não apresentou anormalidades. O ECG de doze derivações revelou ritmo sinusal, sobrecarga atrial esquerda e bloqueio incompleto pelo ramo direito. A radiografia de tórax evidenciou sinais de hiperfluxo pulmonar, sem sinais de congestão pulmonar veno-capilar, aumento discreto da área cardíaca à custa do ventrículo direito e dilatação do tronco da artéria pulmonar.Assinale a opção que apresenta um dos critérios eletrocardiográficos indicativos da sobrecarga atrial esquerda revelada no ECG da paciente.
Diminuição da amplitude do complexo QRS na derivação V1, com evidente aumento dessa amplitude na derivação V2.
Onda P pontiaguda, com amplitude aumentada (maior que 2,5 mm), nas derivações D2, D3 e aVF.
Desvio do eixo elétrico da onda P (SÂP) para a direita (acima de +80º) no plano frontal.
Amplitude inicial da onda P aumentada (maior que 1,5 mm) nas derivações V1 e V2.
Componente final negativo da onda P na derivação V1 com duração > 40 ms e amplitude negativa nessa derivação maior ou igual a 1 mm.
Julgue os itens a seguir, acerca das recomendações constantes nas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero para mulheres sem história prévia de lesões precursoras do câncer do colo uterino.
Os exames citopatológicos devem seguir até os sessenta e quatro anos de idade e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames consecutivos negativos nos últimos cinco anos.
A partir dos anos 90 do século passado, após as primeiras publicações de Ralph Clayman, a opção pela cirurgia laparoscópica ganhou importante destaque no arsenal terapêutico urológico e, por extensão, produziu conhecimentos significativos também para o tratamento de pacientes com quadros clínicos relacionados a outras especialidades médicas. Nesse sentido, julgue os itens seguintes, acerca desse procedimento cirúrgico.
Em pacientes com restrição pulmonar severa o gás hélio pode substituir o CO2 para manutenção de pneumoperitônio.
Com relação a transtornos de humor, julgue os itens de 111 a 115.
Os problemas neurológicos mais comuns que se manifestam com sintomas como depressão incluem a doença de Parkinson, a epilepsia e as doenças causadoras de demência, com exceção da demência do tipo Alzheimer.
A respeito da responsabilidade penal e da capacidade civil, assinale a opção correta.
A constatação da incapacidade laborativa temporária de um funcionário deve ser feita pelo médico da empresa, enquanto a constatação de sua incapacidade definitiva deve ser feita pelo perito do INSS.
Um cônjuge pode pedir separação judicial caso o outro seja acometido de doença mental grave após o casamento, desde que a enfermidade tenha sido reconhecida como de cura improvável após um ano da constatação da doença.
A avaliação post mortem de testamento é uma perícia direta, isto é, retrospectiva.
De acordo com o Código Penal, caso um indivíduo cometa um crime sob o estado de completa embriaguez alcoólica, ele será considerado inimputável mesmo que, antes de embriagar-se, tivesse a ciência de que ficaria embriagado e de que poderia cometer um crime.
Considere que uma pessoa tenha cometido um delito sob o estado de abstinência alcoólica e que o delito tenha sido praticado em razão dessa abstinência, assim como em nexo de causalidade. Considere, ainda, que, em virtude do estado de abstinência, as capacidades de entendimento e de determinação dessa pessoa tenham sido cessadas. Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que se trata de uma pessoa com doença mental.
Acerca dos aspectos clínicos das doenças granulomatosas, julgue os itens a seguir.
As lesões orais tuberculosas não acometem a língua, sendo raramente dolorosas.
Julgue os itens seguintes, acerca da sensibilidade.
O caso de perda sensitiva em uma porção restrita de um membro sugere uma lesão de nervo periférico ou plexo; nesse caso, deve-se mapear o déficit para realizar o diagnóstico topográfico da lesão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...