Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso irregular de medicamentos anti-hipertensivos, apresenta-se no pronto-socorro, com sangramento abundante em fossa nasal direita, há 3 horas. Tem a sensação de estar deglutindo grande quantidade de sangue. Foi solicitado hemograma que indicou Hb - 9 g/dL e hematócrito - 27%. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
Trata-se, provavelmente, de um quadro grave de epistaxe superior, a qual envolve os ramos da artéria carótida externa.
Trata-se, provavelmente, de um quadro grave de epistaxe posterior, região ricamente irrigada pelos ramos da artéria esfenopalatina.
Trata-se, provavelmente, de uma epistaxe grave, envolvendo a área de kiesselbach.
Trata-se, provavelmente, de uma epistaxe superior causada pelos ramos etmoidais anteriores da artéria maxilar.
Trata-se de uma epistaxe anterior e a melhor conduta neste caso é a cauterização química.
1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 2/ 4
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 3/ 5
2/ 4/ 7/ 1/ 6/ 5/ 3
1/ 4/ 7/ 2/ 6/ 5/ 3
2/ 4/ 7/ 1/ 5/ 3/ 6
Paciente tercigesta com idade gestacional referida de 8 semanas, chega ao pronto-socorro com queixa de sangramento vaginal intermitente, cólicas intensas, orifício interno do colo entreaberto e saída de restos ovulares. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
Na presença de ultrassonografia com eco endometrial irregular e espessura de 20mm, há diagnóstico de aborto incompleto.
Na presença de odor fétido da secreção proveniente do colo uterino ao exame especular, é imperativa a curetagem imediata.
Não é necessário proceder a administração de imunoglobulina humana anti-D.
O tratamento sempre deve ser cirúrgico, com curetagem, após maturação cervical com misoprostol.
A investigação quanto à causa do aborto é realizada por meio de cariótipo com bandeamento cromossômico.
Com relação às lesões orais, assinale a alternativa correta.
Na Síndrome de Sjögren, as manifestações mais comuns são queratoconjuntivite seca e xerostomia, sendo necessária a biópsia glandular e solicitação de provas reumáticas na investigação diagnóstica.
A herpangina é uma estomatite causada pelo Coxsackie vírus A, sendo mais frequente em adultos do que em crianças.
Na candidíase oral, a forma eritematosa ou atrófica é a apresentação mais clássica da doença.
As lesões orais da paracoccidioidomicose, denominadas de estomatites moriformes, são caracterizadas por múltiplas aftas.
O líquen plano da cavidade oral se apresenta como placas avermelhadas na região jugal.
A Cardiotocografia avalia parâmetros da atividade biofísica (FCF), que fornecem a maior gama de informações, já que, para seu controle, há envolvimento de vários sistemas (SNC, SNA, sistema cardiovascular), os quais necessitam estar com suas funções - dependentes do suprimento adequado de oxigênio - preservadas para a ocorrência de um resultado normal. Por essa razão, a cardiotocografia constitui a melhor variável biofísica para a monitoração do bem estar fetal. Ainda sobre este assunto, marque V para verdadeiro ou F para Falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A linha de base da frequência cardíaca fetal (FCF) normal é entre 120 e 160 batimentos por minuto (bpm). ( ) A variabilidade da FCF é normal quando compreendida entre 10 e 25bpm. ( ) A variabilidade da FCF é considerada como padrão sinusoidal quando apresenta ondas em forma de sino com amplitudes de 5 a 15bpm, monótono, de ritmo regular e fixo. ( ) As acelerações transitórias são caracterizadas por assensos transitórios da FCF com amplitude de pelo menos 15bpm durante pelo menos 15 segundos. Indicam bem estar fetal. ( ) Na cardiotocografia estimulada o feto é chamado hiporreativo quando a amplitude da resposta cardíaca for menor que 20bpm e/ou duração menor que 3 minutos. Nessa situação, há suspeita de sofrimento fetal. Existe necessidade de complemento.V/ V/ F/ F/ F
V/ V/ V/ F/ V
F/ V/ V/ V/ V
F/ F/ F/ F/ F
V/ F/ V/ F/ V
Paciente de 50 anos, diabético e hipertenso apresentou-se hoje com sinais de paralisia facial envolvendo o lado direito da face. O exame otorrinolaringológico revela flacidez de toda a hemiface direita, gustação dos 2/3 anteriores da língua comprometida e diminuição do lacrimejamento do olho direito. A pesquisa do reflexo do músculo estapédio mostrou-se ausente à direita. Com relação ao topodiagnóstico, suspeitase de uma lesão
no Sistema Nervoso Central.
