Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O risco de dificuldade da intubação orotraqueal pode ser avaliado pelas classificações de Mallampati (modificada por Samsoon & Young) e de Cormack-Lehane, entre outras variáveis. Considere que haja necessidade de realizar intubação orotraqueal em um paciente jovem, de 18 anos de idade e que, na abertura espontânea da boca, seja possível visibilizar o palato mole e a base da úvula e que, durante a laringoscopia direta, na visibilização da região glótica (e de suas estruturas), somente a glote seja visível. Com base nessas constatações, assinale a alternativa que apresenta os graus, segundo as classificações de Mallampati (modificada por Samsoon & Young) e de Cormack-Lehane, respectivamente.
Mallampati: grau 1 e Cormack-Lehane: grau 2
Mallampati: grau 2 e Cormack-Lehane: grau 2
Mallampati: grau 2 e Cormack-Lehane: grau 3
Mallampati: grau 3 e Cormack-Lehane: grau 3
Mallampati: grau 3 e Cormack-Lehane: grau 4
O sarampo é uma doença imunoprevenível causada por vírus e altamente infecciosa. Após três anos sem casos de sarampo, foram confirmados, no ano de 2010, 68 casos em três estados, batendo o recorde da década. Acerca do sarampo, assinale a alternativa correta.
Esse aumento atesta que a transmissão de forma continuada está ocorrendo no país.
Sem a vacina, é esperada uma epidemia a cada período de 2 a 5 anos.
Os vírus que causaram os casos em 2010 eram todos de origem brasileira.
O sarampo não pode ser transmitido por aerossóis secundários.
O sarampo é uma doença benigna e não cursa com complicações mais graves.
A respeito dos transtornos mentais e de comportamento derivados do uso de substâncias psicoativas, assinale a alternativa correta.
Em meados dos anos 90 do século passado, os usuários de cocaína e crack passaram a ser o grupo de consumidores de drogas ilícitas que mais procuravam tratamento nos ambulatórios e serviços de internação para dependência de substâncias psicoativas.
Quanto aos fatores de adesão, ao contrário do esperado, não há evidências de relação positiva entre multiplicidade de propostas de atendimento e melhora da adesão ao tratamento de dependentes de cocaína e crack. Isso reforça a ideia de que esses usuários necessitam de abordagens mais específicas que os dependentes de outras substâncias.
A transmissão da AIDS pelo uso de drogas injetáveis atinge principalmente indivíduos com alta escolaridade e grande poder aquisitivo.
A presença de comorbidades psiquiátricas é comum entre usuários de cocaína/crack e agrava o prognóstico do transtorno comórbido, sendo a evolução da dependência química aparentemente indiferente à comorbidade.
A mortalidade entre usuários de cocaína e crack no Brasil mostra-se eminentemente relacionada a overdoses.
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Uma senhora de quarenta anos de idade, primigesta, no terceiro trimestre da gestação, procurou atendimento médico com queixa de cefaleia intensa, que não cede com analgésicos comuns, associada a visão borrada e a escotomas cintilantes. Relatou também dor epigástrica, naúseas e vômitos. Sua pressão arterial era de 162 mmHg × 112 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Após a investigação clinicolaboratorial inicial, foram feitos os diagnósticos de pré-eclâmpsia grave e síndrome HELLP.
Considere que essa gestante tenha apresentado um episódio de convulsão tônico-clônico generalizada e que o médico assistente tenha optado pelo uso de sulfato de magnésio. Nessa situação, representa contraindicação para o uso desse medicamento a constatação de
volume urinário igual a 300 mL/h.
frequência respiratória igual a 28 inspirações por minuto.
reflexos patelares bilateralmente abolidos.
frequência cardíaca igual a 120 batimentos por minuto.
pressão arterial de 162 mmHg × 112 mmHg.
Paciente do sexo masculino, com 34 anos de idade, morador de uma cidade da zona rural da Bahia, próxima ao litoral, procurou o pronto-socorro local com quadro febril de início agudo, cefaleia e constipação com início há dois dias. Ao exame, a temperatura axilar era de 40 ºC, e a frequência cardíaca de 95 bpm. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é de
febre amarela.
dengue.
malária.
leptospirose.
febre tifoide.
