Lista completa de Questões de Medicina da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das patologias malignas do trato genital inferior, assinale a alternativa correta.
O tipo histológico mais comum dos carcinomas cervicais é o de células escamosas. Entretanto, a incidência relativa e absoluta de adenocarcinoma vem aumentando.
Na vigência de história clínica clássica, caracterizada por prurido vulvar crônico, secreção sanguinolenta e lesão semelhante à dermatite vulvar crônica, a biopsia é desnecessária para confirmar o diagnóstico de câncer vulvar.
O câncer do endométrio, à semelhança do câncer cervical, está relacionado à história sexual.
As lesões precursoras do câncer ovariano, à semelhança dos carcinomas do cérvice e do endométrio, estão bem definidas.
Citologia vaginal positiva, na ausência de neoplasia endometrial ou cervical, firma o diagnóstico de neoplasia maligna das tubas uterinas.
Qual das complicações cirúrgicas abaixo tem maior morbimortalidade?
Fístula salivar cervical pós-esofagectomia
Fístula de esôfago torácico pós-esofagectomia parcial
Fístula de esôfago abdominal pós-gastrectomia total
Quilotórax traumático
Fístula de coto brônquico pós-pneumonectomia
As angiodisplasias são causadas por um defeito no desenvolvimento ou na organização do tecido vascular sanguíneo ou linfático. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A síndrome de Sturge-Weber apresenta hemangiomas tuberosos com envolvimento ocular e desenvolvimento de glaucoma.
Trata-se de lesões hamartomatosas, representadas pelos hemangiomas e linfangiomas, cujo principal componente é a célula do endotélio vascular.
Na síndrome de Kasabach-Merritt, há trombocitose associada a grandes hemangiomas proliferativos.
Linfangiectasias intestinais cursam com o desenvolvimento de hipercolesterolemia, devido à presença de linfáticos dilatados na parede intestinal e no mesentério.
Nos grandes linfangiomas cervicais congênitos, a melhor conduta para se evitar a compressão traqueal, ainda no período neonatal, é a escleroterapia da lesão, com o uso de bleomicina, quimioterápico que causa destruição local do endotélio e regressão da lesão.
Assinale a alternativa que apresenta o procedimento com indicação relativa para ventilação monopulmonar.
cura cirúrgica de abscesso pulmonar unilateral
correção de fístula broncopleural de alto débito
correção de cisto pulmonar unilateral
tratamento cirúrgico de hemoptise
lobectomia pulmonar inferior
Considerando a abordagem das patologias benignas do trato genital inferior, assinale a alternativa correta.
Pacientes infectadas com o vírus do herpes simples tipo-1 (HSV-1) tendem a apresentar manifestações clínicas mais acentuadas e chances aumentadas de infecção pelo HSV-2.
Cistos ovarianos diagnosticados em pacientes no menacme, na vigência de anticoncepcionais hormonais, provavelmente são foliculares, luteínicos ou tecafoliculares.
Leiomioma uterino é neoplasia benigna de células musculares lisas do miométrio, que responde de maneira distinta aos hormônios ovarianos. Enquanto os estrogênios promovem proliferação e crescimento, a progesterona atua levando à atrofia e à inibição do crescimento do leiomioma.
O pólipo endometrial hiperplásico acompanha a histofisiologia do endométrio. Portanto, há obrigatoriedade de consonância histológica entre pólipo e o endométrio restante.
A tricomoníase é uma infecção cervicovaginal que pode ocasionar resposta inflamatória muito intensa, resultando em alterações celulares que podem modificar a citologia oncótica, com resultados de lesões intraepiteliais escamosas, que desaparecem após o tratamento.
Não apresenta alterações fisiológicas resultantes da obesidade mórbida o aumento do(da)
consumo de O2 e da produção de CO2.
capacidade residual funcional (CRF).
atividade renina-angiotensina.
tempo de esvaziamento gástrico.
pressão arterial pulmonar.
Um lactente de oito meses de idade apresentou-se com quadro clínico de obstrução intestinal. Foi realizada ultrassonografia de abdome cujo laudo descrevia o sinal do pseudorrim. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é
cisto de duplicação intestinal.
obstrução intestinal por Ascaris.
abscesso periapendicular.
intussuscepção intestinal.
estenose hipertrófica do piloro.
Na intubação traqueal do paciente obeso mórbido, costuma-se utilizar a posição em rampa (inclinação do tronco para cima), que favorece a mobilização da coluna cervical. Nessa posição, deve-se buscar paralelismo entre o solo e a linha imaginária que passa pelo manúbrio esternal e
a comissura labial.
as pupilas.
o canto externo do olho.
o occipício.
o meato acústico externo.
A expressão doenças sexualmente transmissíveis (DST) é usada para descrever os distúrbios que se disseminam principalmente pelo contato íntimo. Com referência a esse tema, assinale a alternativa incorreta.
As DST são o principal fator facilitador da transmissão sexual do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Define-se como cancro mole a presença de lesão genital ulcerada, geralmente múltipla e dolorosa, associada à bacterioscopia pelo Gram apresentando estreptobacilos Gram negativos, sugestivos de H. ducreyi.
A Chlamydia trachomatis é o agente mais comum da uretrite não gonocócica (UNG). É uma bactéria, obrigatoriamente intracelular, que também causa o tracoma, a conjuntivite por inclusão no recém-nascido e o linfogranuloma venéreo.
Gestantes com diagnóstico de sífilis primária e com história comprovada de alergia à penicilina que não podem ser dessensibilizadas, devem ser tratadas com a eritromicina na forma de seu estolato e considerar o feto tratado.
O papilomavírus humano (HPV) é um DNA-vírus não-cultivável do grupo papovavírus. Após a infecção inicial, poderá permanecer por muitos anos no estado latente e, após este período, originar novas lesões. Estudos têm demonstrado que a recidiva de lesões pelo HPV está mais relacionada à ativação de reservatórios próprios de vírus que à reinfecção pelo parceiro sexual.
Em relação à Síndrome de Kartagener, assinale a alternativa incorreta.
Em 1933, Kartagener descreveu a tríade clínica constituída por situs inversus cardíaco associado a bronquiectasias e sinusite crônica.
A paralisação do sistema ciliar do epitélio brônquico está frequentemente associada à de outros órgãos dotados de cílios (oviductos, ductos deferentes e epitélio sinusal).
Está frequentemente associada a outras anomalias congênitas, entre elas: agenesia de seios frontais, hidrocefalia, fenda palatina aberta, estenose pilórica e mucoviscidose.
As bronquiectasias incidem com maior frequência nos lobos superiores.
Do ponto de vista morfológico, as bronquiectasias não apresentam diferenças significativas das bronquiectasias adquiridas. Seus sinais estetoacústicos e aspecto radiológico são também semelhantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...