Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Incontinência Urinária (IU) é uma das grandes síndromes geriátricas, tendo várias causas. Marque a airmativa correta. A incontinência urinária:
Uma mulher de 44 anos foi diagnosticada com linfoma gástrico e submetida a 6 ciclos de quimioterapia com o esquema CHOP (ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina e dexametasona). Três semanas após o término do tratamento começou a evoluir com cansaço, edema de membros inferiores e dispneia paroxística noturna. Nega hipertensão arterial, diabetes, tabagismo ou história familiar de cardiopatia. Ao exame: lúcida, taquipneica em ar ambiente, com leve esforço, hipocorada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 100x56 mmHg; ausculta com crepitação bibasal, ritmo cardíaco regular, em 3 tempos (B3), bulhas normofonéticas, sopro sistólico 2+/6+ em foco mitral, turgência jugular patológica a 90º. Abdome com fígado a 8 cm do rebordo costal direito, doloroso. Membros inferiores com edema bilateral com cacifo 2+/4+. Em relação ao quadro clínico apresentado, a opção correta é:
Várias doenças reumáticas podem afetar a pessoa idosa. Um paciente portador de monoartrite crônica apresentou grande processo inlamatório em panturrilha homolateral. Sabendo-se que esse quadro é uma complicação da monoartrite, a causa provável é:
Uma mulher de 60 anos comparece à consulta referindo perda ponderal de 10kg em 2 meses e cansaço aos esforços. Ela relata que nos últimos meses vinha apresentando também constipação intestinal, mas há cerca de 1 mês tem evoluído com diarreia, associada a desconforto abdominal. As fezes são líquidas, sem sangue, e as evacuações não melhoram mesmo após permanecer em jejum por várias horas. Além disso, em cerca de 3 ocasiões nas últimas semanas, apresentou subitamente durante a refeição uma sensação de calor na face e tórax, associada a rubor local e chiado ao respirar. Ao exame: eupneica, hipocorada, acianótica, anictérica, afebril. Frequência cardíaca: 88 bpm; pressão arterial: 126x70 mmHg, murmúrio universalmente audível sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular, 2 tempos, bulhas normofonéticas, sopro sistólico e diastólico 2+/6+ em foco tricúspide, turgência jugular patológica a 45º e pulso venoso com ondas a e v aumentadas. Abdome sem massas palpáveis, com fígado a 8 cm do rebordo costal direito, com a borda dolorosa, endurecida e superfície irregular. Membros inferiores com edema bilateral com cacifo 2+/6+. Considerando o diagnóstico mais provável, a airmativa correta é:
Paciente de 4 anos de idade, vítima de traumatismo cranioencefálico grave, é submetido à monitorização da pressão intracraniana (PIC) através de um cateter de ibra óptica intraparenquimatoso, que revela uma PIC de 30 mmHg. Instala-se também um cateter em bulbo de jugular para monitorização contínua da saturação de oxigênio (SvjO2), que demonstra valores variando entre 50 e 55%, com uma saturação de oxigênio de 92% medida por oximetria de pulso (SpO2). Com estes dados é correto airmar que provavelmente está ocorrendo:
Paciente do sexo feminino, de 83 anos, queixa-se de sensação desagradável de desconforto nas pernas, principalmente à noite. Em algumas noites sente mais do que em outras e melhora fazendo movimentos com as pernas. A ilha informa que, ultimamente, sua mãe anda irritadiça. A primeira hipótese diagnóstica é:
Em relação ao exame físico cardiovascular, assinale a alternativa INCORRETA.
Você está em um round na UTI, discutindo a situação de um paciente de 5 anos de idade com SDRA grave, cuja gasometria mostra uma PaCO2 de 58 mmHg, mas o capnógrafo registra uma PetCO2 de 40 mmHg. Assinale a provável explicação para esta discrepância.
Alguns achados ultrassonográicos são sugestivos de malignidade em nódulo de tireoide. Assinale a airmativa correta:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...