Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às manifestações neurológicas das doenças sistêmicas, assinale a alternativa correta.
A neuropatia sensitiva de Denny-Brown é uma neuropatia paraneoplásica, cujas lesões localizam-se nos gânglios raquidianos posteriores e nervos cranianos.
São polineuropatias simétricas somente a neuropatia diabética e a neuropatia da sarcoidose.
Apenas os pacientes com hipotireoidismo podem apresentar paralisia hipocalêmica periódica secundária, caracterizada por envolver os membros e os músculos oculares.
As complicações neurológicas na doença de Hodgkin surgem, na maioria das vezes, de maneira súbita, precocemente na história da doença, sendo habitual o aspecto de tromboflebite cerebral.
Na porfiria, o principal distúrbio encontra-se no metabolismo do cobre, levando a uma síndrome caracterizada por alterações na personalidade, labilidade emocional e distúrbios do movimento que podem ir do tremor à rigidez.
Uma medicação adequada para crise de ausência é
carbamazepina.
fenobarbital.
fenitoína.
ácido valproico.
lamotrigina.
O aparecimento de infecções por bactérias multirresistentes a antibióticos, principalmente por aquelas produtoras de carbapenase (conhecidas pela sigla KPC), tem criado um desafio no diagnóstico e no tratamento dessas infecções. No caso de ventriculite por KPC, a terapêutica indicada é
ceftriaxone por via venosa.
polimixina por via venosa e intraventricular.
penicilina cristalina por via venosa e intraventricular.
linezolida por via venosa e flucanozol intraventricular.
meropenem por via intraventricular.
A respeito da atuação de uma equipe multidisciplinar na assistência ao idoso, assinale a alternativa correta.
Muitas das tarefas da enfermagem e do terapeuta ocupacional, como avaliar e reabilitar disfunções ortopédicas, respiratórias, neurológicas, reumatológicas, cardiovasculares e urológicas são sobrepostas às do fisioterapeuta.
Em uma comunidade em que existam mulheres da sociedade que distribuam cobertores e remédios para os idosos, o assistente social pode ser dispensado da equipe multidisciplinar.
O assistente social é um profissional de nível médio cuja função primordial é providenciar transporte de volta para casa, após a alta ou após uma consulta de um idoso.
A enfermagem na geriatria não tem autonomia para planejar as suas atividades, pois depende da prescrição do médico.
O papel do terapeuta ocupacional visa estimular as funções preservadas e desenvolver mecanismos compensatórios para as funções alteradas.
Paciente de 68 anos de idade, sexo masculino, diabético, hipertenso mal controlado, portador de aneurisma de aorta abdominal sem indicação cirúrgica até o presente momento, apresenta-se em um serviço de emergência com crise hipertensiva associada à importante dor abdominal, seguida de paraplegia, sem alteração de sensibilidade térmica ou dolorosa. A provável causa desse quadro é
trombose da artéria ilíaca.
isquemia aguda da artéria espinhal anterior.
AVC de artéria cerebral anterior.
compressão medular externa pelo aneurisma abdominal.
isquemia aguda da artéria vertebral.
Infecção é uma das principais complicações do tratamento da hidrocefalia com derivação ventricular com válvula. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
Infecção da válvula é mais comum em adultos que em crianças.
A bactéria mais comumente encontrada em infecções de válvula é o estafilococo.
Se a glicose do liquor ventricular estiver abaixo de 10 mg%, o diagnóstico mais provável é o de meningite asséptica.
Se houver suspeita de infecção da válvula, deve ser iniciado imediatamente o uso de anfotericina B, por via venosa.
O tratamento mais utilizado, quando se confirma infecção da válvula, inclui o uso do antimicrobiano, sem retirada da válvula.
A respeito das características do envelhecimento populacional no Brasil, assinale a alternativa correta.
Somente a partir da década de 80 do século passado iniciou-se o processo de envelhecimento populacional no Brasil.
Mesmo tendo ocorrido aumento da expectativa de vida entre 1940 e 1970, a estrutura etária não se alterou, pois a redução da mortalidade deveu-se, principalmente, à queda das taxas de mortalidade específicas da infância.
Na década de 70 do século passado, as pesquisas nacionais por amostra de domicílios demonstravam claramente que o processo de envelhecimento estava relacionado ao poder aquisitivo, ocorrendo principalmente nas áreas urbanas e em classes sociais mais altas.
O termo polarização epidemiológica refere-se à situação em que a morbimortalidade persiste elevada tanto por doenças transmissíveis quanto por crônico-degenerativas.
A projeção para 2020, quando a esperança de vida estiver em 75,5 anos, é que a proporção de jovens e idosos deverá estabilizar-se, representando, respectivamente, 20% e 15% do total da população.
Uma jovem de 21 anos de idade apresentou, pela manhã, enquanto tomava café da manhã, episódio de crise epiléptica caracterizado por abalo clônico rápido e vigoroso no MSD, chegando a derrubar sua xícara; em seguida, teve perda da consciência, com queda ao solo e ferimento contuso em face e lábios. Mostrou-se um pouco confusa e sonolenta no período pós-ictal. Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a provável etiologia do quadro e a melhor terapêutica.
epilepsia mioclônica juvenil ácido valproico
síncope vagal inibidor de recaptação da serotonina
crise parcial motora complexa carbamazepina
crise parcial motora complexa lamotrigina
epilepsia mioclônica juvenil carbamazepina
No tratamento da hidrocefalia obstrutiva, tem sido usada cada vez mais a terceiro ventriculostomia endoscópica. O procedimento mais comum consiste em introduzir um endoscópio rígido no III ventrículo e abrir o(a)
lâmina terminal.
septo pelúcido.
infundíbulo.
comissura anterior.
assoalho do III ventrículo em um ponto anterior aos corpos mamilares.
Texto III, para responder às questões 27 e 28.
João, setenta anos de idade, viúvo há cerca de dez anos, engenheiro aposentado, mora só, totalmente independente para atividades de vida diária e instrumental, apresenta história de longa data de hipertensão arterial e bloqueio do ramo direito de segundo grau, em uso de hidroclorotiazida e enalapril. Há dois meses, passou a apresentar tontura e teve três episódios de quedas, sendo medicado, naquela ocasião, em um serviço de pronto-atendimento, com flunarizina. Evoluiu com apatia, rigidez, bradicinesia, períodos de confusão mental, alucinações visuais recorrentes e delírios de perseguição. Negava história de doença psiquiátrica prévia ou abuso de drogas. Foi levado ao geriatra por seu filho. Ao exame, encontrava-se consciente, pressão arterial de 150 mmHg × 80 mmHg deitado e 110 mmHg × 60 mmHg em ortostatismo, bradicinesia e rigidez. Sua pontuação no miniexame do estado mental (Folstein, 1975) foi de 26 pontos.
Considerando a situação apresentada no texto, assinale a alternativa correta.
A idade do paciente e o fato de apresentar alucinações visuais recorrentes e delírios de perseguição sugerem distúrbio de personalidade.
A causa mais provável da tontura é labirintite.
A bradicinesia e a rigidez podem ser secundárias ao uso da flunarizina.
O fato de o paciente apresentar pontuação 26 no miniexame do estado mental sugere demência senil.
O quadro sugere demência frontotemporal, estando indicada uma tomografia do crânio para afastar doença de Alzheimer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...