Lista completa de Questões de Medicina da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O termo fator de risco coronariano descreve as características que ao serem encontradas em indivíduos saudáveis associam-se, de forma independente, com a ocorrência subseqüente de doença coronariana. Com relação a esses fatores de risco, assinale a única assertiva incorreta.
Idade e gênero masculino são fatores de risco fortes e bem documentados para doença coronariana.
Existem estudos populacionais que confirmam a hipertrigliceridemia como fator de risco independente.
Níveis elevados de proteína C reativa associamse com risco aumentado de eventos coronarianos.
Verifica-se forte associação inversa entre os níveis plasmáticos de HDL colesterol e risco de doença coronariana.
Há fortes evidências científicas de que a redução nos níveis de Lipoproteína(a) reduz o risco de coronariopatia.
A aterosclerose é uma doença arterial que tem grande contribuição para a mortalidade associada a causas cardiovasculares e caracteriza-se pelo crescimento de uma lesão com dois componentes básicos, um lipídico e outro relacionado com a proliferação celular e a fibrose. Acerca da aterosclerose, marque a única opção incorreta.
Os lípidios plasmáticos transitam na corrente sangüínea ligados às lipoproteínas, que são partículas globosas compostas por quantidades variáveis de ésteres de colesterol, colesterol livre, fosfolípidios e apoliproteínas.
As lipoproteínas de baixa densidade (LDLcolesterol) são captadas pelo endotélio, sofrem oxidação e passam a ter efeitos citotóxicos como por exemplo quimiotaxia de monócitos circulantes, imobilização e ativação de macrófagos no subendotélio e estímulo para proliferação muscular lisa.
O tabagismo além de contribuir para a formação da placa ateromatosa também contribui para a trombose na placa pois reduz a relação HDLcolesterol/ LDL-colesterol, aumenta a degradação do óxido nítrico, aumenta o hematócrito, a adesividade plaquetária e os níveis séricos de fibrinogênio.
Conforme o Comitê de Lesões Vasculares do Conselho de Aterosclerose da American Heart Association (1995), a lesão mais grave é a do tipo V (fibroateroma), associada à ruptura ou fissura da placa, hemorragias intra-placa e processos trombogênicos.
Usuários de cocaína apresentam desenvolvimento e progressão dos processos ateroscleróticos, pois essa droga estimula a agregação plaquetária e a liberação de substâncias vasoconstrictoras, levando a hiperplasia intimal, espasmos e trombose recorrentes.
Tomando como referência a revisão das II diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca (2002), aqueles pacientes classificados na classe funcional IV (segundo a New York Heart Association – NYHA), apresentam redução da mortalidade, conforme fortes evidências científicas, quando são utilizados fármacos dos seguintes grupos:
Marque a opção que apresenta a seqüência correta.Sim, Sim, Sim
Sim, Não, Não
Não, Sim, Sim
Não, Sim, Não
Não, Não, Não
Sobre os agentes presentes no ambiente de trabalho com potencial para alterar células sangüíneas é incorreto afirmar que
a afinidade da hemoglobina pelo monóxido de carbono é de 10 a 15 vezes maior do que pelo oxigênio.
o benzeno pode causar alterações hematológicas tanto por diminuição dos glóbulos vermelhos, pelo mecanismo de hemólise, quanto pela diminuição dos granulócitos.
o chumbo pode apresentar tanto uma ação hemolitica, quanto uma ação tóxica por interferência na síntese da hemoglobina.
na intoxicação crônica pelo benzeno pode ocorrer pancitopenia.
agentes químicos como arsina, trinitrotolueno e óxido nitroso estão associados à diminuição dos glóbulos vermelhos.
A utilização de fármacos bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca sistólica tem como base racional os seguintes mecanismos de ação desses fármacos, exceto:
bloqueio do impacto dos altos níveis de catecolaminas.
aumento da síntese de endotelina I.
Inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona, com diminuição dos níveis de angiotensina II.
bloqueio alfa-1 adrenérgico, com conseqüente efeito vasodilatador direto sem taquicardia.
regulação (tipo up-regulation) dos receptores betaadrenégicos.
Em relação à rotina do uso de medicação quimioprofilática os acidentes com material biológico de pacientes HIV reagentes ou desconhecidos é incorreto afirmar que
o tratamento proposto será a combinação de 3 drogas nos casos de alto risco e de duas nos de médio risco.
no caso de acidentes com gestantes recomenda-se o uso de monoquimioterapia com o indinavir, 800mg, 1 x dia.
a associação de drogas recomendadas pelo CDC é formada pela zidomedina, lamimedina e indinavir.
a duração da quimioprofilaxia é de quatro semanas.
a quimioprofilaxia deve ser iniciada até 2 horas após o acidente, visando a garantir maior proteção.
