Lista completa de Questões de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No idoso o tremor essencial e a síndrome parkinsoniana são distúrbios do movimento de apresentação frequente. A síndrome parkinsoniana tem inúmeras causas, genéticas ou adquiridas. No grupo de causas adquiridas ou secundárias, de parkinsonismo no idoso, destacam-se as drogas que bloqueiam os receptores dopaminérgicos, como os antivertiginosos (bloqueadores dos canais do cálcio) e os neurolépticos. Entre elas destacam-se:
Metoclopramida, cinarizina, haloperidol, levomepromazina, flunarizina e pramipexol.
Metoclopramida, cinarizina, selegilina, flunarizina, haloperidol e levomepromazina.
Metoclopramida, cinarizina, pramipexol, levomepromazina, haloperidol e amantadina.
Metoclopramida, flunarizina, levomepromazina, pramipexol, haloperidol e selegilina.
Metoclopramida, cinarizina, flunarizina, haloperidol, clorpromazina e bromopida.
A presença de valva aórtica bicúspide ocorre em aproximadamente 1 a 2% da população. Quando essa valvulopatia é encontrada, que outra doença congênita que ocorre em até 25% dos pacientes com valva aórtica bicúspide , deve-se pesquisar ecocardiograficamente?
Comunicação interarterial.
Comunicação interventricular.
Drenagem anômala de veias pulmonar.
Persistência da veia cava superior esquerda.
Coarctação de aorta.
A Declaração de Alma-Ata foi publicada em 1978 pela Conferência Internacional sobre Atenção Primária à Saúde e subscrita pela 32ª Assembleia Mundial de Saúde e pela Assembleia Geral das Nações Unidas em sua 34ª sessão. Em seus ditames, afirma que:
A Atenção Primária é voltada para os principais problemas de saúde da comunidade e presta serviços exclusivamente no segmento de tratamento, não considerando a prevenção e a reabilitação como necessárias.
O povo tem o direito e o dever de participar individual e coletivamente na planificação e na aplicação de sua atenção à saúde.
A Atenção Primária compreende exclusivamente as seguintes atividades: tratamento das enfermidades mais comuns e fornecimento de medicamentos essenciais.
A Atenção Primária não tem papel na área de Educação em Saúde.
As áreas de Zootecnia e Agricultura não fazem parte da Atenção Primária.
O diagnóstico da síndrome parkinsoniana ou parkinsonismo é baseado principalmente na presença dos sintomas e sinais clínicos cardinais, dos quais destacam-se:
Tremor durante os movimentos voluntários, bradicinesia, rigidez espástica e instabilidade postural.
Tremor em repouso, espasmos musculares, bradicinesia e rigidez plástica.
Tremor em repouso, rigidez, bradicinesia e ataxia da marcha.
Tremor em repouso, instabilidade postural, rigidez matutina e dificuldade para iniciar movimentos.
Tremor em repouso, bradicinesia, rigidez plástica e instabilidade postural.
Os seguintes dados foram obtidos em um paciente de 73 anos com calcificação importante da valva aórtica: velocidade máxima da via de saída do ventrículo esquerdo 0.7 m/s; diâmetro da via de saída do ventrículo esquerdo 2.1 cm; velocidade máxima transaórtica 4.2 m/s. A partir desses dados, o cálculo aproximado da área valvar aórtica é de:
0.86 cm2
1.03 cm2.
1.56 cm2.
0.58 cm2.
Considerando a conceituação de Leavell e Clark, sobre a história natural e prevenção das doenças, é CORRETO afirmar:
Fazem parte da prevenção primária o diagnóstico precoce e a limitação da capacidade.
Fazem parte da prevenção primária a promoção da saúde e a proteção específica.
Fazem parte da prevenção secundária a promoção da saúde e a proteção específica.
Faz parte da prevenção terciária o tratamento precoce.
Faz parte da prevenção terciária a limitação de incapacidade.
Paciente masculino, 55 anos de idade, com histórico de cefaleia desde a adolescência e sem outras doenças. Nos últimos seis meses, sofreu três crises por mês, de moderada intensidade e pulsátil, acompanhadas de enjoo e sem vômitos. As crises duram entre um a dois dias, com fonofobia e fotofobia, geralmente no hemicrânio direito. O paciente sabe que vai apresentar a crise, pois ela inicia com dor leve periorbitária que logo se intensifica e se irradia para o hemicrânio ipsilateral. Há três meses, queixa-se de distimia, insônia sem anedonia e de ter ideias suicidas. Exame clínico e neurológico apresentam-se normais.
Com base nesse caso, assinale a alternativa CORRETA segundo a história clínica:
Cumpre com os critérios diagnósticos de migrânea com aura. Para tratamento das crises indicam-se antieméticos associados a anti-inflamatório não hormonal (AINH), ergotamínico ou triptano, via oral. O profilático inicial de eleição indicado seria amitriptilina 12.5 a 25 mg, via oral.
