Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, 14 anos de idade, sexo masculino, internado para investigação do seguinte quadro: há sete dias iniciou edema de MMII, com evolução para anasarca associado a oligúria, astenia, hiporexia, urina avermelhada e espumúria com alteração dos níveis pressóricos. Nega história de infecções de pele ou de vias respiratórias prévias. Estava em bom estado geral, PA de 150 mmHg x 80 mmHg, FC = 86 bpm, hipocorado (+1/+4), edema (+3/+4) em MMII e periorbital. Exames demonstravam Hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 2,8 mg/dL, ureia = 180 mg/dL, albumina = 2,8 mg/dL. Exame de urina mostrava proteínas > 30 mg/dL, nitrito negativo, leucócitos de 55.000 e hemácias = 383.000. Cultura de urina: negativa. FAN e sorologias virais negativas, com anti DNA negativo e complemento reduzido. USG de rins: normal.
Tendo em vista a hipótese clínica e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
Fatores de pior prognóstico na glomerulonefrite crescêntica são: presença de mais de 50% de crescentes, oligúria, crecentes celulares e anticorpo antimembrana basal glomerular.Paciente, 38 anos de idade, com dois cálculos de 0,5 cm na vesícula biliar, chegou ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio direito, febre de 39 ºC e ictérica. Foi levantada a hipótese de colangite, sendo rapidamente tratada com antibióticos IV. Evoluiu com confusão mental e hipotensão.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.
O pentade de Reynolds indica mau prognóstico.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Se o FSH vier alto com estradiol baixo, confirma-se o diagnóstico de SOP.Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Caso o paciente citado evolua para morte cerebral, segundo a definição da resolução do Conselho Federal de Medicina, deve-se considerar que existe um comprometimento das vidas de relação sem o critério de irreversibilidade assegurado.Paciente, 14 anos de idade, sexo masculino, internado para investigação do seguinte quadro: há sete dias iniciou edema de MMII, com evolução para anasarca associado a oligúria, astenia, hiporexia, urina avermelhada e espumúria com alteração dos níveis pressóricos. Nega história de infecções de pele ou de vias respiratórias prévias. Estava em bom estado geral, PA de 150 mmHg x 80 mmHg, FC = 86 bpm, hipocorado (+1/+4), edema (+3/+4) em MMII e periorbital. Exames demonstravam Hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 2,8 mg/dL, ureia = 180 mg/dL, albumina = 2,8 mg/dL. Exame de urina mostrava proteínas > 30 mg/dL, nitrito negativo, leucócitos de 55.000 e hemácias = 383.000. Cultura de urina: negativa. FAN e sorologias virais negativas, com anti DNA negativo e complemento reduzido. USG de rins: normal.
Tendo em vista a hipótese clínica e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
Nefrite lúpica, nefropatia por IgA, GNPE, crioglobulinemia são doenças que cursam com hipocomplentenemia.Paciente, 38 anos de idade, com dois cálculos de 0,5 cm na vesícula biliar, chegou ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio direito, febre de 39 ºC e ictérica. Foi levantada a hipótese de colangite, sendo rapidamente tratada com antibióticos IV. Evoluiu com confusão mental e hipotensão.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.
A drenagem de via biliar deve ser realizada com urgência.Paciente, 24 anos de idade, comparece a consulta por apresentar atraso menstrual de quatro meses. Nega relações sexuais ou uso de contraceptivos. Ao exame, observa-se IMC de 30, além da presença de hisrutismo e acne.
Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.
Diante desse quadro, uma disfunção ovariana é provável e deve ser investigada.Determinado homem de 35 anos de idade caiu do telhado de um prédio de dois andares em uma pequena cidade da zona rural. À admissão, diagnosticou-se trauma craniencefálico (trauma de face) e musculoesquelético (trauma de mão e de perna). Depois de tomar as medidas preconizadas pelo ATLS, o ABCDE, a avaliação ortopédica descreveu: rompimento de nervo radial da mão; fratura exposta da tíbia com dano extenso às partes moles, com perda de tecido mole e com desnudamento periosteal e exposição óssea. Evoluiu com coma e internação hospitalar prolongada, desenvolvendo ulceração cutânea com necrose do tecido subcutâneo em região sacral. Foi realizada cirurgia plástica com técnica de rotação-avanço de retalho para a reconstrução facial, e fechamento com retalho do músculo solear para o defeito envolvendo o terço médio da perna, após fixação óssea.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Para casos de amputações, quanto mais proximal a amputação, maior a quantidade de tecido muscular presente e maior o tempo de isquemia a que pode ser submetida a parte amputada.Paciente, 14 anos de idade, sexo masculino, internado para investigação do seguinte quadro: há sete dias iniciou edema de MMII, com evolução para anasarca associado a oligúria, astenia, hiporexia, urina avermelhada e espumúria com alteração dos níveis pressóricos. Nega história de infecções de pele ou de vias respiratórias prévias. Estava em bom estado geral, PA de 150 mmHg x 80 mmHg, FC = 86 bpm, hipocorado (+1/+4), edema (+3/+4) em MMII e periorbital. Exames demonstravam Hemoglobina = 11 g/dL, creatinina = 2,8 mg/dL, ureia = 180 mg/dL, albumina = 2,8 mg/dL. Exame de urina mostrava proteínas > 30 mg/dL, nitrito negativo, leucócitos de 55.000 e hemácias = 383.000. Cultura de urina: negativa. FAN e sorologias virais negativas, com anti DNA negativo e complemento reduzido. USG de rins: normal.
Tendo em vista a hipótese clínica e o tema em questão, julgue os itens a seguir.
Entre as possibilidades etiológicas para o caso em questão, é correto considerar: nefrite lúpica, nefropatia por IgA, glomerulonefrite pós-estreptocócica (GNPE).Paciente, 38 anos de idade, com dois cálculos de 0,5 cm na vesícula biliar, chegou ao pronto-socorro com dor em hipocôndrio direito, febre de 39 ºC e ictérica. Foi levantada a hipótese de colangite, sendo rapidamente tratada com antibióticos IV. Evoluiu com confusão mental e hipotensão.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.
O antibiótico de primeira escolha é a vancomicina.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...