Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos hormônios produzidos pelo córtex da glândula suprarrenal, é correto afirmar que
a zona glomerulosa é responsável principalmente pela produção da aldosterona.
a zona fasciculada não produz glicocorticoides.
a zona reticular produz principalmente glicocorticoides.
a zona fasciculada produz principalmente androgênios.
a zona reticular produz principalmente aldosterona.
Paciente de 40 anos, apresentando surdez progressiva à esquerda há um ano. Nos últimos meses, iniciou também quadro de zumbido. Nega vertigem ou demais sintomas. Trabalha em escritório em ambiente silencioso e não faz uso de nenhum medicamento. Trouxe uma audiometria indicando surdez neurossensorial, curva audiométrica descendente à esquerda e limiares audiométricos normais à direita. Frente a suspeita de neurinoma do acústico, assinale a alternativa correta.
No caso clínico apresentado, a ausência de sintomas vestibulares exclui o diagnóstico de neurinoma do acústico.
No neurinoma do acústico, o sintoma de zumbido antecede o sintoma de hipoacusia, na maioria dos casos.
No neurinoma do acústico, a paralisia facial é um sintoma precoce.
Nos estágios evolutivos III e IV do neurinoma do acústico, há compressão do cerebelo e tronco cerebral.
O neurinoma do acústico pode manifestar-se como surdez súbita quando comprimir a artéria labiríntica.
Em relação à braquiterapia em tumores da mucosa jugal, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A braquiterapia em geral é realizada em implante intersticial, em que são utilizados cateteres paralelos. ( ) A dose com BATD deve ser de 6 a 7 inserções de 3,0Gy, duas vezes ao dia, com intervalo mínimo de 3 (três) horas. ( ) Com BBTD cerca de 20Gy são administrados com taxa de dose de cerca de 0,5 a 0,8Gy/hora.F/ V/ V
V/ V/ F
V/ F/ V
F/ F/ V
V/ F/ F
São achados sugestivos de neoplasia invasiva na colposcopia, exceto
superfície irregular, com ulcerações.
aceto branqueamento denso.
pontilhado irregular extenso.
vasos atípicos.
áreas iodo positivas.
Paciente de 45 anos, sexo feminino, queixa-se de vertigem rotatória, desencadeada com os movimentos da cabeça, principalmente à direita, acompanhada de náuseas. Nega sintomas auditivos. Durante a manobra de Dix-Hallpike a paciente apresentou nistagmo horizontal à direita fatigável. Com relação ao quadro, assinale a alternativa correta.
A vertigem postural paroxística benigna não se resolve espontaneamente e exige tratamento imediato medicamentoso.
Na fisiopatologia da vertigem postural paroxística benigna, as teorias da canalitíase e cupulolitíase relacionam-se, respectivamente, à suspensão de otólitos dentro do canal semicircular e à aderência de otólitos degenerados à cúpula da ampola do canal semicircular.
No diagnóstico da vertigem postural paroxística benigna a tomografia computadorizada tem importância relevante.
No tratamento da cupulolitíase as manobras de reposicionamento das partículas de otólitos não são eficazes.
Na vertigem postural paroxística benigna sinais cerebelares e oculomotores são comumente observados.
Em relação à braquiterapia em tumores do lábio, analise as assertivas abaixo.
I. O reforço com braquiterapia (BQT) por implante intersticial de baixa com alta dose de 20 a 30Gy em 2 (dois) a 3 (três) dias pode ser realizado. II. A adição de BQT ao leito linfonodal está em investigação, porém, parece ter um papel definitivo no reforço. III. Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (BBTD), com uma taxa de dose de cerca de 0,5Gy por hora, pode ser utilizada com dose final de 20 a 25Gy. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
Paciente secundigesta, com 38 anos e idade gestacional de 30 semanas, durante o pré-natal e após dois exames de sorologia para toxoplasmose com IgG e IgM negativos, apresentou sorologia para toxoplasmose com IgG negativa e IgM positiva. Sobre este assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O seguimento ultrassonográfico deverá ser mensal. ( ) O risco de transmissão vertical é maior, quanto maior a idade gestacional. ( ) O uso da Espiramicina 1,5MUI (2 comprimidos VO, 8/8 horas), instituído a partir da suspeita de infecção materna aguda, é capaz de reduzir a transmissão vertical em até 60%. ( ) A vacinação para toxoplasmose é recomendada para mulheres em idade fértil e nas maternidades no pós-parto e pós-aborto. ( ) São sinais ultrassonográficos de alterações fetais sugestivas de infecção por toxoplasma a ventriculomengalia, espessamento placentário, opacificação do cristalino e microcefalia.V/ F/ V/ F/ F
V/ V/ V/ F/ V
F/ V/ V/ F/ F
V/ V/ F/ V/ V
F/ F/ V/ V/ F
O diagnóstico sindrômico mais provável para um recém nascido que apresenta micrognatia, glossoptose, insuficiência respiratória e fissura palatina é
Síndrome de Treacher Collins.
Síndrome de Cruzon.
Síndrome de Apert.
Sequência de Pierre - Robin.
Síndrome de Saethre-Chotze.
No que diz respeito à teleterapia em tumores do lábio, assinale a alternativa correta.
O tratamento, em geral, é dirigido para a lesão primária se esta for bem diferenciada. Lesões T1 têm indicação de irradiação da primeira estação de drenagem linfonodal.
Nas lesões T3, a radioterapia com ortovoltagem ou elétrons de baixa energia com bolus superficilizadores são preferenciais.
Tumores T2 e T3, envolvendo menos da metade do lábio devem ser tratados com fótons ou elétrons, com doses de 70 a 75Gy (Gray), com margem de 3cm em relação ao GTV. Como PTV, sugere-se o CTV14 com margem de 8mm.
O uso de campos combinados com fótons e elétrons é desejável com o intuito de reduzir a dose recebida pelas glândulas salivares contralaterais, segundo os limites de dose recomendados.
Tumores com envolvimento linfonodal têm necessidade da inclusão na primeira estação de drenagem, além do GTV (Gross Tumor Volume) no campo de irradiação, e tratados com dose de 70Gy e reforço de dose ao GTV com 3cm de margem até 75 a 78Gy.
Paciente primigesta, de 26 anos e com idade gestacional de 38 semanas, chega ao pronto-socorro com queixa de dor embaixo do ventre que irradia para as costas há 3 horas, mas nega morbidades. Ela ainda relata perda de grande quantidade de líquido há 4 horas. Durante o exame físico, verifica-se o batimento cardíaco fetal em 136, os movimentos fetais presentes, o tônus uterino normal, a altura uterina de 35cm, a pressão arterial em 120 X 70mmHg, a dinâmica uterina com 1 contração de 40 segundos dentro de 10 minutos e, ao toque vaginal, o colo do útero encontra-se posterior. Além disso, apresenta consistência média, esvaecimento de 30%, pérvio com dilatação de 2 centímetros, bolsa rota, cefálico, alto e móvel.
Desta forma, analise as assertivas abaixo. I. O índice de Bishop é 3. II. Deve ser iniciada a indução com Ocitocina. III. Deve-se proceder a cardiotocografia e a aminioscopia. IV. Está indicada a maturação cervical. V. Não está indicada antibiótico profilaxia para estreptococo do grupo B. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...