Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na artroplastia total do quadril não cimentada, segundo Wasielewski, devem ser evitados parafusos nos quadrantes ântero-superior e ântero-inferior do acetábulo, por estarem em risco, respectivamente, a artéria:
As anormalidades citogenéticas recorrentes nos casos de leucemia mieloide aguda secundária ao tratamento prévio com inibidores de topoisomerase 2 incluem todas abaixo, EXCETO:
Na artroplastia total do joelho com deformidade em varo, a última estrutura retraída a ser liberada deve ser o:
A pesquisa de mutação do gene VHL (von Hippel Lindau) estaria melhor indicada na seguinte situação:
Na instabilidade crônica do tornozelo, a técnica de Watson-Jones visa reconstruir os ligamentos:
Paciente de 76 anos, com achado de policitemia em hemograma de rotina. É assintomático. Nega HAS, cardiopatia ou tabagismo. Exame físico: sem alterações.
Exames complementares: Hemograma: Hb=18,5g/dL; Ht=61%; leucócitos=16.000 (diferencial normal); Contagem de plaquetas=500.000/mm3 U=40mg/dL; Cr=1,0 mg/dL; G=80 mg/dL Para o caso descrito, é correto airmar:Na osteocondrite dissecante do joelho, o sítio clássico está localizado na face:
Paciente do sexo feminino notou manchas na perna e febre. Procurou auxílio médico e no exame clínico foram notadas palidez cutâneo-mucosa e petéquias em membros inferiores. Exames complementares:
Hemograma: Hb=5,0g/dL; Leuco=11.500/mm3 (0-0-0-0- 2- 68-20-10); plaquetas=10.000/mm3 LDH=850 U/L; U=80 mg/dL; Cr=220 mg/dL; K=5,0 mmol/L
Hematoscopia: anisopoiquilocitose acentuada, hemácias fragmentadas, eritroblastos. Leucócitos de morfologia normal, com predomínio de segmentados. Trombocitopenia.
Em relação à doença apresentada pela paciente, é INCORRETO airmar que:
Na contratura de Dupuytren, a estrutura a que se atribui a maior causa de recidiva da deformidade na articulação interfalângica proximal é a corda:
Paciente de 65 anos, procura emergência por apresentar 1 episódio de hematêmese. Refere ter apresentado hematúria ontem. Na HPP relata uso de varfarina oral devido à ibrilação arterial. Exames realizados: Endoscopia digestiva alta: úlcera duodenal com aspecto de sangramento recente, sem sangramento ativo no momento.
Hemograma: Hb=10g/dL; Ht=30%;
leucócitos=10.000 (diferencial normal);
plaquetas=250.000/mm3,
TAP: INR>10; PTT= incoagulável
A melhor conduta na emergência é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...