Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das drogas mais utilizadas na prevenção, tanto primária como secundária, da doença coronária é a aspirina. Seu mecanismo de ação é a inibição:
A doença que NÃO está associada ao desenvolvimento de insuiciência aórtica é:
O hipotireoidismo congênito, geralmente assintomático no período neonatal, pode ter consequências devastadoras no desenvolvimento do recém-nascido e do lactente, o que torna seu diagnóstico precoce imperioso. Portanto, é correto airmar que:
Durante a aplicação do Miniexame do Estado Mental, um idoso não conseguiu responder nenhuma das perguntas sobre orientação espacial. No teste de memória imediata, quando solicitado a repetir as palavras, repetiu todas mas, mais a frente, na evocação, não conseguiu se lembrar de uma delas. O restante do teste foi perfeito. A quantidade de pontos que ele marcou foi:
Um homem de 50 anos com história de ibrilação atrial (FA) crônica, sem outras comorbidades, foi submetido a uma ablação percutânea por radiofrequência da arritmia há cerca de 4 meses. O procedimento foi realizado com sucesso, não havendo recidiva clinicamente manifesta da FA desde então. Há cerca de 3 meses, o paciente vem apresentando dispneia progressiva, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Atualmente, encontra-se com dispneia em repouso. Nega febre ou dor torácica durante todo período. Ao exame: lúcido, orientado, taquidispneico em ar ambiente, corado, peristalse presente, ascite, anictérico, afebril. Frequência cardíaca: 96 bpm, PA: 110x60 mmHg. Murmúrio vesicular reduzido nas bases, com crepitação bilateral até nos 2/3 inferiores. Ictus do ventrículo esquerdo impalpável, ictus do ventrículo direito (VD) e choque valvar em foco pulmonar palpáveis. Ritmo cardíaco regular, em 3 tempos (B3 de VD), bulhas normofonéticas, P2>A2, sopro sistólico 3+/6+ em borda esternal esquerda que aumenta com a inspiração, turgência jugular patológica a 90º, com pressão venosa central de 16 cmH20 e onda v gigante no pulso venoso. Abdome: peristalse presente, ascite e, com pulsação hepática palpável, hepatimetria de 15 cm, espaço de Traube timpânico. Membros inferiores com edema bilateral 3+/4+, simétrico, frio, indolor, com cacifo, pulsos pediosos palpáveis. Eletrocardiograma: ritmo sinusal, sobrecarga de átrio e ventrículo direito. Radiograia de tórax: Aumento da área cardíaca, à custa de cavidades direitas. Inversão da trama vascular bilateralmente sugestiva de congestão pulmonar. Derrame pleural bilateral. Mediante o quadro apresentado acima, o diagnóstico mais provável e o exame mais indicado para conirmá-lo são:
Na asixia neonatal, recém-nascidos a termo e de bom peso, apesar do grande estresse, gerador de aumento de catecolaminas e cortisol, desenvolvem hipoglicemia precocemente. A explicação para tal é:
Homem de 70 anos, assintomático, ao tomar conhecimento da Campanha de Detecção de Diabetes patrocinada pelo Ministério da Saúde, procura uma Unidade Básica de Saúde 2 horas após ter almoçado. O resultado de sua glicemia capilar é de 215 mg/dL. Deve-se orientá-lo para:
A opção que NÃO representa um critério de reperfusão após a utilização de ibrinolítico no infarto agudo do miocárdio com supra de ST é:
Recém-nascido de parto normal a termo, sexo masculino, com 56 horas de vida, pesando 3200g, regular estado geral, mamando ao seio, apresentava abdome muito globoso, com palpação mal deinida de alças e sem relato de eliminação de mecônio. Já havia vomitado algumas vezes, sem choro ao achado (sem dor) ou sinais de luta intestinal. A radiograia de abdome não mostrou sinais claros de obstrução nem de edema de alças, mas uma área de cólon descendente parecia dilatada e não havia presença de ar ou fezes abaixo da dilatação. Com estas características, a hipótese diagnóstica mais provável seria:
Em paciente portador de diabetes melito tipo 1. E) Imagem de infarto isquêmico extenso à TC do crânio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...