Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta um distúrbio em que há um risco aumentado de hipotiroidismo adquirido (tireoidite de Hashimoto).
asma brônquica
hemofilia
síndrome nefrótica
alergia à proteína do leite de vaca
Síndrome de Down
Texto IV, para responder às questões de 48 a 50. O coordenador do único centro de saúde em uma região carente, após realizar análise situacional, identifica quatro grupos populacionais a serem assistidos pelas equipes de saúde da família do centro de saúde:
1 Adolescentes que concluíram o ensino básico, mas estão sem acesso à escola secundária ou técnica e passam a maior parte do tempo sem realizar atividades educacionais ou esportivas.
2 Idosos com hipertensão e diabetes, alguns com sequelas de AVC, sem controle ou acesso aos serviços de saúde.
3 Adultos jovens empregados em regiões distantes com nível relativo de estresse familiar e financeiro.
4 Crianças sem acompanhamento familiar adequado, porém reunidas em tempo integral em uma creche bem instalada, dirigida por religiosos e apoiada pela prefeitura local.
Acerca dos quatros grupos populacionais identificados no texto, assinale a alternativa correta.
No caso de o centro de saúde ter métodos anticoncepcionais à disposição da população, estes só devem ser indicados para jovens maiores de dezoito anos de idade.
Em relação às jovens adultas grávidas, o pré-natal deve ser acompanhado pelo médico de família, que garantirá a realização dos exames complementares; especialmente, quatro ultrassons durante o período gravídico.
No caso de um surto leve de diarreia aguda na creche comunitária, a melhor conduta é a hidratação oral, com o soro distribuído pelo centro de saúde, na dose conforme o peso das crianças, mas com uma dose de soro para repor as perdas anteriores e doses de soro a cada nova dejeção líquida. Ademais, está indicada antibioticoterapia profilática.
O grupo de pacientes idosos diabéticos e hipertensos deve ser considerado o de maior risco. A melhor conduta nesses casos é manter a pressão arterial em 120 mmHg por 80 mmHg, e níveis de HbA1c menores do que 7,0. O médico de família deve solicitar a presença da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) para realização de seções de fisioterapia, com a finalidade de dar atendimento aos pacientes com sequela de AVC.
As vacinas contra vírus da hepatite B e contra o vírus papiloma humano (HPV) fazem parte da agenda de vacinações obrigatórias para os adolescentes.
Considerando o tratamento de pacientes com quadro de anafilaxia, assinale a alternativa correta.
O tratamento com glucagon endovenoso é útil em caso de uso recente de betabloqueadores pelo paciente.
O uso de atropina endovenosa reduz a incidência de arritmias decorrentes do uso de adrenalina.
Os corticoides são comprovadamente eficazes no tratamento do choque na fase aguda da anafilaxia.
O uso de anti-histamínicos por via endovenosa comprovadamente reduz a obstrução das vias aéreas.
A via de administração subcutânea de adrenalina é a de escolha nos casos de gravidade de leve a moderada.
Considere um menino de oito anos de idade, diabético tipo 1 há quatro anos em uso de insulina NPH de manhã e no almoço e correção com insulina ultrarrápida. Apresenta febre há três dias e amigdalite purulenta. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta nesse caso.
O uso de xaropes está contraindicado.
A internação do paciente deve ser providenciada, para melhor controle da glicemia.
A dose da insulina NPH deve ser aumentada em 10%.
A dieta deve ser diminuída para melhor controle da glicemia.
O uso de paracetamol está contraindicado.
Considere que o secretário de saúde de um município tenha solicitado um projeto a uma equipe clínica para estabelecer um contrato. Pretende ele, com esse contrato, melhorar a assistência ao paciente idoso. Atualmente, a equipe, apesar de atender pacientes idosos, o faz sem distinção alguma, sem medir resultados e sem saber a satisfação desses usuários.
Com base na técnica de elaboração e gestão de projetos, em que é necessária a definição clara de escopo (o quê?), produto (por quê?), qualidade (o que terá de bom?), tempo (em quanto tempo?) e custos (quais serão os custos?), assinale a alternativa correta.