Cumpre com os critérios diagnósticos de migrânea sem aura. Para tratamento das crises indicam-se antieméticos associados a anti-inflamatório não hormonal (AINH), ergotamínico ou triptano, via oral. O profilático inicial de eleição indicado seria amitriptilina 50-75 mg, via oral.
Cumpre com os critérios diagnósticos de migrânea com aura. Para tratamento das crises indicam-se antieméticos associados a anti-inflamatório não hormonal (AINH), ergotamínico ou triptano, via oral. Não há critérios para usar medicações profiláticas, pois só apresenta três crises por mês de intensidade moderada.
Cumpre com os critérios diagnósticos de migrânea sem aura. Para tratamento das crises indicam-se antieméticos associados a anti-inflamatório não hormonal (AINH), ergotamínico ou triptano, via oral. O profilático inicial de eleição indicado seria amitriptilina 12.5 a 25 mg, via oral.
Não cumpre critérios diagnósticos de migrânea. É um paciente homem com depressão maior e sem sinais neurológicos. O tratamento indicado seria à base de fluoxetina 20 mg via oral por seis meses.
Durante a última década, o interesse pelo átrio esquerdo está aumentando em decorrência da existência de recentes estudos que demonstram sua correlação com eventos tais como AVC e ICC. Sobre a avaliação do átrio esquerdo, julgue as assertivas a seguir:
I. A avaliação de sua dimensão pelo modo-M apresenta pouca variabilidade e constitui o melhor método para ser usado na prática clínica diária.
II. Em indivíduos normais, a relação aorta/átrio esquerdo é de 2:1.
III. O volume do átrio esquerdo é usualmente aferido pela planimetria, indexado pela superfície corpórea, e seu valor normal encontra-se entre 22 ± 6 ml/m2.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I e III.
Somente as assertivas II e III.
Somente a assertiva I.
Somente a assertiva III.
Todas as assertivas.
Considere o caso clínico a seguir, para responder às próximas 4 (quatro) questões. S.C.Z., 65 anos, gênero feminino, casada, professora, natural e procedente de Curitiba, narra que há 3 semanas está mais triste durante todo o dia e há 15 dias tem chorado frequentemente. Desde o início do quadro relata perda do apetite, da vontade, do interesse e da concentração para realizar suas atividades cotidianas. Além disso, descreve cansaço e fadiga. Observa há uma semana que tem se irritado com facilidade. Revela não ter motivação para o tratamento. Ela diz: Não tenho jeito mesmo, estou velha e não sirvo para nada. Vou me tratar para quê?. Nega outros sintomas psíquicos e comportamentais. De antecedentes, apresentou três episódios semelhantes anteriores nos últimos 5 anos. Nega ainda outros antecedentes médicos gerais e no momento não apresenta alterações ao exame físico.
O diagnóstico mais provável de S.C.Z é:
Com base nas Políticas Nacionais de Saúde Mental e na Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA:
A internação psiquiátrica involuntária é aquela determinada pela Justiça.
A internação psiquiátrica pode ser realizada mediante laudo de membros que não sejam médicos, desde que o motivo esteja claro.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) deverão estar capacitados para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em sua modalidade CAPS II, facultam a presença do médico psiquiatra.
Os atendimentos individuais não são realizados nos CAPS.
Paciente feminina, 60 anos de idade, sem hábitos tóxicos e com histórico de cefaleia há cinco anos com evolução por crises de duração de 2 horas, as quais se repetem de 6 em 6 meses, em períodos de até 3 meses diariamente. A dor sempre aparece com as mesmas características e quase sempre no mesmo horário, 2 horas após deitar. A paciente consulta no pronto-atendimento por crises de dor de início súbito, intenso, insuportável, lancinante, na região orbitária à esquerda. Apresenta também vários sintomas ipsilaterais à dor: congestão conjuntival, lacrimejamento intenso, obstrução e congestão nasal. O médico observa que a paciente está lúcida, orientada e inquieta, e constata uma síndrome de Claude Bernard-Horner à esquerda e ausência de sinais de irritação meníngea. Nesse caso, o diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada são:
Aneurisma cerebral retroorbitário roto. Encaminhar para angiografia cerebral urgente.
Migrânea sem aura. Indicar repouso, quarto obscuro e aplicar diclofenaco 75 mg intramuscular.
Cefaleia em salvas. Administrar oxigênio por máscara nasal a 7 L/min e sumatriptano spray nasal 20 mg.
Migrânea com aura. Indicar repouso, quarto obscuro, aplicar metoclopramida 10 mg endovenosa e diclofenaco 75 mg intramuscular.
Cefaleia tipo tensional. Aliviar a dor com Ibuprofeno 600 mg via oral e encaminhar para tomografia cerebral urgente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...