Lista completa de Questões de Medicina da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um homem de 50 anos de idade, que toma habitualmente fluoxetina 60 mg/dia para transtorno depressivo maior. O paciente foi a consulta de rotina por apresentar lombalgia, e o respectivo médico prescreveu amitriptilina na dose de 75 mg/dia. Ele evoluiu com sudorese importante, desorientação, rubor facial, agitação psicomotora importante, rigidez muscular, e foi levado para o pronto-socorro. Não apresentava febre.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Lítio e diazepam são fármacos que ajudam a controlar os efeitos da síndrome apresentada.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O cólon sigmóide é o local mais frequente de formação de divertículos.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
É incomum a neoplasia renal metastatizar para o pulmão; sendo assim, a hipótese mais plausível é a neoplasia primária de pulmão.Considere um homem de 50 anos de idade, que toma habitualmente fluoxetina 60 mg/dia para transtorno depressivo maior. O paciente foi a consulta de rotina por apresentar lombalgia, e o respectivo médico prescreveu amitriptilina na dose de 75 mg/dia. Ele evoluiu com sudorese importante, desorientação, rubor facial, agitação psicomotora importante, rigidez muscular, e foi levado para o pronto-socorro. Não apresentava febre.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O diagnóstico dessa síndrome é clínico, visto que não há exames específicos na prática clínica, e os espasmos induzidos, espontâneos e oculares são muito importantes para o diagnóstico.Uma paciente de 60 anos de idade, sexo feminino, procura a emergência em razão de dor em fossa ilíaca esquerda, de início há 48 horas, associada a febre de 38 ºC. Ela já havia apresentado um episódio semelhante no passado, tratado com antibioticoterapia. A tomografia computadorizada de abdome com contraste, realizada na emergência, mostra espessamento do cólon sigmóide, com infiltração dos planos adiposos adjacentes.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A classificação de Hinchey IV refere-se à peritonite fecal e indica cirurgia de urgência.Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.
Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
A via preferencial de formação de metástase pulmonar é linfo-hematogênica.A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir. O aumento dos linfócitos no liquor corrobora para uma evolução favorável do quadro.
Considere hipoteticamente que uma paciente de 18 anos de idade será submetida a uma cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica eletiva, em razão de colelitíase sintomática.
Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
A concentração de proteína é extremamente baixa na bile humana, e delas a albumina é a mais abundante.Considere um paciente de 80 anos de idade, do sexo masculino, ex-tabagista (carga tabágica de 50 anos - maço (parou há 22 anos), portador de hipertensão arterial sistêmica e de diabetes mellitus, e com passado de infarto agudo do miocárdio prévio, além de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Todas essas doenças estão adequadamente tratadas e compensadas. O paciente chega ao consultório mostrando tomografia computadorizada de tórax que evidencia um nódulo pulmonar periférico, parcialmente sólido, em segmento superior do lobo inferior direito, de 1,3 cm x 1,1 cm, e ausência de linfonodomegalias hilares ou mediastinais. Por meio de punção transtorácica guiada por tomografia, foi diagnosticado um adenocarcinoma pulmonar. Para o estadiamento, foi realizado PET-CT que mostrou SUV máximo de 5,6 no tumor, com hilo e mediastino livres. O paciente é avaliado pelo cardiologista e pelo pneumologista (VEF1 1,60 L), que o liberaram para cirurgia com risco moderado.
Com base nesse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Pacientes que não são elegíveis para tratamento cirúrgico ou que não o aceitam podem ser tratados com radioterapia exclusiva em estadiamentos iniciais (I e II).A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir. Ceftriaxona 1 g, de 12 em 12 horas, torna-se uma boa opção terapêutica, visto que a principal hipótese é o meningococco. Pela idade acima de 65 anos, é possível incluir ampicilina para aumentar a cobertura para Listeria monocytogenes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...