Choque circulatório é uma das formas de insuficiência cardiovascular que se caracteriza, de forma geral, pela incapacidade do fluxo sangüíneo arterial de atender às demandas metabólicas da economia, ou seja há uma importante redução da perfusão tecidual periférica. Com respeito a esse tema marque a única assertiva errada.
O choque hipovolêmico tem como principal característica fisiopatológica a redução do volume intravascular decorrente de perda de sangue, plasma, fluidos e eletrólitos.
A redução aguda do débito cardíaco devido a tamponamento cardíaco, pneumotórax hipertensivo ou embolia pulmonar maciça pode resultar em choque classificado, do ponto de vista fisiopatológico, como do tipo obstrutivo.
O choque séptico tem como principal característica fisiopatológica uma redução inapropriada na resistência vascular periférica resultando em débito cardíaco inadequado a despeito de um volume circulatório normal, classificado, fisipatogicamente, como choque distributivo.
O choque cardiogênico deve-se ao comprometimento de cerca de 40% da musculatura ventricular que motiva grave decrescimento da função dessa câmara, com redução do débito cardíaco e aumento do volume diastólico final do ventrículo esquerdo levando a falência grave da bomba cardíaca.
As atuais evidências científicas mostram que não é possível produzir qualquer redução nas elevadas taxas de mortalidade associadas ao choque cardiogênico pós-infarto do miocárdio, a despeito do uso da terapia farmacológica, da assistência circulatória (por meio de balão intra-aórtico, p.ex.), da angioplastia coronariana e da cirurgia de revascularização miocárdica.
A síndrome de Stokes-Adams é caracterizada por manifestações cerebrais que ocorrem no paciente com grave arritmia cardíaca. Com relação a essa síndrome, julgue as afirmativas que se seguem marcando com F a(s) falsa(s) e com V a(s) verdadeira( s):
( ) é causada, clássica e exclusivamente, pelo bloqueio atrioventricular total;
( ) os sintomas mais típicos são a síncope seguida de convulsões;
( ) é freqüente sua associação com a cardiopatia chagásica crônica.
Indique a opção que tenha a seqüência correta.
V, V, V
V, V, F
V, F, F
F, V, V
F, F, F
A síncope é a perda súbita e transitória da consciência e do tônus muscular postural, que não deixa seqüelas neurológicas e representa uma das modalidades de insuficiência cardiovascular. Com relação à síncope, assinale a única opção incorreta.
Aqueles pacientes com insuficiência cardíaca grave e avançada, por disfunção sistólica ou diastólica, podem apresentar episódios de síncope de origem hemodinâmica.
A estimulação de barorreceptores (hipersensíveis) do seio carotídeo resultam numa diminuição da inibição tônica da atividade simpática vascular periférica e cardíaca e num aumento da estimulação da atividade parassimpática sobre o coração, o que pode resultar em episódios de síncope.
O teste de inclinação ou "head up tilt test" permite a avaliação das atividades simpática e parassimpática cardiovasculares desencadeadas pelo ortostatismo passivo.
A fludocortisona, usada no tratamento de algumas causas de síncope, promove aumento do volume plasmático e da sensibilidade vascular aos estímulos adrenérgicos, o que impede a redução do retorno venoso e incrementa o tônus vasoconstritor.
Na base dos processos fisiopatológicos envolvidos na síncope neurocardiogênica está o reflexo de Bezold-Jarish, que se relaciona com as adaptações funcionais reflexas desencadeadas pela estimulação dos mecanorreceptores ventriculares.
Em relação aos agentes químicos e seus efeitos é incorreto afirmar que
o acetato de metila, líquido incolor, altamente volátil, usado como solventes para vernizes, óleos e resinas, é irritante de olhos e membranas mucosas.
o dióxido de carbono é um asfixiante simples, mas também pode ser depressor/excitante do sistema nervoso central.
apesar de agudos, os efeitos do cloro restringemse à irritação dos olhos e mucosas da boca e nariz.
o iodo é um agente com múltiplos empregos, desde alguns tipos de filmes fotográficos, até aditivos para alimentos, e seus efeitos incluem dermatite alérgica de contato, sinusite crônica e conjuntivite.
o n-hexano é um líquido incolor, de alta volatilidade e é um dos componentes da benzina. Seus efeitos incluem neuropatia periférica e irritação do trato respiratório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...