A gestão de projeto não se aplica nesse caso, pois o contrato entre a secretaria de saúde do município e a clínica estabelecerá uma ação de longo prazo.
O escopo do projeto é a satisfação dos usuários da clínica.
A qualidade do projeto poderá estabelecer atividades de prevenção a quedas para os pacientes idosos.
O contrato entre a secretaria de saúde do município e a clínica não precisará conter objetivos, indicadores e metas a serem cumpridas periodicamente. Basta conter apenas o prazo de validade e o valor do contrato.
Nem sempre é possível definir o produto em um projeto.
Quanto ao tratamento farmacológico da crise convulsiva, assinale a alternativa correta.
Deve-se instituir tratamento continuado, de manutenção, após uma única crise, em qualquer circunstância.
O tratamento de manutenção deve ser instituído em pacientes com crises recorrentes de etiologia desconhecida, ou conhecida, mas irreversível.
O tratamento de manutenção nunca deve ser instituído em portadores de tumores cerebrais.
Infecção associada à convulsão é contraindicação absoluta para o tratamento de manutenção.
Traumatismo craniano, em qualquer circunstância, é impeditivo para o tratamento de manutenção.
Quanto ao uso de antibióticos na infância, assinale a alternativa correta.
Com relação aos aminoglicosídeos, a ototoxicidade é reversível, e a nefrotoxicidade é irreversível.
A profilaxia para ITU deve ser dada a crianças com recidivas frequentes, mesmo sem alterações do trato urinário.
A dapsona está contraindicada para uso materno na mãe que amamenta.
No desnutrido grave com febre, o uso de antibiótico só está indicado quando o foco for identificado por causa do risco de resistência bacteriana.
Na doença de Kawasaki, há indicação de profilaxia para endocardite infecciosa.
Quanto à política de saúde do Brasil, assinale a alternativa correta.
Há um deslocamento importante do financiamento das ações de saúde a favor da atenção primária. Em 2001, a atenção primária correspondia a 19% dos gastos totais em saúde, em 2011 estão previstos 22%. Já a média e a alta complexidade (MAC) diminuíram de 71%, em 2001, para 63% previstos para 2011. Nesse sentido, chega-se à situação ideal do financiamento das ações de saúde.
Os serviços de atenção de média e alta complexidade estão cada vez menos congestionados. Portanto, não há necessidade de repressão das ofertas e das demandas.
Ainda existem precarizações das relações de trabalho nos órgãos estatais de saúde, com poucos concursos públicos, baixo estímulo às carreiras e aos salários, ao desempenho e aos resultados para os usuários. A solução é instituir uma nova onda de terceirizações aleatórias para contratação de pessoal e gestão do sistema de saúde.
A atenção primária expande-se às camadas mais pobres da população, mas, na média nacional, estabiliza-se na baixa qualidade e resolubilidade; ainda não consegue se constituir na porta de entrada preferencial do sistema, todavia reúne potência transformadora para estruturar novo modelo de atenção preconizado pelos princípios constitucionais.
O modelo de atenção à saúde no Brasil está correto e não há necessidade de políticas que estimulem a implantação da Estratégia da Saúde da Família.
Acerca do tratamento hospitalar de pacientes vítimas de acidentes com serpentes (cobras) venenosas, assinale a alternativa incorreta.
O antiveneno (soro antiofídico) deve ser administrado apenas por via endovenosa.
Na ausência de reação, a dose total de antiveneno pode ser administrada em infusão por cerca de 1 hora.
Se o teste cutâneo indicar reação alérgica, o antiveneno não deve ser administrado, em virtude do risco de ocorrer choque anafilático.
Se o estado clínico do paciente piorar, deve-se administrar dose adicional de antiveneno.
A imunização antitetânica deve ser atualizada de forma apropriada.
Com relação às crises da doença falciforme, assinale a alternativa correta.
Crises de dor duram em média quinze dias, podendo persistir por semanas.
A hipoxemia é a alteração mais precoce da síndrome torácica aguda.
Trauma é a causa mais frequente da crise aplástica.
As crises de sequestro esplênico são raras antes de dois anos de idade.
O priapismo é raro na doença falciforme.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...