Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa enfermaria de clínica médica, o médico é chamado para atender a uma provável parada cardiorrespiratória que acabou de acontecer. Trata-se de um homem de 64 anos, no 6o dia de internação por um infarto do miocárdio. Estava evoluindo bem, sem complicações, e subitamente apresentou perda de consciência, segundo os familiares. O médico chama pelo paciente, sem resposta, chama por ajuda e abaixa o encosto da cama, deixando-o em decúbito horizontal plano. O passo imediato a seguir deve ser
checar a presença de respiração.
desfibrilação elétrica com 360 J.
checar a presença de pulso.
elevação da mandíbula e hiperextensão da coluna cervical.
realizar duas ventilações de resgate.
Homem de 65 anos de idade sofreu infarto do miocárdio de parede inferior há 2 anos, atribuído à lesão uniarterial distal na artéria coronária direita. Atualmente, apresenta angina desencadeada por deambulação em aclives. O exame físico foi normal. O eletrocardiograma revelou onda q nas derivações III e aVF. A fração de ejeção é normal no ecocardiograma. O tratamento medicamentoso mais eficiente nessa condição é:
ácido acetilsalicílico e betabloqueadores.
betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.
estatinas e ácido acetilsalicícilico.
bloqueadores dos canais de cálcio e estatinas.
Os seguintes quadros estão classificados, segundo a CID- 10, dentre os Transtornos de preferência sexual (F65), com EXCEÇÃO
A classificação das crises epilépticas e das epilepsias é de fundamental importância, pois implicará na conduta adequada e em seu tratamento. Os tipos corretos de crises epilépticas são:
Uma mulher de 50 anos, internada por depressão grave há 2 dias, é atendida pelo médico plantonista com queixa de palpitações há cerca de 1 hora. Está agitada, taquipnéica, com PA = 80 × 40 mmHg e o pulso é fino e irregular. O monitor cardíaco mostra:
epinefrina.
atropina.
cardioversão elétrica.
adenosina.
amiodarona.
Homem de 62 anos de idade, sem sintomas cardíacos, portador de aneurisma de aorta abdominal de 6 cm de diâmetro e de 14 cm de extensão, abaixo das artérias renais. Recebeu a indicação de tratamento cirúrgico do aneurisma da aorta abdominal. Foi solicitada a avaliação cardiológica pré-operatória. O exame clínico, a função renal e o eletrocardiograma em repouso foram normais. Nessa condição,
a revascularização do miocárdio profilática no caso de serem identificadas lesões em artérias coronárias não se revelou vantajosa do ponto de vista prognóstico.
deve ser submetido rotineiramente à cineangiocoronariografia.
o eletrocardiograma de esforço associado à cintilografia de perfusão miocárdica deve ser indicado rotineiramente.
a angiotomografia coronária deve ser realizada como rotina pré-operatória.
o eletrocardiograma dinâmico de 24h (holter) permite identificar paciente com isquemia assintomática e, nesse caso, os próximos passos da avaliação.
Analise:
I. A síndrome de Rett ocorre predominantemente em meninos, apresenta desenvolvimento inicial aparentemente normal, e seu início se dá entre 7 e 24 meses de idade.
II. Na síndrome de Rett observa-se a perda total ou parcial das habilidades manuais adquiridas, bem como a da fala, junto com desaceleração do crescimento do crânio.
III. A síndrome de Asperger apresenta anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
IV. Na síndrome de Asperger, que ocorre predominantemente em meninos, geralmente não se observa retardo global ou atraso no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem.
É INCORRETO o que consta APENAS em
Considere os itens abaixo.
I. baixa ingesta de cálcio;
II. história familiar;
III. alta ingesta de proteínas;
IV. menopausa precoce.
São fatores de risco para a osteoporose:
No tratamento de hipertensão, edema de tornozelos e tosse seca são efeitos colaterais freqüentes com o uso, respectivamente, de
inibidores de receptor da angiotensina e inibidores da ECA.
alfabloqueadores e bloqueadores de canal de cálcio.
inibidores da ECA e betabloqueadores.
bloqueadores de canal de cálcio e betabloqueadores.
bloqueadores de canal de cálcio e inibidores da ECA.
Homem assintomático, de 72 anos de idade, recebeu o diagnóstico de estenose da valva aórtica em exame clínico. Nessa condição,
se o gradiente transvalvar aórtico máximo for superior a 50 mmHg no ecocardiograma, indica-se a troca valvar.
recomenda-se seguimento do paciente, avaliação a cada 6 meses e profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa.
deve-se complementar a avaliação com o cateterismo cardíaco e cineangiocoronariografia.
a imagem ecocardiográfica sugestiva de calcificação valvar é uma indicação de tratamento cirúrgico.
se houver sobrecarga ventricular esquerda no eletrocardiograma, o paciente deve ser aconselhado a permanecer em repouso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...