Questões de Medicina da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Medicina da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O desenvolvimento da biologia molecular, da genética, da farmacogenômica, observado nas últimas décadas, permitiu a elucidação e melhor compreensão do mecanismo molecular de transmissão do estímulo nociceptivo. Importante passo foi estabelecer as bases moleculares da termosensação com a identificação dos canais iônicos ativados por temperatura, pertencentes à família dos Receptores de Potencial Transitório (TRP). Relacione adequadamente os principais canais com suas devidas características.

1. TRPV I.

2. TRPA I.

3. TRPM8.

4. ASIC 3.

( ) Receptor térmico, ativado em temperaturas < 28°C, tem como ativador adicional o mentol e responde a estímulos do frio. Associado fortemente ao câncer de próstata, mama e cólon.

( ) Receptor térmico e mecânico, ativado em temperaturas < 18°C, tem como ativador adicional o cálcio e responde a estímulos do frio. Tem como expressão neuronal fibras-C.

( ) Receptor térmico e osmótico tem sido observado em condições de dor crônica e hiperalgesia. Detecta estímulo de calor; é ativado adicionalmente pela capsaicina.

( ) Receptor mecânico, ativado pela presença de prótons. Os canais que o contêm se abrem em resposta à redução no pH, o que corre na isquemia cardíaca.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 3, 2, 1, 4.
  • C. 4, 1, 3, 2.
  • D. 2, 4, 3, 1.

O paciente ambulatorial requer uma técnica analgésica efetiva, de fácil aplicação, segura e que lhe acarrete efeitos mínimos, na unidade de internação e em domicílio. A tendência é pela utilização de técnicas multimodais, incluindo analgésicos sistêmicos (opioides e anti-inflamatórios não hormonais), bloqueios regionais e periféricos e técnicas não farmacológicas, como acupuntura e eletroterapia. Sobre as drogas utilizadas, relacione os principais agentes com sua correta dose diária em mg.

  • A. Celecoxib: 20 – 40 mg.
  • B. Meloxican: 7,5 – 15 mg.
  • C. Refecoxib: 2,5 – 5,0 mg.
  • D. Cetoprofen: 5,0 – 10,0 mg.

Os anestésicos intravenosos são comumente empregados em pré-tratamento farmacológico e indução anestésica. A indução intravenosa costuma ser mais rápida e suave, sem os inconvenientes causados por aplicação de máscara, inalação de gases com odor desagradável, maior latência de efeito e eventual agitação característica dos planos superficiais de anestesia. Assinale, a seguir, o anestésico venoso que apresenta a menor taxa de extração hepática.

  • A. Propofol.
  • B. Cetamina.
  • C. Diazepam.
  • D. Etomidato.

Durante a realização de procedimento anestésico pode ocorrer punção inadvertida de dura-máter. A perda de líquor através do orifício da punção promove diminuição da pressão do coxim líquido de sustentação do sistema nervoso central. A posição ortostática provoca tração das estruturas nervosas e vasodilatação reflexa, causando a cefaleia. Nesses casos, o tratamento mais eficaz para a cefaleia, após punção inadvertida de dura-máter, é a administração de:

  • A. Cafeína intravenosa.
  • B. Analgésicos opioides.
  • C. Hidratação abundante.
  • D. Tampão de sangue no espaço peridural.

As cirurgias urológicas têm como vias preferenciais de acesso as regiões lombar e abdominal, tratando-se de cirurgias a céu aberto e a via endouretral ou transuretral, nos acessos endoscópicos. A dor pós-operatória costuma estar presente, variando a sua intensidade de acordo com o tipo de procedimento realizado, o tempo de cirurgia, a idade, entre outros fatores. É correto afirmar que

  • A. a utilização de anestésico local (bupivacaína ou ropivacaína de 0,125% a 0,25%) com o opioide acarreta sinergismo quanto ao efeito analgésico; entretanto, com maiores efeitos colaterais e adversos.
  • B. pode-se efetuar infusão peridural contínua de quetamina, que proporciona analgesia em altas doses. Entretanto, mesmo em doses anestésicas, é uma droga que causa movimentos involuntários e alucinações.
  • C. As cirurgias urológicas abordadas por vias lombar e abdominal, pelo seu caráter extenso, causam dor intensa pós-operatória, requerendo, na maioria das vezes, o uso de analgésicos opioides como a petidina (taxa de infusão: 01 mg/h).
  • D. As preparações transdérmicas de opioides são eficazes no controle da dor de forte intensidade pós-operatória, tendo-se disponível o fentanil transdérmico (25 mcg a 100 mcg/h), que possui alta incidência de depressão respiratória.

Mais de 90% das cirurgias ginecológicas são realizadas para tratar patologias benignas, tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida. Variam desde pequenas cirurgias da pelve e abdômen inferior até cirurgias de grande porte para tratamento de tumores uterinos. Considerando a dor pós-operatória em ginecologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.

