Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à coronariopatia, analise as afirmativas abaixo.
I. Na angina instável de baixo risco, os pacientes podem ser submetidos a testes provocadores de isquemia e, se necessário, à cinecoronariografia, ainda enquanto internados.
II. Pacientes com infarto agudo do miocárdio, com estratificação inicial considerada como de baixo risco, que evolui sem complicações e apresenta no ecocardiograma boa função ventricular esquerda (FE ≤ 50%), podem realizar, eletivamente, no acompanhamento ambulatorial, testes não-invasivos para detecção de isquemia.
III. Entre os testes não-invasivos inclui-se o teste de esforço de sintoma limitado para aqueles com ECG sem alterações significativas e com condições de realizar esforço físico na esteira.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Leia o caso clínico abaixo para responder às questões 37 e 38.
Paciente de 52 anos de idade, sexo masculino, dá entrada no pronto-socorro trazido por sua esposa porque não está falando coisa com coisa (sic), há cerca de 24 horas. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido e desnutrido, com oftalmoplegia, ataxia, confusão mental e nistagmo.O uso de uma substância deve ser ativamente perguntado pelo médico de plantão à esposa do paciente. Assinale a alternativa que representa essa substância.
Álcool.
Heroína.
Maconha.
Cocaína.
Anfetamina.
Em relação às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa incorreta.
Em casos de defeito do septo atrioventricular, em lactantes pequenos com insuficiência cardíaca congestiva, o tratamento clínico é realizado quando o risco da cirurgia é grande, e é feito com digoxina, diurético e inibidores da enzima conversora de angiotensina.
Ducto arterioso patente é mais frequente em recém-nascidos do sexo feminino, com trissomia do 21, e em recém-nascidos prematuros. Também é a cardiopatia mais comum em rubéola congênita no primeiro trimestre.
Nos casos de estenose pulmonar, o ecocardiograma mostra espessamento dos folhetos da válvula pulmonar com restrição da abertura e do tronco pulmonar.
No tratamento clínico dos casos graves de estenose pulmonar, indica-se restrição a exercícios físicos. A opção cirúrgica é recomendada nos casos em que a valvuloplastia por cateter balão falhar e houver estenoses subvalvares.
Parte das CIAs (comunicação interatrial) fecham-se espontaneamente até 1 ano de vida, mas CIAs grandes evoluem para hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca e arritmia entre 30-40 anos.
O estadiamento anatomopatológico do câncer de mama depende de todos os dados usados no estadiamento clínico, da investigação cirúrgica e ressecção, além do exame anatomopatológico do carcinoma primário, incluindo a sua excisão sem tumor macroscópico presente nas margens operatórias, determinado pelo exame anatomopatológico. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Um caso pode ser classificado como pT no agrupamento anatomopatológico do estágio apenas se o envolvimento microscópico, mas não macroscópico, for encontrado nas margens.
( ) Quando um tecido tumoral é encontrado nas margens de ressecção ao exame macroscópico, o caso recebe o código TX, uma vez que a extensão do tumor primário não tem como ser avaliada.
( ) Caso não haja evidências clínicas de metástases axilares, pelo menos a ressecção dos linfonodos axilares baixos (nível 1), ou seja, aqueles linfonodos localizados lateralmente à borda lateral do músculo peitoral menor, deve ser realizada para fins de classificação anatomopatológica (pN).
V/ F/ F
F/ V/ F
V/ F/ V
F/ F/ V
V/ V/ V
Assinale a alternativa incorreta em relação à insuficiência respiratória aguda (IRA).
É uma importante causa de morbimortalidade na faixa etária pediátrica, correspondendo a 50% das admissões em unidades de terapia intensiva pediátrica.
A IRA caracteriza-se pela incapacidade do sistema respiratório de adquirir oxigênio, essencial para o metabolismo adequado do organismo, e eliminar gás carbônico produzido nesse metabolismo.
Em relação à idade, sabe-se que dois terços dos casos ocorrem em crianças com menos de 1 ano de vida, sendo 50% no período neonatal.
A criança, especialmente o recém-nascido, apresenta certas características anatômicas, funcionais e imunológicas que concorrem para o desenvolvimento de falência respiratória e para a baixa capacidade de adaptação.
A hipoxêmica ou IR alveolocapilar, também chamada de não-ventilatória, é caracterizada por alto conteúdo de O2 arterial e conteúdo de CO2 normal ou reduzido.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado assegurar
I. o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. II. o atendimento em creche e pré-escola às crianças de três a sete anos de idade. III. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador É correto o que está contido emI, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
No que diz respeito ao tratamento farmacológico de síndromes coronárias agudas, como angina instável e infarto agudo do miocárdio, a ação antiisquêmica dos fármacos antagonistas dos canais de cálcio ocorre na medida em que, ao se bloquear a entrada de cálcio nas fibras miocárdicas, reduz-se a contratilidade e, consequentemente,
aumenta a condução atrioventricular.
reduz o consumo de oxigênio.
torna o nó sinusal mais rápido.
leva a uma ação vasodilatadora periférica.
os antagonistas agem ocupando os receptores e impedindo sua ligação ao fibrinogênio.
Todos os transtornos mentais a seguir podem cursar com sintomas psicóticos sem que seja necessário rever o diagnóstico ou determinar comorbidade, exceto
depressão unipolar.
transtorno afetivo bipolar.
transtorno esquizotípico.
transtorno de ansiedade generalizada.
demência por corpúsculos de Lewy.
Em relação a anemias, assinale a alternativa incorreta.
A deficiência de ferro em crianças é capaz de causar retardo de desenvolvimento e distúrbios de comportamento, indo desde a redução da atividade motora e chegando até mesmo à violência.
A introdução de leite de vaca antes de 1 ano de idade e o consumo diário de mais de 700mL de leite de vaca por crianças maiores de 1 ano são fatores de risco para a deficiência de ferro.
No tratamento da anemia ferropriva, espera-se como resposta adequada um aumento na contagem dos reticulócitos 5-10 dias após o seu início. Seguindo esse pico, a Hb deve aumentar cerca de 0,25- 0,4g/dL/dia ou Ht 5% ao dia nos primeiros 2-3 dias.
Se a anemia megaloblástica não for causada por ingestão inadequada de nutrientes, a reposição deverá ser feita a longo prazo e, em alguns casos, durante toda a vida.
Pacientes com talassemia do tipo β-talassemia intermédia são cronicamente anêmicos e podem apresentar deformidades ósseas, icterícia intermitente, litíase biliar e esplenomegalia moderada.
2/ 4/ 5/ 1/ 6/ 3
1/ 3/ 5/ 6/ 4/ 2
5/ 4/ 1/ 6/ 3/ 2
3/ 2/ 4/ 5/ 6/ 1
4/ 1/ 5/ 3/ 6/ 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...