Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao tratamento farmacológico das miocardites, é correto afirmar que
os antiinflamatórios não-esteróides devem ser utilizados nas duas primeiras semanas da fase aguda por diminuírem o dano miocístico.
na fase crônica e na presença de dilatação e disfunção ventricular, o tratamento é feito com inibidores da enzima de conversão, betabloqueadores, digital e diuréticos.
os corticosteróides são reservados para os casos de miocardite de células gigantes.
os imunomoduladores são reservados para os casos que evoluem de forma desfavorável em recuperação da função ventricular.
as imunoglobulinas não devem ser utilizadas por comprometerem a disfunção ventricular esquerda e a sobrevida.
Paciente de 72 anos de idade, sexo masculino, é portador de hiperplasia prostática benigna. Vem encaminhado do ambulatório de urologia para tratamento de depressão. O medicamento que deve ser evitado é
amitriptilina.
mirtazapina.
sertralina.
venlafaxina.
escitalopram.
Em relação ao atendimento à criança com trauma, assinale a alternativa incorreta.
O pneumotórax hipertensivo, o tórax instável com contusão pulmonar, o hemotórax maciço e o pneumotórax aberto são lesões que podem prejudicar de imediato a ventilação. Devendo ser identificadas e tratadas no exame primário.
Na admissão de pacientes com traumatismo cranienceflálico moderado, deve-se assegurar a estabilidade cardiopulmonar, realizar a tomografia computadorizada de crânio com contraste e contatar um neurocirurgião.
Deve-se avaliar, em primeiro lugar, as vias aéreas para que a sua permeabilidade seja assegurada, estabelecendo-se uma via aérea prévia a fim de oferecer oxigenação tecidual adequada.
As crianças geralmente chegam ao atendimento hipotérmicas, podendo ser aquecidas com calor radiante, cobertor térmico e líquidos intravenosos aquecidos.
Para controlar a hemorragia externa, deve ser realizada pressão manual direta sobre os ferimentos sangrantes identificados. Pinças hemostáticas não devem ser utilizadas pelo risco de danificar as estruturas adjacentes.
Em relação ao envolvimento do nódulo axilar no câncer de mama, analise as assertivas abaixo.
I. A região do nódulo linfático axilar é a mais irrigada da mama, e aproximadamente metade das pacientes com câncer de mama evidente ao exame físico apresenta evidência histológica. II. A probabilidade de envolvimento do nódulo axilar é inversamente proporcional ao tamanho do tumor primário. III. Evidências sustentam a teoria de que a localização do tumor primário na mama influencia a probabilidade de envolvimento dos nódulos axilares. IV. A detecção do envolvimento axilar pelo exame físico fornece taxas falso-positivas. Quando os nódulos linfáticos auxiliares são palpáveis e suspeitos de câncer, uma evidência histológica de doença metastásica é encontrada em apenas 30% dos casos. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
Dada a refração: -200 DE = -100 DC, seu equivalente esférico é
-300 DE.
-400 DE.
-1,50 DE.
-2,50 DE.
-2,50 DC.
Em relação aos procedimentos comuns aos pacientes neurocirúrgicos, independentemente do procedimento a que tenham sido submetidos, assinale a alternativa incorreta.
Manter decúbito lateral, variando de duas em duas horas.
Monitoramento com cardioscópio e oximetria.
Eliminação do uso de analgésicos e antieméticos.
Cabeceira elevada a 30 graus, exceto na derivação ventriloperitoneal (DVP) com válvula.
Uso de protetor gástrico.
Classicamente, a miocardite é definida como uma inflamação do músculo cardíaco. Os principais agentes etiológicos de miocardite são
enterovírus.
adenovírus.
vírus da imunodeficiência humana do tipo 1 (HIV 1).
metais pesados (chumbo, cobre, ferro).
drogas (anfetaminas, antraciclinas, catecolaminas, ciclofosfamida, cocaína, eritropoetina, etanol, fluorouracil, interleucina-2, lítio).
No tratamento dos transtornos de ansiedade, duas classes de medicamentos que podem ser empregados são os antidepressivos e os benzodiazepínicos. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptura de serotonia (ISRS) causam tanta dependência quanto os benzodiazepínicos.
Os ISRS são quase sempre eficazes no rápido controle dos sintomas ansiosos (poucas horas após o início do uso), dispensando o uso de outras medicações em associação.
A vantagem dos benzodiazepínicos está em sua rápida ação, sendo medicações indicadas no tratamento da fase aguda dos transtornos de ansiedade.
Benzodiazepínicos devem ser evitados mesmo no tratamento da fase aguda dos transtornos ansiosos, pois ainda que usados por poucos dias, a chance de desenvolvimento de dependência é muito alta.
Benzodiazepínicos e antidepressivos podem ser usados sem distinção, já que têm propriedades ansiolíticas parecidas.
Sabendo-se que, no Brasil, as infecções parasitárias são um grave problema de saúde pública, particularmente na população infantil, assinale a alternativa correta.
Pacientes infectados com Cryptosporidium sp devem ser tratados com albendazol, 400mg, por 14 dias.
Infecções por Enterobius vermiculares estão relacionadas a fatores socioeconômicos e apresentam quadro clínico com prurido anal noturno, anorexia, diarreia e vômitos.
Recomenda-se tratamento com metronidazol, 35-50mg/kg/dia, 3 vezes ao dia por 7-10 dias para os casos de infecção por Balantidium coli.
Pacientes infectados por Ascaris lumbricoides, com invasão da via biliar ou oclusão intestinal, devem ser tratados com piperazina após a administração de óleo mineral.
Infecções por Trichuris trichiura têm maior ocorrência em área rural e de suinocultura, também ocorrendo surtos por contaminação de água.
Em relação à história natural e ao tratamento do CDIS, assinale a alternativa incorreta.
O maior problema quanto ao desenvolvimento do CDIS é o risco de ele progredir para um carcinoma invasivo.
No CDIS, o risco de metástase ao diagnóstico é insignificante, e a recorrência local invasora traz o risco potencial de mortalidade por câncer de mama.
A mastectomia é um tratamento muito efetivo tanto contra o CDIS quanto em uma lesão que não progredirá para um carcinoma invasor durante a vida da paciente.
A conveniência da excisão e da irradicação no tratamento contra o CDIS deve ser determinada pela incidência de um carcinoma invasor e pelos resultados de uma terapia salvadora.
Nenhum estudo randomizado comparou o tratamento do CDIS pela mastectomia ou pela excisão e irradiação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...