Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, 18 anos, veio encaminhada do ginecologista que, em exames de rotina para início de anticoncepção, apresentou FAN positivo, título de 1/160, padrão pontilhado fino denso. Como apresentava artralgias esporádicas, fugazes e incaracterísticas, veio para avaliar doença reumática. A partir desses dados, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável.
Lúpus eritematoso sistêmico, devido ao padrão característico; marcador da doença.
Achado laboratorial ocasional. Observação clínica ambulatorial. Sem doença reumática, no momento.
Doença mista do tecido conjuntivo devido ao padrão típico do FAN; marcador dessa doença.
Lúpus eritematoso sistêmico com nefrite, devido ao padrão típico do FAN nessa condição.
Lúpus eritematoso sistêmico, devido ao padrão do FAN, sugerir a presença de anti-DNA.
L.B., 35 anos, sexo feminino, após cirurgia para extração de câncer na mama, durante a decisão sobre a reconstrução da mama e análise de risco-benefício, orientada pelo médico especialista para enxerto de células-tronco no seio mutilado, retiradas do corpo da própria paciente, livres de polêmicas que envolvam a ética por não serem provenientes de embriões. A alternativa proposta pelo médico não conflita com o campo que, entre outros, investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana. Este campo é
Direito de Família.
Ciências Humanas.
Bioética.
Bioquímica.
Bioquímica.
O problema da multirresistência cresce rapidamente no mundo e, recentemente, as enterobactérias resistentes a carbapenêmicos foram assunto na mídia. Um dos mecanismos de resistência está relacionado com a produção de carbapenemase secundário ao gene que codifica a enzima bla KPC. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
Não existe o risco de disseminação entre pacientes portadores de bactérias com o perfil de resistência para o gene bla KPC, pois se trata de um componente cromossomal da bactéria.
Este mecanismo de resistência é facilmente identificado pelos laboratórios, sem necessidade de testes moleculares.
Por ser transportado através de transposon, isto aumenta o risco de disseminação do mecanismo de resistência.
O tratamento não é difícil, sendo possível o uso de doses altas de carbapenêmicos ou cefalosporinas de 4ª geração.
Após identificação do paciente com o patógeno e seu respectivo mecanismo de resistência, recomenda-se o uso de precaução específica por gotículas para reduzir a disseminação.
Estimar a frequência em que as doenças ocorrem na população é um dos objetivos da epidemiologia. As medidas de frequência são definidas a partir de dois conceitos epidemiológicos: incidência e prevalência. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Nos estudos epidemiológicos, a dimensão do tempo pode ser medida tendo como referência diferentes eventos na vida de cada indivíduo.
A prevalência expressa com que frequência surgem novos casos de uma doença em determinado tempo.
A incidência indica o número de casos de uma doença em determinado momento.
Podem ser expressas como frequências absolutas e relativas. Sendo as absolutas mais comuns quando se quer comparar populações.
Apenas a incidência inclui conceitos de mortalidade, letalidade e sobrevida.
Paciente do sexo feminino, 55 anos, com quadro de dor e rigidez em cinturas escapular e pélvica. Embora em bom estado geral, tem VHS de 55mm/ 1ª hora, com demais exames normais. Eutrófica e força muscular preservada. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e a conduta imediata a ser adotada.
Polimiosite. Dosagem das enzimas musculares, eletroneuromiografia e biópsia muscular devem ser realizadas.
Dermatomiosite. Dosagem de enzimas musculares, eletroneuromiografia, biópsia de pele e músculo devem ser realizadas.
Osteoartrose de ombros e quadris. Radiografia das regiões afetadas, analgésicos e fisioterapia devem ser realizadas.
Polimialgia reumática. Corticosteroides em doses baixas devem ser iniciados.
Artrite reumatoide. Corticosteroides e droga modificadora da doença devem ser iniciados.
Estima-se que somente 30% dos casos de câncer de mama são explicados por fatores de risco conhecidos. É correto afirmar que pode reduzir o risco de câncer de mama
o aumento de peso durante a vida adulta.
o uso de terapia de estrogênio a longo prazo.
a primeira gravidez em idade precoce.
a substituição de gordura não-monossaturada por manteiga e margarina.
evitar a ingestão de complexo vitamínico contendo ácido fólico.
Para o tratamento de fasceíte necrotizante, assinale a alternativa correta.
Desbridamento cirúrgico não é necessário para controle da infecção, com recomendação apenas de terapia antimicrobiana.
A prescrição antimicrobiana deve buscar a cobertura de patógenos gram-positivos aeróbios, como por exemplo, cefalexina.
Imunoglobulina hiperimune é indicada em todos os casos.
Câmara hiperbárica é contraindicado nesta situação.
A melhor sugestão empírica de esquema abrange o combate de uma população polimicrobiana: bactérias gram-positivas, gram-negativas e anaeróbias, com sugestão de ampicilina-sulbactam ou piperacilina-tazobactam, associada à ciprofloxacina e clindamicina.
2/ 3/ 1
1/ 3/ 2
3/ 2/ 1
2/ 1/ 3
3/ 1/ 2
Paciente do sexo masculino, 45 anos, hipertenso. Em uso de hidroclortiazida e losartan. Há um dia, dor intensa e vermelhidão em dorso de pé esquerdo. Bom estado geral. Afebril. Queixa-se de episódio semelhante há 2 anos que curou em poucos dias. Passado de litíase renal. Diante do exposto, assinale a alternativa apresenta o quadro e a conduta imediata a ser adotada.
Processo infeccioso em pé esquerdo. Punção articular e antibióticos devem ser iniciados.
Osteoartrose deve ser considerada. Estudo radiológico e analgésicos devem ser providenciados.
Gota aguda deve ser considerada. Avaliação laboratorial e radiológica estão indicadas. Antiinflamatórios e/ou colchicina devem ser iniciados.
Gota aguda deve ser considerada. Avaliação laboratorial e radiológica estão indicadas. Alopurinol deve ser iniciado.
Artrite reumatoide deve ser considerada. Avaliação laboratorial, radiológica e dosagem do anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) devem ser realizadas.
Selecionada, bebê nasce na Inglaterra sem gene para câncer de mama trata-se de manchete em jornal londrino divulgada em passado relativamente recente.
Muitos estudos têm sido realizados acerca da relação entre a genética e o câncer de mama. Estudos vêm estabelecendo uma correlação direta entre a presença de mutações germinativas em genes de suscetibilidade e o desenvolvimento do câncer de mama e ovário. Parcela significativa da doença está associada à herança de mutações altamente penetrantes nos genesCIC.
FUBP1.
BRCA.
STAG2.
p53.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...