Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente de 45 anos, sexo feminino, apresenta nódulo preauricular móvel e indolor. O exame físico confirma as características do tumor, sendo solicitada punção aspirativa do nódulo. O resultado da punção diagnosticou adenoma pleomórfico de glândula parótida. Com relação ao enunciado, assinale a alternativa correta.
O Adenoma pleomórfico, tumor mais comum das glândulas salivares, também é denominado tumor misto.
A diversidade citomorfológica não é característica do adenoma pleomórfico.
O local de prevalência do adenoma pleomórfico é a glândula submandibular, correspondendo a 75% dos casos.
O adenoma pleomórfico caracteriza-se pelo crescimento rápido.
A complicação mais frequente do adenoma pleomórfico é a paralisia facial.
Constitui(em) tratamento de uveíte antes da elucidação da causa
quimioterápicos como as sulfas.
colírios antibióticos combinados com corticosteroides.
corticosteroides, midriáticos.
hipotensores oculares.
pirimetamina.
O choque é uma síndrome clínica aguda caracterizada por uma disfunção circulatória, sobretudo
circulatória, determinante da falha na perfusão tissular, quando comparada à demanda metabólica e, assim, de manutenção ordenada metabólica, hidroeletrolíticas e celulares.
microcirculatória, determinante da falha na infusão tissular, quando comparada à demanda metabólica e, assim, de manutenção metabólica, hidroeletrolíticas e celulares.
microcirculatória, determinante da falha na perfusão tissular, quando comparada à demanda metabólica e, assim, de desordens metabólicas, hidroeletrolíticas e celulares.
microcirculatória, determinante da obtenção da perfusão tissular, quando comparada à demanda metabólica e, assim, de desordens metabólicas, hidroeletrolíticas e celulares.
circulatória, determinante da falha na infusão tissular, quando comparada à demanda metabólica e, assim, de manutenção metabólica, hidroeletrolíticas e celulares.
Paciente de 67 anos queixa-se de sensação de ouvido tampado à esquerda e diminuição da audição nesse mesmo lado, há três meses. Procurou um médico, que prescreveu antibióticos e descongestionantes nasais, sem melhora do quadro. O exame de nasofibroscopia identificou lesão proliferativa em região da nasofaringe, recoberta por exsudato fibrinoso, envolvendo tuba auditiva do lado esquerdo. Ao exame físico, contatou-se a presença de nódulo endurecido de 2cm na cadeia espinhal à esquerda. As biópsias da lesão da nasofaringe e do nódulo cervical confirmaram o diagnóstico de carcinoma não queratinizado indiferenciado. Sobre essa neoplasia, assinale a alternativa correta.
A avaliação auditiva deverá indicar audiometria com perda auditiva do tipo condutivo e curva timpanométrica do tipo A.
O tratamento cirúrgico é indicado, pois esse tipo de neoplasia não é radiossensível.
A neoplasia está associada à infecção pelo Epstein-Barr vírus.
A quimioterapia não está indicada, mesmo nos casos avançados.
O carcinoma da nasofaringe é mais frequente em mulheres em proporção de 3:1.
Em relação à Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas abaixo.
I. A LLC é uma doença linfoproliferativa e caracteriza-se por um quadro clínico benigno, de evolução lenta e grande leucocitose no sangue.
II. Alguns casos de LLC são diagnosticados quase que por acaso, após a realização de um exame hematológico, sem que haja nenhuma sintomatologia clínica.
III. Alguns casos de LLC apresentam quadro clínico severo, com anemia grave, icterícia, hepatoesplenomegalia e adenomegalia generalizada.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
III, apenas.
São tipos de catarata, exceto
central, capsular posterior.
anterior, profunda.
congênita e senil.
morganiana e traumática.
corticogênica e inflamatória.
Paciente de 65 anos, fumante crônico, apresenta lesão ulcerada em lábio inferior. de três centímetros em seu maior eixo. Queixa-se de aparecimento de nódulos submandibulares de 3 a 4cm bilaterais. Foi submetido à biopsia da lesão e à punção dos nódulos. O laudo histológico da lesão de lábio confirmou tratar-se de carcinoma espinocelular e a punção dos nódulos indicou metástase do carcinoma. Os exames para investigação de metástase à distância apresentaram-se normais. O estadiamento correto desse tumor é
T1N1M0.
T2N2aM0.
T3N2aM0.
T2N2cM0.
T3N2bM0.
Todos os protocolos de tratamento da LLA visam à eliminação das células leucêmicas através da quimioterapia intensiva na fase de indução. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um quimioterápico usado na LLA de adultos na fase de indução.
PRD + VCR + DRM.
PDR + VCR + MTX.
PRD + VCR + DRM + TG.
Ara-C + CFM + L-ASP.
PRD + VCR + L-ASP + CFM.
O principal responsável pela maculopatia e olho-de-boi bulls eye é
aspirina.
maculopatia fotolumínica.
quimioterapia e radioterapia.
sais de ouro.
cloroquina.
Paciente de 42 anos foi submetido à cirurgia de tireoidectomia total há dois anos e evoluiu no pósoperatório, com rouquidão permanente e voz fraca. Trouxe laudo de exame de videolaringoscopia, realizado logo após a cirurgia, com diagnóstico de paralisia paramediana de prega vocal esquerda, confirmada também no exame endoscópico atual. Neste caso, a técnica cirúrgica mais indicada seria a
tireoplastia tipo I.
tireoplastia tipo II.
tireoplastia tipo III.
tireoplastia tipo IV.
aplicação de Toxina Botulínica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...