Com relação à síndrome de abstinência do álcool (SAA), assinale a alternativa correta.
O quadro inicia-se após seis horas da diminuição ou da interrupção do uso do álcool, quando aparecem os primeiros sintomas: tremores, ansiedade, insônia, náuseas e inquietação.
A quantidade de álcool ingerida imediatamente antes do aparecimento da síndrome não guarda nenhuma relação com o padrão clínico apresentado, pois há grande variabilidade na vulnerabilidade genética associada à SAA.
Sintomas mais graves ocorrem em cerca de 10% dos casos e incluem hipotermia, taquipneia, tremores e sudorese profusa.
O delirium tremens é uma complicação grave que, embora não leve ao óbito, traz intenso sofrimento ao paciente, pois cursa com alucinações, alteração do nível de consciência e desorientação.
Entre os psicofármacos utilizados, de um modo geral, os benzodiazepínicos de ação curta são a medicação de primeira escolha.
Texto III, para responder às questões 26 e 27.
Uma senhora de quarenta anos de idade, primigesta, no terceiro trimestre da gestação, procurou atendimento médico com queixa de cefaleia intensa, que não cede com analgésicos comuns, associada a visão borrada e a escotomas cintilantes. Relatou também dor epigástrica, naúseas e vômitos. Sua pressão arterial era de 162 mmHg × 112 mmHg, frequência cardíaca de 95 bpm. Após a investigação clinicolaboratorial inicial, foram feitos os diagnósticos de pré-eclâmpsia grave e síndrome HELLP.
Assinale a alternativa que apresenta a alteração laboratorial compatível com os diagnósticos descritos no texto.
proteinúria de 24 horas igual a 1 g
contagem de plaquetas de 90.000 células/mm3
anemia megaloblástica
nível reduzido de ácido úrico
importante elevação do nível de bilirrubina direta
A dengue é a doença transmitida pelo vetor que mais rapidamente se dissemina no mundo. Nos últimos cinquenta anos, a sua incidência aumentou em trinta vezes. A respeito da dengue, assinale a alternativa correta.
Clinicamente, a dengue é classificada como dengue não complicada e dengue clássica.
Todas as formas clínicas de dengue devem ser notificadas em 24 horas.
O mecanismo da síndrome de choque da dengue dá-se principalmente pela hemorragia.
A dengue com complicações deve ser considerada quando há indícios de extravasamento de plasma.
Não há envolvimento gastrintestinal na dengue.
Uma senhora de 76 anos de idade vem apresentando um quadro clínico caracterizado por prejuízo progressivo de memória há aproximadamente três anos. Recentemente, retornando de uma feira, perdeu-se nas imediações de sua residência e não conseguia encontrar o caminho para casa. Na consulta inicial, verificaram-se alterações visuoespaciais, humor deprimido, anomia e perda do insight. Os filhos que a trouxeram ao consultório negaram alterações da sensopercepção ou depressão pregressa. O exame clínico e o neurológico não evidenciaram anormalidades. Do ponto de vista laboratorial, verificou-se apenas atrofia difusa na tomografia de crânio. O diagnóstico mais provável para esse caso é
demência de Huntington.
demência frontotemporal.
demência de Creutzfeldt-Jakob.
demência do tipo Alzheimer.
pseudodemência depressiva.
A atenção mundial volta-se para o fenômeno do aumento da resistência bacteriana e a necessidade do surgimento de novos fármacos para combater os agentes resistentes. Com relação aos mecanismos de resistência bacteriana, assinale a alternativa correta.
A produção de enzimas bacterianas que inativam o antimicrobiano é o mecanismo de resistência mais comum observado para as quinolonas.
As ESBL são capazes de inativar penicilinas, cefalosporinas de amplo espectro e monobactâmicos.
A resistência à oxacilina observada no MRSA deve-se à produção de betalactamases.
A disseminação do gene da betalactamase dá-se exclusivamente pela transmissão de plasmídeos.
A maioria das carbapanemases é inibida por inibidores da betalactamase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...