Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta a situação de maior risco de recorrência de cisto do ducto tireoglosso.
Tireoide ectópica lingual
Duplicidade de ductos
Segmento de osso hioide retido
Infecção de ferida operatória
Uso de fio de sutura inabsorvível para a ligadura do ducto tireoglosso
Assinale a alternativa que apresenta a causa mais frequente de prolongamento do período de observação ou de internação inesperada de pacientes submetidos a cirurgias realizadas em regime ambulatorial.
febre
náuseas/vômitos
dor
retenção urinária
sangramento
Ginecologista no centro de saúde da periferia atendeu a três pacientes, X, Y e Z. Os achados, entre sinais e sintomas, dessas três pacientes estão relacionados a seguir:
(X) Corrimento espesso e aderente, dispareunia, cultura em meio de Nickerson;
(Y) Colo de aspecto tigroide ao exame especular, prurido e dispareunia, cultura em meio de Diamond; e
(Z) Corrimento fluido e homogêneo, 50% assintomáticas, diagnóstico quando 3 dos 4 critérios de Amsel presentes.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os diagnósticos de X, Y e Z, respectivamente.
Infecção por gonococo, tricomoníase, infecção por clamídia.
Candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana.
Infecção por gonococo, candidíase, tricomoníase.
Vaginose bacteriana, tricomoníase, infecção por gonococo.
Tricomoníase, candidíase, vaginose bacteriana.
O Tubo traqueal em T de Montgomery estaria melhor indicado
sistematicamente nas traqueoplastias subglóticas, mesmo nos casos nos quais há preservação da cartilagem cricoide.
na correção de estenose mediotraqueal madura secundária a trauma cervical direto.
no pós-operatório de traqueoplastias realizadas em pacientes em coma vigil.
no alívio da cornagem causada por estenose idiopática de ambos os brônquios fontes.
no pré-operatório de estenose segmentar imatura em paciente vítima de infarto agudo do miocárdio recente (há dois meses).
Considere um recém-nascido (RN) com genitália de aspecto feminino com clitoromegalia, cariótipo em mosaico 45, X/46, XY e nível sérico de 17OHP (hidroxiprogesterona) normal. Com relação ao distúrbio da diferenciação sexual que esse RN apresenta, assinale a alternativa correta.
O caso descrito representa uma disgenesia gonadal mista em que as gônadas normalmente são intra-abdominais e correspondem a um testículo de um lado e gônada rudimentar do outro lado.
Os ductos internos são masculinos normais.
Deve ser realizada a gonadectomia da gônada rudimentar por apresentar potencial de malignização. O testículo normal contralateral deve ser preservado.
No caso descrito, há produção adequada de testosterona bem como sua conversão periférica a diidrotestosterona, mas os receptores citosólicos das células-alvo não respondem à ação hormonal.
Trata-se de uma hiperplasia adrenal congênita por deficiência de 11-hidroxilase, já que a 17-hidroxiprogesterona é normal.
Considerando a anestesia orientada por ultrassom, assinale a alternativa correta.
A artéria subclávia é referência para o bloqueio interescalênico.
A artéria subclávia é referência para o bloqueio axilar.
A artéria braquial profunda é referência para o bloqueio supraclavicular.
A artéria braquial é referência para o bloqueio supraclavicular.
A artéria braquial é referência para o bloqueio axilar.
Considere que uma paciente de 39 anos de idade, G2P2A0, sem histórico pessoal de queixa ou doença mamária prévia, ciclos menstruais regulares, usuária de contraceptivo oral combinado, histórico familiar de tia materna portadora de câncer de mama, tenha comparecido ao ambulatório de mastologia apresentando dois nódulos mamários palpáveis em mama esquerda, um com 2 cm × 2 cm localizado em quadrante superior externo e o outro com 1,5 cm × 2,5 cm em união de quadrantes superiores, estando a mama direita e as axilas livres de alterações ao exame. Trouxe três exames de imagem, a saber: ecografia mamária realizada há dois anos, cujo laudo mostrou BI-RADS® 1; mamografia e ecografia mamária realizadas há três meses, cujos respectivos laudos mostraram BI-RADS® 4A e 3. Com base nessa situação, assinale a alternativa correta.
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) estaria bem indicada para avaliação citológica desses nódulos e, em caso de benignidade, descarta-se a possibilidade de retirada dos nódulos, mesmo que a paciente manifeste opinião contrária.
Para avaliação histológica desses nódulos, a core biopsy poderia ser indicada para ambos e, em caso de benignidade, é possível manter acompanhamento clínico com mamografia e ecografia mamária semestrais durante dois anos. Caso os nódulos permaneçam com as mesmas características iniciais, uma nova punção está indicada após os dois anos.
Na avaliação inicial para definição de conduta, pode ser descartada a necessidade de estudo histológico dos nódulos em questão, desde que se proceda a estudo citológico destes.
A exérese de ambos os nódulos é mandatória, independentemente de estudo citológico ou histológico, pois há risco inferido de malignidade em torno de 5%.
A mastectomia simples com biopsia de linfonodo sentinela está indicada após estudo citológico das lesões, mesmo em caso de benignidade, já que a paciente tem histórico familiar positivo para câncer de mama.
Na substituição do esôfago por meio da esofagogastroplastia isoperistáltica, a drenagem venosa do enxerto é feita pela veia
gástrica esquerda.
esplênica.
mesentérica superior.
mesentérica inferior.
porta, diretamente.
Sob a denominação de síndrome do intestino encurtado, estão incluídas todas as formas clínicas e complicações decorrentes da perda de intestino delgado e(ou) grosso. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A manifestação clínica predominante do intestino encurtado é a obstrução intestinal seguida de fenômenos disabsortivos.
São mais comuns as formas de intestino encurtado congênito, como as que ocorrem nas gastrosquises e atresias intestinais, do que as formas adquiridas de intestino encurtado por ressecção intestinal.
O tratamento cirúrgico de enteroplastia ou alongamento intestinal deve ser sempre indicado, independentemente da possibilidade de adaptação funcional do intestino residual.
Os mecanismos de uma provável adaptação do intestino remanescente incluem ação do alimento na luz intestinal, ação da secreção biliopancreática, ação hormonal e fatores de crescimento.
A interposição de alças em sentido reverso e a construção de alças em arco para recirculações são técnicas que permitem benefício maior em comparação às técnicas de alongamento sequencial, enquanto se aguarda a possibilidade de um transplante intestinal.
Com relação à anestesia venosa, assinale a alternativa correta.
Durante a realização de uma infusão contínua, a administração equivalente ao tempo de duas meias vidas do fármaco promove um estado de equilíbrio na concentração.
O uso concomitante de dexmedetomidina aumenta a necessidade de hipnóticos.
O Índice Bi Expectral (BIS) não é indicado.
O tiopental é indicado para infusão contínua.
Na infusão alvo controlada, ajusta-se a velocidade de infusão de acordo com a concentração plasmática desejada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...