no núcleo motor do nervo facial.
no forame estilomastoídeo.
no gânglio geniculado.
abaixo da emergência do ramo do nervo corda do tímpano.
Na gestante com anemia falciforme, não é correto afirmar que
a cardiotocografia está indicada a partir de 32 semanas.
sempre está indicada a suplementação de ferro.
a crise de falcização caracteriza-se por ocorrência de fenômenos vaso oclusivos acompanhados de graves dores, que podem persistir até que o ciclo de vaso oclusão, isquemia tissular e necrose seja revertido. Os episódios de dores ósseas limitam a atividade normal da paciente e requerem analgesia. A conduta consiste em hidratação venosa com soro glicosado e fisiológico meio a meio, 2.000ml ou mais em 24 horas.
deve-se identificar processos infecciosos e tratá-los com antibiótico e terapia específica, na crise de falcização.
no período intraparto, recomenda-se analgesia peridural o mais precoce possível.
Paciente de 25 anos, vítima de acidente automobilístico, apresentou lesão dos ramos mandibular e maxilar do nervo trigêmeo. O exame físico deverá revelar
sensibilidade prejudicada das regiões: pele da maxila, dentes maxilares, palato e seios maxilares.
sensibilidade alterada da fronte, couro cabeludo e pálpebras.
gustação prejudicada nos 2/3 anteriores da língua.
mobilidade preservada dos músculos da mastigação.
mímica facial comprometida.
Sobre as DSTs, é incorreto afirmar que
o Linfogranuloma Inguinal tem como agente etiológico a Chlamydia trachomatis, cepas L1, L2 e L3. A transmissão, em geral, se faz pelo contato sexual e o período de incubação, que varia de 7 a 12 dias.
no Linfogranuloma Inguinal, a lesão inicial é uma vesícula ou erosão pequena, indolor, efêmera, que geralmente se localiza na parede vaginal posterior, fúrcula vulvar ou colo uterino e é raramente observada. Cerca de duas semanas depois do desaparecimento espontâneo da lesão primária, surge a adenite inguinal, que ocorre em um terço das mulheres infectadas.
o tratamento do Linfogranuloma Inguinal pode ser feito com Doxiciclina (100 mg), VO, de 12/12 horas, por 21 dias; ou Sulfametoxazol/ Trimetoprim (800 mg e 160 mg), VO, de 12/12 horas, por 21 dias; ou em gestantes: Estearato de eritromicina (500 mg), VO, de 6/6 horas por 21 dias.
nos pacientes com úlcera genital e que apresentam história ou evidências de lesões vesiculosas, deve-se tratar cancro mole.
o HPV ou Papiloma Vírus Humano é um vírus capaz de estabelecer uma infecção latente em que não existem lesões clinicamente identificáveis ou subclínicas, apenas sendo detectado seu DNA por meio de técnicas moleculares em tecidos contaminados. Não é possível estabelecer o intervalo mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento de lesões, que pode ser de semanas a décadas. O vírus poderá permanecer por muitos anos no estado latente e, após este período, originar novas lesões.
Com relação à anatomia do pescoço, assinale a alternativa correta.
No trígono carotídeo, as estruturas neovasculares, circundadas pela bainha carotídea, posicionam-se na seguinte ordem: artéria carótida lateralmente, veia jugular medialmente e nervo vago posteriormente.
O plexo cervical é formado pelos ramos anteriores de C2-C5.
A artéria carótida comum se divide em carótidas interna e externa ao nível da margem superior da cartilagem tireóidea.
A artéria maxilar e a artéria auricular posterior são ramos terminais da artéria carótida externa.
A artéria tireóidea superior é ramo da artéria laríngea superior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...