Lista completa de Questões de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA. No novo modelo de resposta sexual feminino, atualizado por Rosemary Basson, consta um conceito, não presente nos modelos clínicos (Kaplan) e EPOR (Master e Johnson), chamado:
Desejo.
Período refratário.
Resolução.
Motivação
Sensibilidade hormonal.
Com relação aos efeitos colaterais dos antitireoidianos, assinale a alternativa que apresenta o PRIMEIRO SINAL DE ALERTA.
Arritmia.
Amigdalite.
Diarreia.
Tremores.
Mialgia.
Assinale a alternativa CORRETA em relação à pneumonia por Pneumocistis jiroveci, em pacientes com HIV+.
A incidência e a mortalidade deste tipo de pneumonia não caíram, a despeito do advento da terapia antirretroviral.
O quadro clínico é arrastado, sendo que a febre está presente em menos de 30% dos casos.
O uso regular da profilaxia com sulfametoxazol/trimetoprim afasta o diagnóstico deste tipo de pneumonia.
CD4 < 200 células/mm3 e LDH elevados são as alterações laboratoriais mais comuns e a radiografia de tórax costuma ser normal no momento do diagnóstico em 50% dos casos.
Assinale a alternativa CORRETA. A terapia nutricional parenteral está indicada inicialmente na abordagem de uma fístula entérica quando ainda não há dados mais completos sobre a sua natureza. Essa forma de terapia é a primeira opção em:
fístula de intestino delgado de alto débito.
fístulas colônicas.
fístulas esofágicas.
fístulas gástricas.
fístulas duodenais.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Qual dos sinais clínicos abaixo é indicativo de pericardite aguda?
Sinal de Kussmaul.
Pulso paradoxal.
Atrito pericárdico.
Abafamento de bulhas.
Hipoperfusão periférica.
A paralisia cerebral nos primeiros meses de vida pode apresentar sinais precoces logo após o nascimento ou no primeiro trimestre, devido às anormalidades evidentes no tônus e na postura com persistência, exacerbação ou ausências dos reflexos primitivos. Dentre os sinais clínicos indicativos de alterações no desenvolvimento neurossensoriomotor do bebê de risco, é CORRETO afirmar que:
o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA), quando persiste após os 3 meses, é o de maior importância para o diagnóstico precoce de encefalopatia.
) o reflexo de preensão palmar é considerado um sinal indicativo de encefalopatia grave quando está presente até o terceiro mês de vida.
a hipertonia extensora de pescoço e tronco, levando a uma postura de hiperextensão global (opistótono), não é um bom indicativo de encefalopatia no lactente jovem.
a hipertonia extensora de pescoço e tronco, levando a uma postura de hiperextensão global (opistótono), não é um bom indicativo de encefalopatia no lactente jovem.
um sinal neurológico desfavorável é a ausência da reação de Landau após o 2º mês de vida e é valorizado no reconhecimento de alterações neurossensoriomotoras.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Um exame de cardiotocografia demonstra linha de base de 115 bpm, variabilidade de 15 batimentos por minuto e desaceleração tardia. Qual a interpretação, de acordo com o atual sistema de três níveis?
Categoria 1.
Categoria 3.
Categoria 2.
Nível C.
Oscilatória grave.
Quanto ao tratamento farmacológico de um paciente com diabetes mellitus tipo 2, assinale a alternativa INCORRETA.
O uso de glitazonas em mulheres aumenta o risco de fraturas, principalmente nas extremidades distais, onde fraturas osteoporóticas não são comuns.
Repaglinida, nateglinida e acarbose são usadas para controle de glicemia pós-prandial, tendo pouco efeito na glicemia de jejum.
A ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de hipoglicemias em pacientes que usam sulfonilureias.
Os inibidores da DPP-IV, exenatide e liraglutide exercem efeitos iguais sobre a secreção de insulina e peso corporal em pacientes diabéticos.
A metformina é capaz de reduzir os riscos de doença cardiovascular e os índices de mortalidade.
Paciente do sexo masculino, 44 anos de idade, que aguardava colecistectomia eletiva para tratamento de colelitíase é admitido na emergência com quadro de queda do estado geral, febre, icterícia e dor em quadrante superior direito do abdome há dois dias. O paciente é HIV positivo e faz uso regular de terapia antirretroviral. A contagem de CD4 colhida há um mês é de 390 células/mm3. Apresenta quadro de confusão mental e os sinais vitais na admissão são: pressão arterial de 75/41 mmHg, frequência cardíaca de 123 bpm, frequência respiratória de 31 mpm, temperatura de 39,2 °C. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o diagnóstico MAIS PROVÁVEL e a conduta terapêutica MAIS APROPRIADA para o caso.
Abscesso hepático fúngico drenagem percutânea guiada por ultrassonografia e fluconazol.
Colangite aguda drenagem biliar de urgência e antibioticoterapia.
Pneumonia de lobo inferior direito antibioticoterapia e ventilação não invasiva.
Pancreatite aguda laparotomia exploradora e NPT precoce.
Pancreatite aguda laparotomia exploradora e NPT precoce.
Assinale a alternativa CORRETA. Fístulas digestivas são comunicações anormais entre duas superfícies epiteliais, em geral, entre o tubo digestivo e a pele, associadas com importante taxa de mortalidade. Dentre as várias etiologias, a mais frequente é a:
doença de Crohn.
radioterapia.
perfuração inadvertida em ato operatório.
deiscência de anastomoses.
amebíase
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...