Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São critérios diagnósticos para o quadro de Delirium devido à condição médica geral, segundo o DSM-IV, os seguintes itens, EXCETO
Perturbação da consciência (ou seja, acuidade reduzida da consciência em relação ao ambiente) com redução da capacidade de direcionar, manter ou deslocar a atenção.
Alteração na cognição (como déficit de memória, desorientação e perturbação da linguagem) ou desenvolvimento de uma perturbação da percepção que não é mais bem explicada por uma demência pré-existente, estabelecida ou em evolução.
Estabelecimento do quadro após o uso de medicação ou de substância psicoativa, de forma abrupta, sem titulação prévia.
Perturbação desenvolvida ao longo de um curto período de tempo (em geral de horas a dias) com tendência a flutuações no decorrer do dia.
Evidências, a partir da história, exame físico ou achados laboratoriais, de que a perturbação é causada por consequências fisiológicas diretas da condição médica geral.
Em relação à insuficiência renal crônica (IRC) é correto afirmar:
A doença cardiovascular é a principal causa de morte dos doentes renais crônicos, sendo responsável por cerca de 50% dos óbitos nesta população.
A denominação de doença cardiovascular refere-se à cardiopatia isquêmica e insuficiência cardíaca.
Dados da literatura indicam que dos pacientes que iniciam tratamento dialítico crônico, somente 5% apresentam coronariopatia isquêmica e 10% insuficiência cardíaca.
Na IRC ocorre aumento do clearence de fósforo, ocasionando hipofosfatemia e diminuição do cálcio livre.
Na IRC, ocorre diminuição da produção de PTH.
Com relação às emergências psiquiátricas é correto afirmar:
O suicídio não constitui uma emergência em si, uma vez que o paciente na verdade não apresenta real intenção de morrer, principalmente utilizando-se de medidas de características histriônicas.
Em casos de intoxicação exógena com clara intenção de suicídio, é fundamental que o psiquiatra avalie o paciente nas primeiras horas de entrada no hospital, mesmo que seu grau de consciência não esteja totalmente recuperado, pois o paciente poderá omitir a intenção de cometer suicídio com o passar dos dias.
O quadro de agitação psicomotora deve ser tratado com altas doses de diazepam endovenoso, associado à clorpromazina e prometazina, independentemente da etiologia do quadro de agitação.
A síndrome de abstinência alcoólica não se constitui num quadro de emergência, podendo ser atendida em regime ambulatorial especializado em dependência química.
Ao primeiro episódio de surto psicótico, é fundamental se descartar a existência de condições médicas gerais e o uso de substâncias psicoativas que possam justificar o quadro psiquiátrico.
Em relação às pneumonias adquiridas na comunidade (PAC), é INCORRETO afirmar:
A frequência de pneumonia entre pacientes que procuram atendimento médico por sintomas respiratórios agudos varia de 3% a 18%.
Não existem sintomas ou sinais que permitam estabelecer com segurança a presença de pneumonia. De maneira inversa, a ausência de algum sintoma ou sinal não é capaz de excluir o diagnóstico de PAC.
A escolha do antibiótico não deve ser amparada por achados clínicos ou radiológicos, e sim por parâmetros epidemiológicos ou microbiológicos.
Hemoculturas são positivas em aproximadamente 70% dos casos de PAC em pacientes internados.
O hemograma pode demonstrar leucocitose com desvio à esquerda. Leucopenia é sinal de mau prognóstico, independentemente do agente etiológico.
Considere as seguintes afirmações:
I. O estágio do desenvolvimento psicossexual definido como "fase anal", por Freud, corresponde ao período de maturação do controle neuromuscular sobre os esfíncteres, principalmente os anais. É o período de luta por independência e superação da dependência dos pais e se associa à necessidade de estabelecer controle sobre si e o ambiente.
II. Os principais mecanismos de defesa histérica são a conversão, a repressão, a somatização e a dissociação. Já as defesas de características psicóticas são a negação, a distorção e a projeção e as de características neuróticas são a repressão, isolamento, anulação, deslocamento e formação reativa.
III. O grupo constituído por defesas mais adaptadas como sublimação, identificação, altruísmo, e outros, possibilita que o indivíduo consiga, frente aos múltiplos eventos e situações de vida, modificá-las de forma mais adequada, conseguindo atingir metas de crescimento e aprendizado.
Está correto o que se afirma em
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
São considerados sinais e sintomas relacionados ao ataque isquêmico transitório ou acidente vascular encefálico associados a comprometimento da circulação vértebrobasilar posterior:
sincope, cefaleia e náuseas.
perda visual unilateral indolor e afasia.
fraqueza, incoordenação, paralisia facial e perda da sensibilidade.
distúrbios da linguagem e liberação de esfíncter vesical.
visão borrada em um ou ambos campos visuais, disartria e ataxia.
Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, é correto afirmar:
No transtorno somatoforme indiferenciado, o paciente apresenta uma ou mais queixas somáticas por mais de seis meses, causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional, não podendo ser explicados por outro transtorno mental e não sendo intencionalmente produzido.
A amnésia dissociativa é caracterizada por uma súbita perda da identidade pessoal e da memória de toda a vida pregressa, com a adoção de uma nova identidade, podendo o doente viajar para longe de casa e assumir nova residência, profissão e vida.
O transtorno factício concentra-se em sentimentos de mal-estar e aversão do paciente em relação a algum aspecto do seu corpo.
O transtorno dismórfico corporal é caracterizado pelo medo de desenvolver uma doença séria ou pela crença de ser portador de uma doença grave.
Os transtornos dissociativos constituem um grupo de condições psicopatológicas nas quais ocorre a produção ou simulação intencional de sinais ou sintomas físicos ou psicológicos, podendo ser subdivididos em sinais e sintomas predominantemente psicológicos ou físicos, ou combinados.
Após a realização de um ECG para detecção de IAM, detectou-se supradesnível em DII, DIII e aVF. Devem ser realizadas ainda as derivações
V7 e V8, apenas.
V7 , V8, V3R e V4R.
V3R e V4R, apenas.
Lewis e Golub.
V7 e V4R, apenas.
Com relação à esquizofrenia e aos transtornos psicóticos, é INCORRETO afirmar:
Afetam em torno de 1% da população e manifestam-se, no início, nos primeiros anos da vida adulta.
São patologias mentais consideradas graves, com alto comprometimento cognitivo e incapacitante, que geram grandes prejuízos econômicos, sociais e emocionais, tanto para o paciente como para a família.
Segundo o DSM-IV, os sinais de perturbação psíquica (alucinações, delírios e discurso ou comportamento desorganizado ou catatonia) devem durar pelo menos 6 meses, com pelo menos 1 mês de sintomas proeminentes (ou menos se tratados com sucesso).
Não existe clara relação entre a esquizofrenia e herdabilidade genética, mas novos trabalhos nessa área poderão modificar essa afirmação no futuro.
O tratamento clínico envolve o uso de medicações antipsicóticas, além de um trabalho de reabilitação cognitiva, terapia ocupacional e terapia familiar.
Considere:
I. O tratamento da taquicardia paroxística supraventricular tem como objetivo interromper um ciclo de impulsos que ativa os átrios e ventrículos por meio de um circuito no nó AV.
II. A compressão do globo ocular deve ser totalmente desestimulada e evitada, devido ao risco de descolamento de retina.
III. A massagem do seio carotídeo deve ser sempre tentada.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e III.
I e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...