( ) O tratamento da dor que segue a ligação tubária pode ser realizado pela aplicação de anestésico local diretamente nas tubas uterinas ou pela injeção dentro do mesosalpinge.

( ) A dor no ombro, após peritoneoscopia pélvica, pode ser adequadamente controlada com o uso de anestésico local na região diafragmática, sob visão direta, através do dispositivo de irrigação.

( ) De forma geral, os AINE, em doses terapêuticas usuais, são mais efetivos que o paracetamol, para a dor após esterilização por via laparoscópica; além disso, são eficazes para o controle da dor nos ombros.

( ) A dor inflamatória tardia pode ser atenuada por fármacos como os AINE, possivelmente por dever-se à peritonite química do gás da insuflação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, V, F, F.

Todos os anestésicos locais utilizados clinicamente são drogas aminoamidas ou aminoesteroides. Conceitualmente, esses fármacos são substâncias que, quando utilizadas em doses adequadas e em regiões anatômicas definidas, são capazes de bloquear a condução dos impulsos elétricos na membrana das células nervosas e musculares. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O grau de ionização da molécula do anestésico local interfere no início de ação do agente. A fração não ionizada é capaz de atravessar a membrana celular.
  • B. A toxicidade do sistema cardiovascular pode se processar por ação direta na célula cardíaca e nos vasos sanguíneos periféricos, sendo mais suscetível aos anestésicos locais que o sistema nervoso.
  • C. O aumento do tamanho de substitutos alquil tornam a molécula mais hidrofóbica. Os anestésicos locais que apresentam essa estrutura são mais potentes e produzem bloqueio de maior duração.
  • D. A acidose metabólica e/ou a acidose respiratória diminuem a ligação dos anestésicos locais às proteínas plasmáticas. Por outro lado, a acidose aumenta a forma catiônica do anestésico local, o que pode diminuir a velocidade de difusão através da barreira lipídica.

A ênfase no Suporte Básico de Vida (BLS – Basic Life Support) nas Diretrizes 2015 continua na qualidade da massagem cardíaca. Portanto, uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de qualidade significa comprimir o tórax na frequência e profundidade adequadas, permitir o retorno do tórax a cada compressão, minimizar interrupções nas compressões e evitar ventilação excessiva. NÃO faz parte das mudanças das novas Diretrizes de 2015:

  • A. Modificação nas compressões torácicas, que devem ser feitas em uma frequência de 100 a 120/min.
  • B. A profundidade da compressão torácica em um adulto médio deve ser em torno de 5 cm, evitando ultrapassar 6 cm.
  • C. A meta em termos de minimizar as interrupções é garantir que as compressões torácicas ocorram em ao menos 60% do tempo da RCP.
  • D. Para minimizar ventilações excessivas, uma vez colocada a via aérea avançada, a proporção de ventilações foi simplificada para doze respirações por minuto (uma ventilação a cada cinco segundos).

A dor é classificada como aguda ou crônica e, sob a óptica da fisiopatologia, é descrita como associada à nocicepção, neuropatia ou desaferentação e de influência pelo sistema nervoso simpático. Sobre a fisiopatologia da dor, analise as afirmativas a seguir.

I. O receptor NMDA está associado a um canal iônico e pode ser bloqueado por magnésio; assim, quando o glutamato liga-se a ele, a corrente iônica resultante é pequena.

II. Os potenciais excitatórios pós-sinápticos lentos são mediados pela ação excitatória do glutamato sobre receptores ionotrópicos. Esses, uma vez estimulados, possibilitam uma corrente iônica para dentro da célula de longa duração.

III. As taquicininas podem agir nos receptores NK1 e NK2, sendo que a substância P tem grande afinidade pelo NK1 e a neurocinina A pelo NK2.

IV. A morfina é capaz de prevenir o desenvolvimento de excitabilidade central aumentada, em doses muito maiores que aquelas necessárias para inibir a nocicepção.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A preparação pré-operatória do paciente e o planejamento do manuseio perioperatório mais adequado melhoram o resultado e reduzem os custos. Exames de até um ano eventualmente podem não ser repetidos e pacientes de estado físico ASA 1 podem não necessitar de exame complementar algum. Analise as correlações entre as comorbidades e os exames pré-procedimentos adequados e necessários para cada situação e assinale a alternativa mais adequada.

  • A. Em pacientes que fazem uso de estatinas são necessárias a dosagem de AST/FA, ureia/creatinina e a glicemia na preparação pré-operatória.
  • B. Em pacientes portadores de artrite reumatoide são necessários: realização de hemograma, contagem de plaquetas, radiografia de tórax e ECG na preparação pré-operatória.
  • C. Em pacientes alcoólatras são necessários: realização de hemograma, contagem de plaquetas, dosagem de TP/TTP, ureia/creatinina, ácido úrico e ECG na preparação pré-operatória.
  • D. Em caso de paciente com histórico ou anemia atual estão indicados realização de hemograma, contagem de plaquetas, dosagem de TP/TTP e ECG na preparação pré-operatória.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...